O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628 |
Resumo: | O trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de mídias na educação, em nível de especialização, a qual buscou inserir estudantes da área de ensino nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, especificamente a ferramenta blog, para que os mesmos pudessem ampliar a visão quanto ao uso de novos recursos para o contexto do ensino. A pesquisa foi realizada numa faculdade do Recife, em 2012, com estudantes de graduação em pedagogia nas disciplinas: Didática (4º período) e Relações Humanas (7º período) durante um semestre letivo (4 meses – 32h/a); e numa turma de Especialização em Microbiologia, disciplina Didática do Ensino Superior, em 1 mês (32h/a). A pesquisa objetivou descrever as concepções pedagógicas de futuros educadores, na vivência do uso do “blog”, como instrumento didático ao contexto educacional na perspectiva do ensino, para aprendizagem e ao processo avaliativo. Os instrumentos de análise foram: depoimentos orais dos alunos, em classe; análise dos blogs dos referidos alunos pela docente; questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados direcionaram para um olhar analítico, de valor significativo quanto o uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, ressaltou-se a ação do aluno considerando sua inserção social atualizada com novas tecnologias, numa postura autônoma. Portanto, o blog torna-se instrumento útil, ampliando as possibilidades pedagógicas do ensino, aprendizagem e avaliação, todavia desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas que surgem, requerendo do educador flexibilidade em suas ações. |
id |
UFMG-9_3f7a879e6e103758469659a0bd1eda12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16628 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidadesBlog. Processo de ensino. Aprendizagem. AvaliaçãoO trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de mídias na educação, em nível de especialização, a qual buscou inserir estudantes da área de ensino nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, especificamente a ferramenta blog, para que os mesmos pudessem ampliar a visão quanto ao uso de novos recursos para o contexto do ensino. A pesquisa foi realizada numa faculdade do Recife, em 2012, com estudantes de graduação em pedagogia nas disciplinas: Didática (4º período) e Relações Humanas (7º período) durante um semestre letivo (4 meses – 32h/a); e numa turma de Especialização em Microbiologia, disciplina Didática do Ensino Superior, em 1 mês (32h/a). A pesquisa objetivou descrever as concepções pedagógicas de futuros educadores, na vivência do uso do “blog”, como instrumento didático ao contexto educacional na perspectiva do ensino, para aprendizagem e ao processo avaliativo. Os instrumentos de análise foram: depoimentos orais dos alunos, em classe; análise dos blogs dos referidos alunos pela docente; questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados direcionaram para um olhar analítico, de valor significativo quanto o uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, ressaltou-se a ação do aluno considerando sua inserção social atualizada com novas tecnologias, numa postura autônoma. Portanto, o blog torna-se instrumento útil, ampliando as possibilidades pedagógicas do ensino, aprendizagem e avaliação, todavia desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas que surgem, requerendo do educador flexibilidade em suas ações.Universidade Federal de Minas Gerais2013-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1662810.17851/1983-3652.6.1.28-42Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-421983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628/13387Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Renilze de B. A. dos SantosNobrega, ObionorPerez, Celso Roberto2020-07-18T18:37:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16628Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:37:12Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades |
title |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos Blog. Processo de ensino. Aprendizagem. Avaliação |
title_short |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades |
title_full |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades |
title_sort |
O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades |
author |
Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos Nobrega, Obionor Perez, Celso Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Nobrega, Obionor Perez, Celso Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Renilze de B. A. dos Santos Nobrega, Obionor Perez, Celso Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog. Processo de ensino. Aprendizagem. Avaliação |
topic |
Blog. Processo de ensino. Aprendizagem. Avaliação |
description |
O trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de mídias na educação, em nível de especialização, a qual buscou inserir estudantes da área de ensino nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, especificamente a ferramenta blog, para que os mesmos pudessem ampliar a visão quanto ao uso de novos recursos para o contexto do ensino. A pesquisa foi realizada numa faculdade do Recife, em 2012, com estudantes de graduação em pedagogia nas disciplinas: Didática (4º período) e Relações Humanas (7º período) durante um semestre letivo (4 meses – 32h/a); e numa turma de Especialização em Microbiologia, disciplina Didática do Ensino Superior, em 1 mês (32h/a). A pesquisa objetivou descrever as concepções pedagógicas de futuros educadores, na vivência do uso do “blog”, como instrumento didático ao contexto educacional na perspectiva do ensino, para aprendizagem e ao processo avaliativo. Os instrumentos de análise foram: depoimentos orais dos alunos, em classe; análise dos blogs dos referidos alunos pela docente; questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados direcionaram para um olhar analítico, de valor significativo quanto o uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, ressaltou-se a ação do aluno considerando sua inserção social atualizada com novas tecnologias, numa postura autônoma. Portanto, o blog torna-se instrumento útil, ampliando as possibilidades pedagógicas do ensino, aprendizagem e avaliação, todavia desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas que surgem, requerendo do educador flexibilidade em suas ações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628 10.17851/1983-3652.6.1.28-42 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.6.1.28-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628/13387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42 Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42 Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42 Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-42 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141644992512 |