O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695 |
Resumo: | The present work aimed to analyze the contributions of the non-compulsory internship to the training of Pedagogy students of the Federal University of Paraíba. It was fullled in sectors/projects of this Institution where the interns developed activities not directly related to the teaching and learning process. For this reason, we carried out a qualitative study, descriptive and exploratory. This was rst, with a literature review and documentary about internship and formation of a pedagogue and the pedagogy course, focusing on areas not directly related to education. Later, there was an exploratory study from documentary sources of University Internship Coordination: data; plans of activities of internship and...___O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Este foi realizado em setores/projetos dessa Instituição onde os estagiários desenvolveram atividades não diretamente relacionadas ao processo de ensino- aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Procedeu-se, primeiramente, com uma revisão bibliográca e documental sobre estágio e formação do Pedagogo e do curso de Pedagogia, com foco em áreas de atuação não diretamente relacionadas ao ensino. Posteriormente, realizou-se um estudo exploratório a partir das fontes documentais da Coordenação de Estágio da Universidade: dados; planos de atividades de estágio e... |
id |
UFMG-23_f64f32c9a5b79fc83de8b651404e49e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9695 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroomPedagogiaEstágio curricularGestão educacionalPedagogyInternshipEducational ManagementThe present work aimed to analyze the contributions of the non-compulsory internship to the training of Pedagogy students of the Federal University of Paraíba. It was fullled in sectors/projects of this Institution where the interns developed activities not directly related to the teaching and learning process. For this reason, we carried out a qualitative study, descriptive and exploratory. This was rst, with a literature review and documentary about internship and formation of a pedagogue and the pedagogy course, focusing on areas not directly related to education. Later, there was an exploratory study from documentary sources of University Internship Coordination: data; plans of activities of internship and...___O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Este foi realizado em setores/projetos dessa Instituição onde os estagiários desenvolveram atividades não diretamente relacionadas ao processo de ensino- aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Procedeu-se, primeiramente, com uma revisão bibliográca e documental sobre estágio e formação do Pedagogo e do curso de Pedagogia, com foco em áreas de atuação não diretamente relacionadas ao ensino. Posteriormente, realizou-se um estudo exploratório a partir das fontes documentais da Coordenação de Estágio da Universidade: dados; planos de atividades de estágio e... Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 211-212Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 211-212Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 211-212Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 211-2122238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695/6859https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695/9673Moreira, Alan Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:53:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9695Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:13Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom |
title |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom |
spellingShingle |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom Moreira, Alan Leite Pedagogia Estágio curricular Gestão educacional Pedagogy Internship Educational Management |
title_short |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom |
title_full |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom |
title_fullStr |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom |
title_sort |
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | The pedagogy students’ internship: the experience beyond the classroom |
author |
Moreira, Alan Leite |
author_facet |
Moreira, Alan Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Alan Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Estágio curricular Gestão educacional Pedagogy Internship Educational Management |
topic |
Pedagogia Estágio curricular Gestão educacional Pedagogy Internship Educational Management |
description |
The present work aimed to analyze the contributions of the non-compulsory internship to the training of Pedagogy students of the Federal University of Paraíba. It was fullled in sectors/projects of this Institution where the interns developed activities not directly related to the teaching and learning process. For this reason, we carried out a qualitative study, descriptive and exploratory. This was rst, with a literature review and documentary about internship and formation of a pedagogue and the pedagogy course, focusing on areas not directly related to education. Later, there was an exploratory study from documentary sources of University Internship Coordination: data; plans of activities of internship and...___O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Este foi realizado em setores/projetos dessa Instituição onde os estagiários desenvolveram atividades não diretamente relacionadas ao processo de ensino- aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Procedeu-se, primeiramente, com uma revisão bibliográca e documental sobre estágio e formação do Pedagogo e do curso de Pedagogia, com foco em áreas de atuação não diretamente relacionadas ao ensino. Posteriormente, realizou-se um estudo exploratório a partir das fontes documentais da Coordenação de Estágio da Universidade: dados; planos de atividades de estágio e... |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695/6859 https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9695/9673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 211-212 Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2017); 211-212 Trabalho & Educação; Vol. 26 No 2 (2017); 211-212 Trabalho & Educação; v. 26 n. 2 (2017); 211-212 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220514128723968 |