Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Kerlly de Freitas Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marlusa de Sevilha Gosling, Marcelo Aureliano Monteiro Andrade, Kelly Cristine Oliveira Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42233
Resumo: Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede.
id UFMG_03095a18572ab7d14ec0874716a1de37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/42233
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-06-03T17:11:40Z2022-06-03T17:11:40Z2016511581812317-3793http://hdl.handle.net/1843/42233Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede.In a highly competitive environment, so that companies stay in the market and achieve their organizational goals, they need to strengthen relationships with their various strategic partners. Among these strategic partners are other organizations such as suppliers, b2b customers and competitors, and people as employees and end customers. The aim of this study was to determine how the production of women's clothing companies identify a customer as a strategic partner; how they make them their partners; and how they manage the relationship with them, so as to gain a competitive advantage. The theoretical framework addressed issues related to Relationship Marketing. The research methodology was qualitative and exploratory. The research procedure used was the study of multiple cases of women’s clothes manufacturers, which have showroom in the Prado area in Belo Horizonte. The main findings of this study are that the studied companies adopted relationship strategies through e-marketing and database marketing. Of the four companies studied only one escaped from transactional marketing strategies, adopting also the interaction and network marketing marketing features.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Diálogos InterdisciplinaresMarketingModaEstratégia de negóciosMarketing de relacionamentoEstratégiaModaConfecçãoEstratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/download/165/226Amanda Kerlly de Freitas SantosMarlusa de Sevilha GoslingMarcelo Aureliano Monteiro AndradeKelly Cristine Oliveira Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEstrategias de relacionamento das confeccoes de roupas femininas.pdfEstrategias de relacionamento das confeccoes de roupas femininas.pdfapplication/pdf675589https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/2/Estrategias%20de%20relacionamento%20das%20confeccoes%20de%20roupas%20femininas.pdf975b43953867df5af6c606000595fb43MD521843/422332022-06-03 14:11:40.785oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-03T17:11:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
title Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
spellingShingle Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
Amanda Kerlly de Freitas Santos
Marketing de relacionamento
Estratégia
Moda
Confecção
Marketing
Moda
Estratégia de negócios
title_short Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
title_full Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
title_fullStr Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
title_full_unstemmed Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
title_sort Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
author Amanda Kerlly de Freitas Santos
author_facet Amanda Kerlly de Freitas Santos
Marlusa de Sevilha Gosling
Marcelo Aureliano Monteiro Andrade
Kelly Cristine Oliveira Meira
author_role author
author2 Marlusa de Sevilha Gosling
Marcelo Aureliano Monteiro Andrade
Kelly Cristine Oliveira Meira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Kerlly de Freitas Santos
Marlusa de Sevilha Gosling
Marcelo Aureliano Monteiro Andrade
Kelly Cristine Oliveira Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Estratégia
Moda
Confecção
topic Marketing de relacionamento
Estratégia
Moda
Confecção
Marketing
Moda
Estratégia de negócios
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing
Moda
Estratégia de negócios
description Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-03T17:11:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-03T17:11:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/42233
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-3793
identifier_str_mv 2317-3793
url http://hdl.handle.net/1843/42233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Diálogos Interdisciplinares
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42233/2/Estrategias%20de%20relacionamento%20das%20confeccoes%20de%20roupas%20femininas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
975b43953867df5af6c606000595fb43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589395381485568