Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXC |
Resumo: | A educação permanente utilizando práticas educativas como meio para transformar o trabalhador em sujeito dos processos de trabalho permite ao mesmo tempo analisar e aprimorar o processo de aprendizagem relacionado às ações diárias nos serviços de saúde através de reflexões críticas, unindo a prática à teoria. É por meio dos problemas enfrentados na realidade, que é possível planejar a atuação do educador. O educador é o facilitador do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência nos serviços de saúde e garantir a segurança ao paciente. Este projeto de intervenção tem como objetivo a criação do setor de educação permanente. Este projeto foi desenvolvido a partir da intenção de intervir positivamente na estrutura de uma instituição hospitalar com intuito de criar o setor de educação continuada. O levantamento bibliográfico que fundamenta essa proposta foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2015. A partir da seleção de artigos científicos em português, na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library online). É evidente que o entrelace entre saúde e educação éessencial na vida do ser humano, principalmente na rotina de trabalho que enfatiza a vida de um indivíduo e podem ser entendidos como os dois pilares para manter uma qualidade no atendimento ao usuário dentro de um hospital. |
id |
UFMG_ea809bc33215a8b81c49c091a125901b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEPMXC |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Amanda Marcia dos Santos ReinaldoDanielle Aparecida de Moura Raid2019-08-12T14:50:10Z2019-08-12T14:50:10Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXCA educação permanente utilizando práticas educativas como meio para transformar o trabalhador em sujeito dos processos de trabalho permite ao mesmo tempo analisar e aprimorar o processo de aprendizagem relacionado às ações diárias nos serviços de saúde através de reflexões críticas, unindo a prática à teoria. É por meio dos problemas enfrentados na realidade, que é possível planejar a atuação do educador. O educador é o facilitador do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência nos serviços de saúde e garantir a segurança ao paciente. Este projeto de intervenção tem como objetivo a criação do setor de educação permanente. Este projeto foi desenvolvido a partir da intenção de intervir positivamente na estrutura de uma instituição hospitalar com intuito de criar o setor de educação continuada. O levantamento bibliográfico que fundamenta essa proposta foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2015. A partir da seleção de artigos científicos em português, na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library online). É evidente que o entrelace entre saúde e educação éessencial na vida do ser humano, principalmente na rotina de trabalho que enfatiza a vida de um indivíduo e podem ser entendidos como os dois pilares para manter uma qualidade no atendimento ao usuário dentro de um hospital.Continuing education using educational practices as a means to transform the worker in the subject of work processes allows at the same time analyze and improve the process of learning related to daily actions in health services through critical reflection, uniting practice to theory. It is through the problems faced in reality, that it is possible to plan the work of the educator. The teacher is the facilitator of the learning process, in order to improve the quality of care in health services and ensure patient safety. This intervention project aims to create the lifelong learning sector. This project was developed from the intention to intervene positively in the structure of a hospital with a view to create the continuing education sector. The literature that supports this proposal was carried out between January and February 2015. From the selection of scientific articles in Portuguese, in VHL database (Virtual Health Library) and SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Clearly the interlace betweenhealth and education is essential in human life, especially in the work routine that emphasizes the life of an individual and can be understood as the two pillars to maintain the quality of the user service inside a hospital.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeIntervençãoEducação permanenteAssistência de enfermagemProjeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdanielle_aparecida_de_moura_raid.pdfapplication/pdf7125809https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/1/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdfc44953ac486016f3f1a06a5c5d3e191bMD51TEXTdanielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txtdanielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txtExtracted texttext/plain26374https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/2/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txtdd5a73fe8a40eb03d9bcf9f363190b27MD521843/BUOS-AEPMXC2019-11-14 18:19:30.487oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEPMXCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:19:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária |
title |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária |
spellingShingle |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária Danielle Aparecida de Moura Raid Intervenção Educação permanente Assistência de enfermagem Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
title_short |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária |
title_full |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária |
title_fullStr |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária |
title_full_unstemmed |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária |
title_sort |
Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária |
author |
Danielle Aparecida de Moura Raid |
author_facet |
Danielle Aparecida de Moura Raid |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amanda Marcia dos Santos Reinaldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danielle Aparecida de Moura Raid |
contributor_str_mv |
Amanda Marcia dos Santos Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção Educação permanente Assistência de enfermagem |
topic |
Intervenção Educação permanente Assistência de enfermagem Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
description |
A educação permanente utilizando práticas educativas como meio para transformar o trabalhador em sujeito dos processos de trabalho permite ao mesmo tempo analisar e aprimorar o processo de aprendizagem relacionado às ações diárias nos serviços de saúde através de reflexões críticas, unindo a prática à teoria. É por meio dos problemas enfrentados na realidade, que é possível planejar a atuação do educador. O educador é o facilitador do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência nos serviços de saúde e garantir a segurança ao paciente. Este projeto de intervenção tem como objetivo a criação do setor de educação permanente. Este projeto foi desenvolvido a partir da intenção de intervir positivamente na estrutura de uma instituição hospitalar com intuito de criar o setor de educação continuada. O levantamento bibliográfico que fundamenta essa proposta foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2015. A partir da seleção de artigos científicos em português, na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library online). É evidente que o entrelace entre saúde e educação éessencial na vida do ser humano, principalmente na rotina de trabalho que enfatiza a vida de um indivíduo e podem ser entendidos como os dois pilares para manter uma qualidade no atendimento ao usuário dentro de um hospital. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T14:50:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T14:50:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXC |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/1/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/2/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c44953ac486016f3f1a06a5c5d3e191b dd5a73fe8a40eb03d9bcf9f363190b27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589393863147520 |