O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terezinha Aparecida Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJET
Resumo: O homem é um ser ativo e pensante capaz de transformar o meio e dar sentido aos conhecimentos adquiridos em suas relações. O ato de aprender é comum a todo individuo e o mesmo se dá principalmente por meio dos aspectos biológicos, ambientais e psicológicos. O conhecimento se dá por meio do contato do indivíduo com o objeto que, a partir de então, atribui-lhe significado. Ao dialogar com o mesmo, apropria-se dele e o torna significante. Esse significante se transforma em saber e é construído por meio da ação que o individuo tem sobre o conhecimento possuído, porém tal situação acontece de maneira particular e em tempos e formas diferenciados. Observa-se também que a maturação interfere de modo positivo no processo de construção do conhecimento, ou seja, é necessário que o organismo esteja preparado para a recepção e ancoragem de novos conhecimentos e saberes. Quando o sujeito não responde aos estímulos do meio de modo satisfatório, compreende-se que há uma interferência no processamento das informações provenientes do ambiente que o circunda, bem como da forma como o mediador participa desse processo. Portanto, nesse sentido o processo de construção do saber artístico é um fator a ser considerado no âmbito das aprendizagens bem como a atuação do educador que é imprescindível no processo de construção do conhecimento, identificação, intervenção e mediação, por meio de sua observação e olhar diferenciados.
id UFMG_fb3f0899f4c34f74ae9e3b8e9ba29888
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAJET
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Melissa Etelvina Oliveira RochaRita Lages RodriguesTerezinha Aparecida Lopes2019-08-13T10:40:37Z2019-08-13T10:40:37Z2014-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJETO homem é um ser ativo e pensante capaz de transformar o meio e dar sentido aos conhecimentos adquiridos em suas relações. O ato de aprender é comum a todo individuo e o mesmo se dá principalmente por meio dos aspectos biológicos, ambientais e psicológicos. O conhecimento se dá por meio do contato do indivíduo com o objeto que, a partir de então, atribui-lhe significado. Ao dialogar com o mesmo, apropria-se dele e o torna significante. Esse significante se transforma em saber e é construído por meio da ação que o individuo tem sobre o conhecimento possuído, porém tal situação acontece de maneira particular e em tempos e formas diferenciados. Observa-se também que a maturação interfere de modo positivo no processo de construção do conhecimento, ou seja, é necessário que o organismo esteja preparado para a recepção e ancoragem de novos conhecimentos e saberes. Quando o sujeito não responde aos estímulos do meio de modo satisfatório, compreende-se que há uma interferência no processamento das informações provenientes do ambiente que o circunda, bem como da forma como o mediador participa desse processo. Portanto, nesse sentido o processo de construção do saber artístico é um fator a ser considerado no âmbito das aprendizagens bem como a atuação do educador que é imprescindível no processo de construção do conhecimento, identificação, intervenção e mediação, por meio de sua observação e olhar diferenciados.The man is an active and thinking being able to change their environment and make sense of the knowledge acquired in their relationships. The act of learning is common to every individual and it is mainly through the biological, environmental and psychological aspects. The knowledge occurs through contact with the individual object that, from then on, gives it meaning. To engage with it, appropriates and makes it significant. This becomes significant knowledge and is built through action that the individual has about the knowledge possessed, but such a situation happens in a particular way and at various times and ways. It is also observed that maturation interferes positively in the knowledge construction process, it is necessary that the body is prepared to receive and anchor new knowledge and techniques. When the subject does not respond to stimuli from the environment in a satisfactory manner, it is understood that there is an interference in the processing of information from the environment that surrounds it, and the way the mediator participates in this process. So in that sense the process of knowledge construction art is a factor to be considered in the context of learning and the role of the educator is essential in the construction of knowledge, identification, intervention and mediation, through its observation and look differentiated.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesConhecimentoSaber artísticoConstrução do conhecimentoO ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_terezinha_aparecida_2013.pdfapplication/pdf5928998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAJET/1/monografia_terezinha_aparecida_2013.pdf809ed3fc600b5ffbac60b10ffcec69fcMD51TEXTmonografia_terezinha_aparecida_2013.pdf.txtmonografia_terezinha_aparecida_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain62561https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAJET/2/monografia_terezinha_aparecida_2013.pdf.txta786fca36bbec156afa83f2f02e32afdMD521843/BUOS-9KAJET2019-11-14 22:39:52.628oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAJETRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:39:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
title O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
spellingShingle O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
Terezinha Aparecida Lopes
Conhecimento
Saber artístico
Construção do conhecimento
Artes
title_short O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
title_full O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
title_fullStr O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
title_full_unstemmed O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
title_sort O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento
author Terezinha Aparecida Lopes
author_facet Terezinha Aparecida Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melissa Etelvina Oliveira Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rita Lages Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Terezinha Aparecida Lopes
contributor_str_mv Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Rita Lages Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Saber artístico
Construção do conhecimento
topic Conhecimento
Saber artístico
Construção do conhecimento
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description O homem é um ser ativo e pensante capaz de transformar o meio e dar sentido aos conhecimentos adquiridos em suas relações. O ato de aprender é comum a todo individuo e o mesmo se dá principalmente por meio dos aspectos biológicos, ambientais e psicológicos. O conhecimento se dá por meio do contato do indivíduo com o objeto que, a partir de então, atribui-lhe significado. Ao dialogar com o mesmo, apropria-se dele e o torna significante. Esse significante se transforma em saber e é construído por meio da ação que o individuo tem sobre o conhecimento possuído, porém tal situação acontece de maneira particular e em tempos e formas diferenciados. Observa-se também que a maturação interfere de modo positivo no processo de construção do conhecimento, ou seja, é necessário que o organismo esteja preparado para a recepção e ancoragem de novos conhecimentos e saberes. Quando o sujeito não responde aos estímulos do meio de modo satisfatório, compreende-se que há uma interferência no processamento das informações provenientes do ambiente que o circunda, bem como da forma como o mediador participa desse processo. Portanto, nesse sentido o processo de construção do saber artístico é um fator a ser considerado no âmbito das aprendizagens bem como a atuação do educador que é imprescindível no processo de construção do conhecimento, identificação, intervenção e mediação, por meio de sua observação e olhar diferenciados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T10:40:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T10:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJET
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJET
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAJET/1/monografia_terezinha_aparecida_2013.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAJET/2/monografia_terezinha_aparecida_2013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 809ed3fc600b5ffbac60b10ffcec69fc
a786fca36bbec156afa83f2f02e32afd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676739410132992