Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexander Thomas Knoblock
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTKL2
Resumo: De acordo com Naiditch (2009), é necessário repensar a formação de professores de forma aproduzir profissionais conscientizados, capazes de trabalhar em ambientes acadêmicos cada vezmais diversos. Além disso, Morgado (2010) afirma que as escolas devem buscar de maneira ativaa incorporação da literatura infanto-juvenil no currículo escolar com o objetivo de preparar osalunos a conviver em sociedades multiculturais radicalmente transformadas pela globalização.Embora a literatura infanto-juvenil multicultural seja um veículo excelente para alcançar osobjetivos acima mencionados, raramente é utilizada nas escolas brasileiras devido à ausência depolíticas públicas educacionais que visam seu uso. No entanto, essa ausência ignora o potenciallinguístico da literatura infanto-juvenil multicultural e também representa uma oportunidadeperdida para integrar o letramento multicultural crítico no ensino de inglês. Por este motivo apesquisa descrita nessa dissertação busca compreender como a literatura infantil multicultural, pormeio das atitudes e ações dos professores e alunos, pode promover o letramento multiculturalcrítico no ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) nas escolas públicas brasileiras. Essapesquisa foi um estudo de caso etnográfico, qualitativo, dividido em duas etapas. Primeiramente,foi oferecido um mini-curso na Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG) à professores deinglês da rede pública mineira para discutir a importância do uso da literatura infanto-juvenilmulticultural para ensinar a língua inglesa na perspectiva do letramento multicultural crítico. Comoparte do mini-curso, os participantes elaboraram atividades baseadas em livros infanto-juvenismulticulturais, que depois desenvolveriam nas suas respectivas escolas. Na segunda etapa, umaprofessora foi escolhida e acompanhada à medida que ela desenvolveu sua atividade, a fim deobter uma visão mais profunda de como o letramento multicultural crítico se manifestava em suasala de aula. Os resultados indicam que o letramento multicultural crítico foi propiciado em ambasas etapas e, tanto os professores quanto os alunos, foram incentivados a questionar as relações depoder desiguais e a tomar a iniciativa para promover a equidade educacional e a justiça social paratodos os alunos. Finalmente, os resultados também apontam a necessidade da inclusão da literaturainfanto-juvenil multicultural tanto nas aulas de ILE quanto nos cursos de licenciatura em Letrasnas universidades brasileiras.
id UFMG_727197dd3cacbe0a0cb40515117c58c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-ALTKL2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Miriam Lucia dos Santos JorgeAndrea Machado de Almeida MattosCielo Griselda FestinoAlexander Thomas Knoblock2019-08-13T08:38:57Z2019-08-13T08:38:57Z2017-03-24http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTKL2De acordo com Naiditch (2009), é necessário repensar a formação de professores de forma aproduzir profissionais conscientizados, capazes de trabalhar em ambientes acadêmicos cada vezmais diversos. Além disso, Morgado (2010) afirma que as escolas devem buscar de maneira ativaa incorporação da literatura infanto-juvenil no currículo escolar com o objetivo de preparar osalunos a conviver em sociedades multiculturais radicalmente transformadas pela globalização.Embora a literatura infanto-juvenil multicultural seja um veículo excelente para alcançar osobjetivos acima mencionados, raramente é utilizada nas escolas brasileiras devido à ausência depolíticas públicas educacionais que visam seu uso. No entanto, essa ausência ignora o potenciallinguístico da literatura infanto-juvenil multicultural e também representa uma oportunidadeperdida para integrar o letramento multicultural crítico no ensino de inglês. Por este motivo apesquisa descrita nessa dissertação busca compreender como a literatura infantil multicultural, pormeio das atitudes e ações dos professores e alunos, pode promover o letramento multiculturalcrítico no ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) nas escolas públicas brasileiras. Essapesquisa foi um estudo de caso etnográfico, qualitativo, dividido em duas etapas. Primeiramente,foi oferecido um mini-curso na Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG) à professores deinglês da rede pública mineira para discutir a importância do uso da literatura infanto-juvenilmulticultural para ensinar a língua inglesa na perspectiva do letramento multicultural crítico. Comoparte do mini-curso, os participantes elaboraram atividades baseadas em livros infanto-juvenismulticulturais, que depois desenvolveriam nas suas respectivas escolas. Na segunda etapa, umaprofessora foi escolhida e acompanhada à medida que ela desenvolveu sua atividade, a fim deobter uma visão mais profunda de como o letramento multicultural crítico se manifestava em suasala de aula. Os resultados indicam que o letramento multicultural crítico foi propiciado em ambasas etapas e, tanto os professores quanto os alunos, foram incentivados a questionar as relações depoder desiguais e a tomar a iniciativa para promover a equidade educacional e a justiça social paratodos os alunos. Finalmente, os resultados também apontam a necessidade da inclusão da literaturainfanto-juvenil multicultural tanto nas aulas de ILE quanto nos cursos de licenciatura em Letrasnas universidades brasileiras.According to Naiditch (2009), it is imperative to rethink teacher education programs in order toproduce critically conscious educators capable of working in increasingly diverse schoolenvironments. Furthermore, Morgado (2010) contends that schools should actively seek toincorporate childrens literature into the school curriculum with the objective of preparing studentsto live in multicultural societies radically transformed by globalization. Although multiculturalchildrens literature is an excellent vehicle to achieve the aforementioned goals, it is seldom usedin Brazilian public schools due to the absence of public educational policies calling for its use.This absence consequently ignores the potential linguistic benefits of multicultural childrensliterature but also represents a missed opportunity to integrate critical multicultural literacy intothe English curriculum. For this reason, the research described in this thesis seeks to understandhow multicultural childrens literature, through the attitudes and actions of the teachers andstudents, can promote critical multicultural literacy in the teaching of English as a ForeignLanguage (EFL) in Brazilian public schools. The study was a qualitative, ethnographic case studydivided into two stages. First, I offered a mini-course at the Federal University of Minas Gerais(UFMG) to public school English teachers in the Brazilian state of Minas Gerais to discuss theimportance of using multicultural childrens literature with a critical multicultural literacyorientation. As a part of the mini-course, the participants created lessons based on multiculturalchildrens books that would then be carried out in their respective schools. In the second stage, Iselected and accompanied one teacher as she developed her activity in order to gain greater insightinto how critical multicultural literacy manifested itself in her classroom. The results indicate thatcritical multicultural literacy was fostered in both stages and both the teachers and the studentswere encouraged to question unequal power relations and to take action to promote educationalequity and social justice for all students. Finally, the results also point to the suitability ofmulticultural childrens literature for EFL classrooms and the necessity for its inclusion in teacherlicensure programs at Brazilian universities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoLingüística aplicadaLetramentoLiteratura infanto-juvenilProfessores de inglês FormaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoLinguística AplicadaMulticulturalLetramento Multicultural CríticoInglês como Língua EstrangeiraFormação de ProfessoresLiteraturaCatalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_alexander_knoblock.pdfapplication/pdf3428695https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALTKL2/1/disserta__o_alexander_knoblock.pdf0a024f8468d2ae62b362794d4c1aa16bMD51TEXTdisserta__o_alexander_knoblock.pdf.txtdisserta__o_alexander_knoblock.pdf.txtExtracted texttext/plain385822https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALTKL2/2/disserta__o_alexander_knoblock.pdf.txtd8ee510fbcb15d6977fa6bde3f5f8782MD521843/RMSA-ALTKL22019-11-14 22:12:36.061oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-ALTKL2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:12:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
title Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
spellingShingle Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
Alexander Thomas Knoblock
Linguística Aplicada
Multicultural
Letramento Multicultural Crítico
Inglês como Língua Estrangeira
Formação de Professores
Literatura
Língua inglesa Métodos de ensino
Lingüística aplicada
Letramento
Literatura infanto-juvenil
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
title_short Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
title_full Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
title_fullStr Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
title_full_unstemmed Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
title_sort Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
author Alexander Thomas Knoblock
author_facet Alexander Thomas Knoblock
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miriam Lucia dos Santos Jorge
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cielo Griselda Festino
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexander Thomas Knoblock
contributor_str_mv Miriam Lucia dos Santos Jorge
Andrea Machado de Almeida Mattos
Cielo Griselda Festino
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada
Multicultural
Letramento Multicultural Crítico
Inglês como Língua Estrangeira
Formação de Professores
Literatura
topic Linguística Aplicada
Multicultural
Letramento Multicultural Crítico
Inglês como Língua Estrangeira
Formação de Professores
Literatura
Língua inglesa Métodos de ensino
Lingüística aplicada
Letramento
Literatura infanto-juvenil
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua inglesa Métodos de ensino
Lingüística aplicada
Letramento
Literatura infanto-juvenil
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
description De acordo com Naiditch (2009), é necessário repensar a formação de professores de forma aproduzir profissionais conscientizados, capazes de trabalhar em ambientes acadêmicos cada vezmais diversos. Além disso, Morgado (2010) afirma que as escolas devem buscar de maneira ativaa incorporação da literatura infanto-juvenil no currículo escolar com o objetivo de preparar osalunos a conviver em sociedades multiculturais radicalmente transformadas pela globalização.Embora a literatura infanto-juvenil multicultural seja um veículo excelente para alcançar osobjetivos acima mencionados, raramente é utilizada nas escolas brasileiras devido à ausência depolíticas públicas educacionais que visam seu uso. No entanto, essa ausência ignora o potenciallinguístico da literatura infanto-juvenil multicultural e também representa uma oportunidadeperdida para integrar o letramento multicultural crítico no ensino de inglês. Por este motivo apesquisa descrita nessa dissertação busca compreender como a literatura infantil multicultural, pormeio das atitudes e ações dos professores e alunos, pode promover o letramento multiculturalcrítico no ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) nas escolas públicas brasileiras. Essapesquisa foi um estudo de caso etnográfico, qualitativo, dividido em duas etapas. Primeiramente,foi oferecido um mini-curso na Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG) à professores deinglês da rede pública mineira para discutir a importância do uso da literatura infanto-juvenilmulticultural para ensinar a língua inglesa na perspectiva do letramento multicultural crítico. Comoparte do mini-curso, os participantes elaboraram atividades baseadas em livros infanto-juvenismulticulturais, que depois desenvolveriam nas suas respectivas escolas. Na segunda etapa, umaprofessora foi escolhida e acompanhada à medida que ela desenvolveu sua atividade, a fim deobter uma visão mais profunda de como o letramento multicultural crítico se manifestava em suasala de aula. Os resultados indicam que o letramento multicultural crítico foi propiciado em ambasas etapas e, tanto os professores quanto os alunos, foram incentivados a questionar as relações depoder desiguais e a tomar a iniciativa para promover a equidade educacional e a justiça social paratodos os alunos. Finalmente, os resultados também apontam a necessidade da inclusão da literaturainfanto-juvenil multicultural tanto nas aulas de ILE quanto nos cursos de licenciatura em Letrasnas universidades brasileiras.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:38:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:38:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTKL2
url http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTKL2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALTKL2/1/disserta__o_alexander_knoblock.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALTKL2/2/disserta__o_alexander_knoblock.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a024f8468d2ae62b362794d4c1aa16b
d8ee510fbcb15d6977fa6bde3f5f8782
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589347390259200