A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Luisa Gontijo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHJVT
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a implantação da sala de Recurso Multifuncional - AEE na Escola Municipal Despertar do Saber, a partir do ano de 2009, bem como sua importância no contexto escolar. Na expectativa de mostrar a sua funcionalidade e contribuição para o desenvolvimento do aluno deficiente e a sua inclusão na escola regular. Considera relevante a formação do professor que atua nesta sala e a adesão da secretaria de Educação, da Escola e todos envolvidos no processo educacional. Aborda as Funções e a atuação do professor de AEE na sala de recursos multifuncionais: sua interface com os professores da escola regular, com as famílias, considerando que o desenvolvimento do aluno em seus processos de aprendizagem acontece no interior da sala de recurso multifuncional e fora dela. Torna-se imprescindível desenvolver ações especificas tendo como foco a evolução do aluno e transformações dos sujeitos que atuam com esse aluno.
id UFMG_ed156f3841cd66d411ca65f2953d9093
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZHJVT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Anderson RibeiroAna Luisa Gontijo2019-08-14T21:20:17Z2019-08-14T21:20:17Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHJVTEste trabalho tem como objetivo analisar a implantação da sala de Recurso Multifuncional - AEE na Escola Municipal Despertar do Saber, a partir do ano de 2009, bem como sua importância no contexto escolar. Na expectativa de mostrar a sua funcionalidade e contribuição para o desenvolvimento do aluno deficiente e a sua inclusão na escola regular. Considera relevante a formação do professor que atua nesta sala e a adesão da secretaria de Educação, da Escola e todos envolvidos no processo educacional. Aborda as Funções e a atuação do professor de AEE na sala de recursos multifuncionais: sua interface com os professores da escola regular, com as famílias, considerando que o desenvolvimento do aluno em seus processos de aprendizagem acontece no interior da sala de recurso multifuncional e fora dela. Torna-se imprescindível desenvolver ações especificas tendo como foco a evolução do aluno e transformações dos sujeitos que atuam com esse aluno.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores FormaçãoEducaçãoEducação especialEscolas Organizacao e administracaoInclusãoEnsino/Aprendizagem: Atendimento educacional especializadoFormação professoresA implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALana_luisa_gontijo.pdfapplication/pdf1036229https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZHJVT/1/ana_luisa_gontijo.pdf76ec2bdddb989882335d169e9ca7808dMD51TEXTana_luisa_gontijo.pdf.txtana_luisa_gontijo.pdf.txtExtracted texttext/plain97338https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZHJVT/2/ana_luisa_gontijo.pdf.txta1fea365e5c0a31c6a61c8eba3735907MD521843/BUBD-9ZHJVT2019-11-14 15:57:10.193oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZHJVTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:57:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
title A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
spellingShingle A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
Ana Luisa Gontijo
Inclusão
Ensino/Aprendizagem
: Atendimento educacional especializado
Formação professores
Professores Formação
Educação
Educação especial
Escolas Organizacao e administracao
title_short A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
title_full A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
title_fullStr A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
title_full_unstemmed A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
title_sort A implantação das salas de recursos multifuncionais em consonância com as políticas públicas de educação inclusiva
author Ana Luisa Gontijo
author_facet Ana Luisa Gontijo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anderson Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Luisa Gontijo
contributor_str_mv Anderson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Ensino/Aprendizagem
: Atendimento educacional especializado
Formação professores
topic Inclusão
Ensino/Aprendizagem
: Atendimento educacional especializado
Formação professores
Professores Formação
Educação
Educação especial
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores Formação
Educação
Educação especial
Escolas Organizacao e administracao
description Este trabalho tem como objetivo analisar a implantação da sala de Recurso Multifuncional - AEE na Escola Municipal Despertar do Saber, a partir do ano de 2009, bem como sua importância no contexto escolar. Na expectativa de mostrar a sua funcionalidade e contribuição para o desenvolvimento do aluno deficiente e a sua inclusão na escola regular. Considera relevante a formação do professor que atua nesta sala e a adesão da secretaria de Educação, da Escola e todos envolvidos no processo educacional. Aborda as Funções e a atuação do professor de AEE na sala de recursos multifuncionais: sua interface com os professores da escola regular, com as famílias, considerando que o desenvolvimento do aluno em seus processos de aprendizagem acontece no interior da sala de recurso multifuncional e fora dela. Torna-se imprescindível desenvolver ações especificas tendo como foco a evolução do aluno e transformações dos sujeitos que atuam com esse aluno.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T21:20:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T21:20:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHJVT
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHJVT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZHJVT/1/ana_luisa_gontijo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZHJVT/2/ana_luisa_gontijo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 76ec2bdddb989882335d169e9ca7808d
a1fea365e5c0a31c6a61c8eba3735907
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589251106865152