Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357 http://hdl.handle.net/1843/47891 http://orcid.org/0000-0003-1861-3609 https://orcid.org/0000-0002-6640-1136 https://orcid.org/0000-0003-3286-7066 |
Resumo: | This paper aims to research two educational resources created in the ELO and Redigir projects through discursive analysis based on the French Semiotics theory. We seek to find a profile of currently available resources. This proposal is part of the project "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), supported by CNPq, that proposes the research and creation of Open Educational Resources (OER) aimed at literacy licentiate. In this first stage, research, analysis of ELO and Redigir allow to create a theoretical and practical proposal of an online environment to sharing OER found in positive and negative aspects in this research. In this analysis, from the categories: thematic, internal links, interactivity, graphic interface, creativity, language conception and educational conception, some of the results point to the need for internal links with the graphical interface and the lack of technological resources themselves to ensure interactivity. |
id |
UFMG_ba59b9646b450cd8276b2989c850a38c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47891 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e RedigirAn analysis of educational resources for teaching portuguese: ELO and RedigirRecursos educacionaisEnsino de portuguêsDiscursoLinguagem e tecnologiaTecnologia educacionalLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLinguagemThis paper aims to research two educational resources created in the ELO and Redigir projects through discursive analysis based on the French Semiotics theory. We seek to find a profile of currently available resources. This proposal is part of the project "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), supported by CNPq, that proposes the research and creation of Open Educational Resources (OER) aimed at literacy licentiate. In this first stage, research, analysis of ELO and Redigir allow to create a theoretical and practical proposal of an online environment to sharing OER found in positive and negative aspects in this research. In this analysis, from the categories: thematic, internal links, interactivity, graphic interface, creativity, language conception and educational conception, some of the results point to the need for internal links with the graphical interface and the lack of technological resources themselves to ensure interactivity.Este texto tem como objetivo a pesquisa de dois recursos educacionais criados nos projetos ELO e Redigir para, por meio de análise discursiva, com base na teoria Semiótica Francesa, chegarmos a um perfil de recursos atualmente disponíveis. Essa proposta se insere no projeto “Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), financiado pelo CNPq, que propõe pesquisa e criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) voltados ao letramento de licenciandos. Nessa primeira etapa, da pesquisa, a análise dos recursos ELO e Redigir permitirá criar uma proposta teórica e prática de um ambiente online de compartilhamento de REA fundamentado em aspectos positivos e negativos encontrados nessa pesquisa. Na análise feita, a partir das categorias: temática, articulação interna, interatividade, interface gráfica, criatividade, concepção linguística e concepção pedagógica, alguns dos resultados encontrados apontam para a necessidade de articulação interna com a interface gráfica e a insuficiência dos recursos tecnológicos em si para garantir a interatividade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASUFMG2022-12-12T21:40:12Z2022-12-12T21:40:12Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.17058/signo.v41i71.73571982-2014http://hdl.handle.net/1843/47891http://orcid.org/0000-0003-1861-3609https://orcid.org/0000-0002-6640-1136https://orcid.org/0000-0003-3286-7066porSignoDaniervelin Renata Marques PereiraDanilo Rodrigues CésarAna Cristina Fricke Matteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-12T21:40:12Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47891Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-12T21:40:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir An analysis of educational resources for teaching portuguese: ELO and Redigir |
title |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir |
spellingShingle |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir Daniervelin Renata Marques Pereira Recursos educacionais Ensino de português Discurso Linguagem e tecnologia Tecnologia educacional Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguagem |
title_short |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir |
title_full |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir |
title_fullStr |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir |
title_full_unstemmed |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir |
title_sort |
Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir |
author |
Daniervelin Renata Marques Pereira |
author_facet |
Daniervelin Renata Marques Pereira Danilo Rodrigues César Ana Cristina Fricke Matte |
author_role |
author |
author2 |
Danilo Rodrigues César Ana Cristina Fricke Matte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniervelin Renata Marques Pereira Danilo Rodrigues César Ana Cristina Fricke Matte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos educacionais Ensino de português Discurso Linguagem e tecnologia Tecnologia educacional Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguagem |
topic |
Recursos educacionais Ensino de português Discurso Linguagem e tecnologia Tecnologia educacional Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguagem |
description |
This paper aims to research two educational resources created in the ELO and Redigir projects through discursive analysis based on the French Semiotics theory. We seek to find a profile of currently available resources. This proposal is part of the project "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), supported by CNPq, that proposes the research and creation of Open Educational Resources (OER) aimed at literacy licentiate. In this first stage, research, analysis of ELO and Redigir allow to create a theoretical and practical proposal of an online environment to sharing OER found in positive and negative aspects in this research. In this analysis, from the categories: thematic, internal links, interactivity, graphic interface, creativity, language conception and educational conception, some of the results point to the need for internal links with the graphical interface and the lack of technological resources themselves to ensure interactivity. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-17 2022-12-12T21:40:12Z 2022-12-12T21:40:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357 1982-2014 http://hdl.handle.net/1843/47891 http://orcid.org/0000-0003-1861-3609 https://orcid.org/0000-0002-6640-1136 https://orcid.org/0000-0003-3286-7066 |
url |
https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357 http://hdl.handle.net/1843/47891 http://orcid.org/0000-0003-1861-3609 https://orcid.org/0000-0002-6640-1136 https://orcid.org/0000-0003-3286-7066 |
identifier_str_mv |
1982-2014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Signo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FALE - FACULDADE DE LETRAS UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FALE - FACULDADE DE LETRAS UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829916904161280 |