É proibido fumar, mas não é proibido beber: uma análise comparativa das publicidades de cigarro e cerveja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYPF4 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta alguns resultados de análises que tomaram como escopo teórico-metodológico a semiótica discursiva de A. J. Greimas. O corpus estudado compreende anúncios publicitários de cigarro e cerveja, veiculados no Brasil na década de 1960 e na atualidade. O objetivo maior foi o de analisar comparativamente essas publicidades, a fim de verificar o perfil ideológico das sociedades nesses dois momentos, com seus valores, conceitos e (pre)conceitos. A análise se deu, principalmente, no nível discursivo do percurso gerativo de sentido, especificamente, pelo viés da semântica discursiva com seus temas e figuras. Além disso, aspectos do plano de expressão visual, como o cromático e o topológico, foram também observados, tendo em vista trata-se de textos sincréticos. As análises revelam que, enquanto o estímulo ao consumo de cerveja se faz, a cada dia, mais criativo e persuasivo, com a utilização da figura feminina como objeto de desejo, a propaganda atual de cigarro, ao contrário, desestimula seu consumo por meio de temas negativos, como doença, morte e envelhecimento, o que revela as profundas alterações que os anúncios referentes a esse produto sofreram, sobretudo quando tomamos como referência as publicidades da década de 1960 que mostram o cigarro relacionado a temas como alegria, elegância e vida saudável. |
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Glaucia Muniz Proenca LaraCarla Leila Oliveira CamposClebson Luiz de BritoFabricia Camargos da Silva2019-08-12T02:01:43Z2019-08-12T02:01:43Z2012-06-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYPF4O presente trabalho apresenta alguns resultados de análises que tomaram como escopo teórico-metodológico a semiótica discursiva de A. J. Greimas. O corpus estudado compreende anúncios publicitários de cigarro e cerveja, veiculados no Brasil na década de 1960 e na atualidade. O objetivo maior foi o de analisar comparativamente essas publicidades, a fim de verificar o perfil ideológico das sociedades nesses dois momentos, com seus valores, conceitos e (pre)conceitos. A análise se deu, principalmente, no nível discursivo do percurso gerativo de sentido, especificamente, pelo viés da semântica discursiva com seus temas e figuras. Além disso, aspectos do plano de expressão visual, como o cromático e o topológico, foram também observados, tendo em vista trata-se de textos sincréticos. As análises revelam que, enquanto o estímulo ao consumo de cerveja se faz, a cada dia, mais criativo e persuasivo, com a utilização da figura feminina como objeto de desejo, a propaganda atual de cigarro, ao contrário, desestimula seu consumo por meio de temas negativos, como doença, morte e envelhecimento, o que revela as profundas alterações que os anúncios referentes a esse produto sofreram, sobretudo quando tomamos como referência as publicidades da década de 1960 que mostram o cigarro relacionado a temas como alegria, elegância e vida saudável.This work presents some results of analyses that were based on the theoretical and methodological approach of Greimas Semiotics. The corpus studied was composed of advertisements of cigarettes and beer, published in Brazil in the years 1960 and nowadays. Our main objective was to compare these ads in order to verify the ideological profile of society in these two different moments, considering their values, concepts and prejudices. For such analyses, we focused the discourse level of the generative path of meaning, mainly the categories of themes and figures from the semantical component. Besides, we also studied aspects of the expression plan of the non verbal text (the image), such as the chromatic and the topological dimensions, since ads are syncretical texts. The results show that while the stimulus for beer consumption is, each day, more creative and persuasive, with the usage of the female figure as an object of desire, the cigarette ads exhibited nowadays, on the other hand, put the emphasis on negative themes, such as disease, death and process of aging, showing how much this kind of advertisement changed, mainly when we compare them to the ads from the nineteen-sixties that relate cigarette consumption to themes like happiness, elegance and health.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoDiscurso propagantísticoFigurasTemasCigarroIdeologiaAnúncios publicitáriosCervejaÉ proibido fumar, mas não é proibido beber: uma análise comparativa das publicidades de cigarro e cervejainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfabr_cia_camargos_da_silva.pdfapplication/pdf833294https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYPF4/1/fabr_cia_camargos_da_silva.pdfe01d6c7d5c12cadf6c4631b4c0dee698MD51TEXTfabr_cia_camargos_da_silva.pdf.txtfabr_cia_camargos_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain59725https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYPF4/2/fabr_cia_camargos_da_silva.pdf.txtc0ed4f97df8ba565c7a555f9d1b84b95MD521843/BUBD-9GYPF42019-11-14 11:30:50.778oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYPF4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:30:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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