Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK |
Resumo: | Este trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional. |
id |
UFMG_2c29a8349f08dffa8c5fd958367cff6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTGGK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Priscila Rezende MoreiraNicacio Almeida Xavier2019-08-13T07:03:31Z2019-08-13T07:03:31Z2011-01-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGKEste trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administração Planejamento educacional Escolas Gestão democrática PráxisLegislaçãoGestão-DemocráticaGestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_nicacio_almeida_xavier.pdfapplication/pdf232909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/1/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdfcffef323383fec9e037f7813b3afc511MD51TEXTtcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txttcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txtExtracted texttext/plain79886https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/2/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txtc5f20d3d70ee64b1682147462265b29eMD521843/BUBD-9ZTGGK2019-11-14 21:53:35.384oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTGGKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:53:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional |
title |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional |
spellingShingle |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional Nicacio Almeida Xavier Práxis Legislação Gestão-Democrática Escolas Organização e administração Planejamento educacional Escolas Gestão democrática |
title_short |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional |
title_full |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional |
title_fullStr |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional |
title_sort |
Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional |
author |
Nicacio Almeida Xavier |
author_facet |
Nicacio Almeida Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicacio Almeida Xavier |
contributor_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práxis Legislação Gestão-Democrática |
topic |
Práxis Legislação Gestão-Democrática Escolas Organização e administração Planejamento educacional Escolas Gestão democrática |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Planejamento educacional Escolas Gestão democrática |
description |
Este trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T07:03:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T07:03:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/1/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/2/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cffef323383fec9e037f7813b3afc511 c5f20d3d70ee64b1682147462265b29e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589573667717120 |