Uma escola igualitária nas diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Antônia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4QXG
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo abordar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Padre Camargos o tema Educação inclusiva e criar espaço para a discussão do assunto, bem como elaborar propostas capazes de levar a escola, na prática, a se tornar um ambiente acolhedor para os alunos de inclusão. A educação inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. A escolha do tema, embora pareça paradoxal, visa à busca de uma escola igualitária nas diferenças, que trata de forma equânime os desiguais. Uma escola que busca conhecer seus alunos, suas dificuldades e visa à promoção de um tratamento justo, que através da diferença que cada um apresenta consiga se formar cidadãos desprovidos de preconceito, mais tolerantes e capazes de lidar com a diversidade. Para que isso ocorra se faz necessária uma visão sem preconceitos, que respeita as diferenças sem inferiorizar, sem o olhar de pena. Através de uma gestão democrática capaz de gerar uma força motriz em torno do corpo docente, comunidade, alunos e demais integrantes é possível criar na escola espaço para que a inclusão adquira uma nova roupagem, ou seja, uma visão que não seja acompanhada de incomodo, desconforto ou de mais trabalho para a escola que já é sobrecarregada. Se a inclusão for vista sob a perspectiva do respeito aos direitos humanos, com certeza a escola conseguirá adotar um novo olhar para aqueles que já apresentam dificuldades. Através do Projeto Político Pedagógico o gestor poderá mobilizar o corpo docente, coordenadores pedagógicos, conselho escolar e outros segmentos da escola para a discussão do assunto, e através de parceria ter um ponto de partida para tornar a escola um espaço verdadeiramente inclusivo.
id UFMG_57e65559848eb6356471385067034a82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X4QXG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Angelica Araujo RibeiroMárcia Antônia Ferreira2019-08-10T12:59:01Z2019-08-10T12:59:01Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4QXGO presente trabalho tem como principal objetivo abordar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Padre Camargos o tema Educação inclusiva e criar espaço para a discussão do assunto, bem como elaborar propostas capazes de levar a escola, na prática, a se tornar um ambiente acolhedor para os alunos de inclusão. A educação inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. A escolha do tema, embora pareça paradoxal, visa à busca de uma escola igualitária nas diferenças, que trata de forma equânime os desiguais. Uma escola que busca conhecer seus alunos, suas dificuldades e visa à promoção de um tratamento justo, que através da diferença que cada um apresenta consiga se formar cidadãos desprovidos de preconceito, mais tolerantes e capazes de lidar com a diversidade. Para que isso ocorra se faz necessária uma visão sem preconceitos, que respeita as diferenças sem inferiorizar, sem o olhar de pena. Através de uma gestão democrática capaz de gerar uma força motriz em torno do corpo docente, comunidade, alunos e demais integrantes é possível criar na escola espaço para que a inclusão adquira uma nova roupagem, ou seja, uma visão que não seja acompanhada de incomodo, desconforto ou de mais trabalho para a escola que já é sobrecarregada. Se a inclusão for vista sob a perspectiva do respeito aos direitos humanos, com certeza a escola conseguirá adotar um novo olhar para aqueles que já apresentam dificuldades. Através do Projeto Político Pedagógico o gestor poderá mobilizar o corpo docente, coordenadores pedagógicos, conselho escolar e outros segmentos da escola para a discussão do assunto, e através de parceria ter um ponto de partida para tornar a escola um espaço verdadeiramente inclusivo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDireitos humanosEducação inclusivaInclusão em educaçãoEscolas Organização e administraçãoDireitos humanosEducação inclusivaProjeto Político PedagógicoRespeito às diferençasGestorUma escola igualitária nas diferençasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdfapplication/pdf166559https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4QXG/1/tcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdfa7554f16c8a18965ac05f01cce0e4de0MD51TEXTtcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf.txttcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf.txtExtracted texttext/plain73630https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4QXG/2/tcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf.txt50338da5ddfd9e86249df86da53e1d12MD521843/BUBD-9X4QXG2019-11-14 04:44:48.883oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X4QXGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:44:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma escola igualitária nas diferenças
title Uma escola igualitária nas diferenças
spellingShingle Uma escola igualitária nas diferenças
Márcia Antônia Ferreira
Direitos humanos
Educação inclusiva
Projeto Político Pedagógico
Respeito às diferenças
Gestor
Direitos humanos
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
title_short Uma escola igualitária nas diferenças
title_full Uma escola igualitária nas diferenças
title_fullStr Uma escola igualitária nas diferenças
title_full_unstemmed Uma escola igualitária nas diferenças
title_sort Uma escola igualitária nas diferenças
author Márcia Antônia Ferreira
author_facet Márcia Antônia Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Angelica Araujo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Márcia Antônia Ferreira
contributor_str_mv Maria Angelica Araujo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Educação inclusiva
Projeto Político Pedagógico
Respeito às diferenças
Gestor
topic Direitos humanos
Educação inclusiva
Projeto Político Pedagógico
Respeito às diferenças
Gestor
Direitos humanos
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Direitos humanos
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho tem como principal objetivo abordar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Padre Camargos o tema Educação inclusiva e criar espaço para a discussão do assunto, bem como elaborar propostas capazes de levar a escola, na prática, a se tornar um ambiente acolhedor para os alunos de inclusão. A educação inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. A escolha do tema, embora pareça paradoxal, visa à busca de uma escola igualitária nas diferenças, que trata de forma equânime os desiguais. Uma escola que busca conhecer seus alunos, suas dificuldades e visa à promoção de um tratamento justo, que através da diferença que cada um apresenta consiga se formar cidadãos desprovidos de preconceito, mais tolerantes e capazes de lidar com a diversidade. Para que isso ocorra se faz necessária uma visão sem preconceitos, que respeita as diferenças sem inferiorizar, sem o olhar de pena. Através de uma gestão democrática capaz de gerar uma força motriz em torno do corpo docente, comunidade, alunos e demais integrantes é possível criar na escola espaço para que a inclusão adquira uma nova roupagem, ou seja, uma visão que não seja acompanhada de incomodo, desconforto ou de mais trabalho para a escola que já é sobrecarregada. Se a inclusão for vista sob a perspectiva do respeito aos direitos humanos, com certeza a escola conseguirá adotar um novo olhar para aqueles que já apresentam dificuldades. Através do Projeto Político Pedagógico o gestor poderá mobilizar o corpo docente, coordenadores pedagógicos, conselho escolar e outros segmentos da escola para a discussão do assunto, e através de parceria ter um ponto de partida para tornar a escola um espaço verdadeiramente inclusivo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:59:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4QXG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4QXG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4QXG/1/tcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4QXG/2/tcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7554f16c8a18965ac05f01cce0e4de0
50338da5ddfd9e86249df86da53e1d12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589190672187392