Currículo escolar e a formação cidadã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBGS4 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é mostrar a importância do Currículo Escolar como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais, para que haja um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, buscando as suas fontes de inspiração no saber e nas necessidades do contexto social. Pois estamos num contexto econômico em que o capitalismo domina em todos os âmbitos sociais e na educação não é diferente. Embora haja uma conceituação de currículo escolar bastante atual, não se menciona como será a sua aplicação como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais dentro da escola para a concretização de uma práxis educativa eficiente e eficaz, que resulte num ensino de qualidade que a escola está preocupada em oferecer. Diante do exposto, nosso propósito é que, a partir da análise do currículo escolar como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais, contribua para uma educação mais humana e que venha satisfazer os anseios de toda comunidade escolar, como norte aos cidadãos que nela estão inseridos. |
id |
UFMG_758c91d94c017dacbc45c3ef96948601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBGS4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Grazielle Mariano Batista MaiaHormindo Pereira de Souza JuniorAbigail Ferreira da Silva Pereira2019-08-09T20:26:39Z2019-08-09T20:26:39Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBGS4A proposta deste trabalho é mostrar a importância do Currículo Escolar como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais, para que haja um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, buscando as suas fontes de inspiração no saber e nas necessidades do contexto social. Pois estamos num contexto econômico em que o capitalismo domina em todos os âmbitos sociais e na educação não é diferente. Embora haja uma conceituação de currículo escolar bastante atual, não se menciona como será a sua aplicação como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais dentro da escola para a concretização de uma práxis educativa eficiente e eficaz, que resulte num ensino de qualidade que a escola está preocupada em oferecer. Diante do exposto, nosso propósito é que, a partir da análise do currículo escolar como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais, contribua para uma educação mais humana e que venha satisfazer os anseios de toda comunidade escolar, como norte aos cidadãos que nela estão inseridos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurriculosEscolas Organização e AdministraçãoCidadaniaCapitalismoCurrículo escolarFormação cidadãDesafios sociaisCurrículo escolar e a formação cidadãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_abigail_ferreira_da_silva_pereira.pdfapplication/pdf255124https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBGS4/1/tcc_abigail_ferreira_da_silva_pereira.pdf6666e3a17c866c0b6cf966d3c307101aMD51TEXTtcc_abigail_ferreira_da_silva_pereira.pdf.txttcc_abigail_ferreira_da_silva_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain94990https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBGS4/2/tcc_abigail_ferreira_da_silva_pereira.pdf.txt047a4aba4453d9b038e71813c1288bfdMD521843/BUBD-9FBGS42019-11-14 06:32:03.168oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBGS4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:32:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo escolar e a formação cidadã |
title |
Currículo escolar e a formação cidadã |
spellingShingle |
Currículo escolar e a formação cidadã Abigail Ferreira da Silva Pereira Capitalismo Currículo escolar Formação cidadã Desafios sociais Curriculos Escolas Organização e Administração Cidadania |
title_short |
Currículo escolar e a formação cidadã |
title_full |
Currículo escolar e a formação cidadã |
title_fullStr |
Currículo escolar e a formação cidadã |
title_full_unstemmed |
Currículo escolar e a formação cidadã |
title_sort |
Currículo escolar e a formação cidadã |
author |
Abigail Ferreira da Silva Pereira |
author_facet |
Abigail Ferreira da Silva Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grazielle Mariano Batista Maia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abigail Ferreira da Silva Pereira |
contributor_str_mv |
Grazielle Mariano Batista Maia Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capitalismo Currículo escolar Formação cidadã Desafios sociais |
topic |
Capitalismo Currículo escolar Formação cidadã Desafios sociais Curriculos Escolas Organização e Administração Cidadania |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Curriculos Escolas Organização e Administração Cidadania |
description |
A proposta deste trabalho é mostrar a importância do Currículo Escolar como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais, para que haja um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, buscando as suas fontes de inspiração no saber e nas necessidades do contexto social. Pois estamos num contexto econômico em que o capitalismo domina em todos os âmbitos sociais e na educação não é diferente. Embora haja uma conceituação de currículo escolar bastante atual, não se menciona como será a sua aplicação como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais dentro da escola para a concretização de uma práxis educativa eficiente e eficaz, que resulte num ensino de qualidade que a escola está preocupada em oferecer. Diante do exposto, nosso propósito é que, a partir da análise do currículo escolar como meio de formação cidadã frente aos desafios sociais, contribua para uma educação mais humana e que venha satisfazer os anseios de toda comunidade escolar, como norte aos cidadãos que nela estão inseridos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T20:26:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T20:26:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBGS4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBGS4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBGS4/1/tcc_abigail_ferreira_da_silva_pereira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBGS4/2/tcc_abigail_ferreira_da_silva_pereira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6666e3a17c866c0b6cf966d3c307101a 047a4aba4453d9b038e71813c1288bfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589488518103040 |