Uma escola igualitária nas diferenças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4QXG |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo abordar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Padre Camargos o tema Educação inclusiva e criar espaço para a discussão do assunto, bem como elaborar propostas capazes de levar a escola, na prática, a se tornar um ambiente acolhedor para os alunos de inclusão. A educação inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. A escolha do tema, embora pareça paradoxal, visa à busca de uma escola igualitária nas diferenças, que trata de forma equânime os desiguais. Uma escola que busca conhecer seus alunos, suas dificuldades e visa à promoção de um tratamento justo, que através da diferença que cada um apresenta consiga se formar cidadãos desprovidos de preconceito, mais tolerantes e capazes de lidar com a diversidade. Para que isso ocorra se faz necessária uma visão sem preconceitos, que respeita as diferenças sem inferiorizar, sem o olhar de pena. Através de uma gestão democrática capaz de gerar uma força motriz em torno do corpo docente, comunidade, alunos e demais integrantes é possível criar na escola espaço para que a inclusão adquira uma nova roupagem, ou seja, uma visão que não seja acompanhada de incomodo, desconforto ou de mais trabalho para a escola que já é sobrecarregada. Se a inclusão for vista sob a perspectiva do respeito aos direitos humanos, com certeza a escola conseguirá adotar um novo olhar para aqueles que já apresentam dificuldades. Através do Projeto Político Pedagógico o gestor poderá mobilizar o corpo docente, coordenadores pedagógicos, conselho escolar e outros segmentos da escola para a discussão do assunto, e através de parceria ter um ponto de partida para tornar a escola um espaço verdadeiramente inclusivo. |
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Maria Angelica Araujo RibeiroMárcia Antônia Ferreira2019-08-10T12:59:01Z2019-08-10T12:59:01Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4QXGO presente trabalho tem como principal objetivo abordar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Padre Camargos o tema Educação inclusiva e criar espaço para a discussão do assunto, bem como elaborar propostas capazes de levar a escola, na prática, a se tornar um ambiente acolhedor para os alunos de inclusão. A educação inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. A escolha do tema, embora pareça paradoxal, visa à busca de uma escola igualitária nas diferenças, que trata de forma equânime os desiguais. Uma escola que busca conhecer seus alunos, suas dificuldades e visa à promoção de um tratamento justo, que através da diferença que cada um apresenta consiga se formar cidadãos desprovidos de preconceito, mais tolerantes e capazes de lidar com a diversidade. Para que isso ocorra se faz necessária uma visão sem preconceitos, que respeita as diferenças sem inferiorizar, sem o olhar de pena. Através de uma gestão democrática capaz de gerar uma força motriz em torno do corpo docente, comunidade, alunos e demais integrantes é possível criar na escola espaço para que a inclusão adquira uma nova roupagem, ou seja, uma visão que não seja acompanhada de incomodo, desconforto ou de mais trabalho para a escola que já é sobrecarregada. Se a inclusão for vista sob a perspectiva do respeito aos direitos humanos, com certeza a escola conseguirá adotar um novo olhar para aqueles que já apresentam dificuldades. Através do Projeto Político Pedagógico o gestor poderá mobilizar o corpo docente, coordenadores pedagógicos, conselho escolar e outros segmentos da escola para a discussão do assunto, e através de parceria ter um ponto de partida para tornar a escola um espaço verdadeiramente inclusivo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDireitos humanosEducação inclusivaInclusão em educaçãoEscolas Organização e administraçãoDireitos humanosEducação inclusivaProjeto Político PedagógicoRespeito às diferençasGestorUma escola igualitária nas diferençasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdfapplication/pdf166559https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4QXG/1/tcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdfa7554f16c8a18965ac05f01cce0e4de0MD51TEXTtcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf.txttcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf.txtExtracted texttext/plain73630https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X4QXG/2/tcc_m_rcia_ant_nia_ferreira_turma_3.pdf.txt50338da5ddfd9e86249df86da53e1d12MD521843/BUBD-9X4QXG2019-11-14 04:44:48.883oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X4QXGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:44:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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