O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nobrega, Obionor, Perez, Celso Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628
Resumo: O trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de mídias na educação, em nível de especialização, a qual buscou inserir estudantes da área de ensino nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, especificamente a ferramenta blog, para que os mesmos pudessem ampliar a visão quanto ao uso de novos recursos para o contexto do ensino. A pesquisa foi realizada numa faculdade do Recife, em 2012, com estudantes de graduação em pedagogia nas disciplinas: Didática (4º período) e Relações Humanas (7º período) durante um semestre letivo (4 meses – 32h/a); e numa turma de Especialização em Microbiologia, disciplina Didática do Ensino Superior, em 1 mês (32h/a). A pesquisa objetivou descrever as concepções pedagógicas de futuros educadores, na vivência do uso do “blog”, como instrumento didático ao contexto educacional na perspectiva do ensino, para aprendizagem e ao processo avaliativo. Os instrumentos de análise foram: depoimentos orais dos alunos, em classe; análise dos blogs dos referidos alunos pela docente; questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados direcionaram para um olhar analítico, de valor significativo quanto o uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, ressaltou-se a ação do aluno considerando sua inserção social atualizada com novas tecnologias, numa postura autônoma. Portanto, o blog torna-se instrumento útil, ampliando as possibilidades pedagógicas do ensino, aprendizagem e avaliação, todavia desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas que surgem, requerendo do educador flexibilidade em suas ações.
id UFMG-9_3f7a879e6e103758469659a0bd1eda12
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16628
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidadesBlog. Processo de ensino. Aprendizagem. AvaliaçãoO trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de mídias na educação, em nível de especialização, a qual buscou inserir estudantes da área de ensino nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, especificamente a ferramenta blog, para que os mesmos pudessem ampliar a visão quanto ao uso de novos recursos para o contexto do ensino. A pesquisa foi realizada numa faculdade do Recife, em 2012, com estudantes de graduação em pedagogia nas disciplinas: Didática (4º período) e Relações Humanas (7º período) durante um semestre letivo (4 meses – 32h/a); e numa turma de Especialização em Microbiologia, disciplina Didática do Ensino Superior, em 1 mês (32h/a). A pesquisa objetivou descrever as concepções pedagógicas de futuros educadores, na vivência do uso do “blog”, como instrumento didático ao contexto educacional na perspectiva do ensino, para aprendizagem e ao processo avaliativo. Os instrumentos de análise foram: depoimentos orais dos alunos, em classe; análise dos blogs dos referidos alunos pela docente; questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados direcionaram para um olhar analítico, de valor significativo quanto o uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, ressaltou-se a ação do aluno considerando sua inserção social atualizada com novas tecnologias, numa postura autônoma. Portanto, o blog torna-se instrumento útil, ampliando as possibilidades pedagógicas do ensino, aprendizagem e avaliação, todavia desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas que surgem, requerendo do educador flexibilidade em suas ações.Universidade Federal de Minas Gerais2013-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1662810.17851/1983-3652.6.1.28-42Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-421983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628/13387Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Renilze de B. A. dos SantosNobrega, ObionorPerez, Celso Roberto2020-07-18T18:37:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16628Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:37:12Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
title O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
spellingShingle O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos
Blog. Processo de ensino. Aprendizagem. Avaliação
title_short O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
title_full O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
title_fullStr O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
title_sort O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
author Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos
author_facet Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos
Nobrega, Obionor
Perez, Celso Roberto
author_role author
author2 Nobrega, Obionor
Perez, Celso Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos
Nobrega, Obionor
Perez, Celso Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Blog. Processo de ensino. Aprendizagem. Avaliação
topic Blog. Processo de ensino. Aprendizagem. Avaliação
description O trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de mídias na educação, em nível de especialização, a qual buscou inserir estudantes da área de ensino nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, especificamente a ferramenta blog, para que os mesmos pudessem ampliar a visão quanto ao uso de novos recursos para o contexto do ensino. A pesquisa foi realizada numa faculdade do Recife, em 2012, com estudantes de graduação em pedagogia nas disciplinas: Didática (4º período) e Relações Humanas (7º período) durante um semestre letivo (4 meses – 32h/a); e numa turma de Especialização em Microbiologia, disciplina Didática do Ensino Superior, em 1 mês (32h/a). A pesquisa objetivou descrever as concepções pedagógicas de futuros educadores, na vivência do uso do “blog”, como instrumento didático ao contexto educacional na perspectiva do ensino, para aprendizagem e ao processo avaliativo. Os instrumentos de análise foram: depoimentos orais dos alunos, em classe; análise dos blogs dos referidos alunos pela docente; questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados direcionaram para um olhar analítico, de valor significativo quanto o uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, ressaltou-se a ação do aluno considerando sua inserção social atualizada com novas tecnologias, numa postura autônoma. Portanto, o blog torna-se instrumento útil, ampliando as possibilidades pedagógicas do ensino, aprendizagem e avaliação, todavia desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas que surgem, requerendo do educador flexibilidade em suas ações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628
10.17851/1983-3652.6.1.28-42
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.6.1.28-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628/13387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42
Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42
Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42
Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141644992512