O uso de atividades investigativas para O Ensino de Genética no 8º ano do Ensino Fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPNFW |
Resumo: | A pesquisa relata o uso de uma sequência didática, baseada nos princípios de uma atividade investigativa, para o ensino de genética no Ensino Fundamental II. O trabalho foi realizado por meio de observações, gravações de áudio, questionários e registros em caderno de campo. O estudo foi realizado durante as aulas de ciências, em uma escola particular da cidade de Belo Horizonte, em uma segunda abordagem do tema. A análise de dados foi qualitativa, e através dela foi possível confirmar que a atividade investigativa pode contribuir para a aprendizagem de um assunto de difícil aprendizagem, como a genética. Os resultados da pesquisa confirmaram que alunos os alunos do 8° ano se apropriaram de conceitos básicos da genética. |
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Luiza Gabriela de OliveiraHugo Dias Viana Sobrinho2019-08-14T07:50:38Z2019-08-14T07:50:38Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPNFWA pesquisa relata o uso de uma sequência didática, baseada nos princípios de uma atividade investigativa, para o ensino de genética no Ensino Fundamental II. O trabalho foi realizado por meio de observações, gravações de áudio, questionários e registros em caderno de campo. O estudo foi realizado durante as aulas de ciências, em uma escola particular da cidade de Belo Horizonte, em uma segunda abordagem do tema. A análise de dados foi qualitativa, e através dela foi possível confirmar que a atividade investigativa pode contribuir para a aprendizagem de um assunto de difícil aprendizagem, como a genética. Os resultados da pesquisa confirmaram que alunos os alunos do 8° ano se apropriaram de conceitos básicos da genética.. The study reports the use of a didactic sequence based on the principles of an investigative activity to genetics teaching in Primary Education II. The work was carried out through observations, audio recordings, questionnaires and records in a diary. The survey was conducted during science classes in a private school in the city of Belo Horizonte, in a second approach to the subject. Data analysis was qualitative, confirming that investigative activity can contribute to as difficultas learning genetics. The survey results confirmed that students of the 8th year appropriated basics of genetics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino fundamentalCiência Genética Ensino de Ciências e atividade investigativaGenéticaO uso de atividades investigativas para O Ensino de Genética no 8º ano do Ensino Fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___hugo_dias_viana_sobrinho___enci.pdfapplication/pdf788643https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPNFW/1/monografia___hugo_dias_viana_sobrinho___enci.pdfbaddf85fa5355dd5529f3e83d39be236MD51TEXTmonografia___hugo_dias_viana_sobrinho___enci.pdf.txtmonografia___hugo_dias_viana_sobrinho___enci.pdf.txtExtracted texttext/plain83009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPNFW/2/monografia___hugo_dias_viana_sobrinho___enci.pdf.txtb4ec85ab3777036b32df31e45732914aMD521843/BUBD-AGPNFW2019-11-14 14:58:13.885oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPNFWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:58:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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