A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204 |
Resumo: | Apresenta análise comparativa sobre a formação dos professores da educação básica, com base nos dados do censo da educação dos últimos 20 anos. A discussão é estimulada pela Meta 15 do PNE 2014-2024, que registra a necessidade de todos os professores ter formação em curso superior de licenciatura até o final do ciclo. Verificou-se a evolução no quantitativo de professores nessa condição e se é possível atingir a meta. Conclui-se que ainda há muitos professores sem essa formação e conjectura-se que a Meta 15 não será atingida, quiçá no final do próximo PNE, se não houver um esforço entre União, estados e municípios. |
id |
UFMT-3_5fab2cd6f081f349c0000d797235021a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14204 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLARFormação DocenteEnsino SuperiorEducação BásicaApresenta análise comparativa sobre a formação dos professores da educação básica, com base nos dados do censo da educação dos últimos 20 anos. A discussão é estimulada pela Meta 15 do PNE 2014-2024, que registra a necessidade de todos os professores ter formação em curso superior de licenciatura até o final do ciclo. Verificou-se a evolução no quantitativo de professores nessa condição e se é possível atingir a meta. Conclui-se que ainda há muitos professores sem essa formação e conjectura-se que a Meta 15 não será atingida, quiçá no final do próximo PNE, se não houver um esforço entre União, estados e municípios.Universidade Federal de Mato Grosso2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1420410.29286/rep.v32ijan/dez.14204Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 234-2532238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204/12366Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGEGLIO, Paulo CésarNASCIMENTO, João Agnaldo do2023-03-23T14:54:53Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14204Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T14:54:53Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR |
title |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR GEGLIO, Paulo César Formação Docente Ensino Superior Educação Básica |
title_short |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR |
title_full |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR |
title_sort |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR |
author |
GEGLIO, Paulo César |
author_facet |
GEGLIO, Paulo César NASCIMENTO, João Agnaldo do |
author_role |
author |
author2 |
NASCIMENTO, João Agnaldo do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GEGLIO, Paulo César NASCIMENTO, João Agnaldo do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Ensino Superior Educação Básica |
topic |
Formação Docente Ensino Superior Educação Básica |
description |
Apresenta análise comparativa sobre a formação dos professores da educação básica, com base nos dados do censo da educação dos últimos 20 anos. A discussão é estimulada pela Meta 15 do PNE 2014-2024, que registra a necessidade de todos os professores ter formação em curso superior de licenciatura até o final do ciclo. Verificou-se a evolução no quantitativo de professores nessa condição e se é possível atingir a meta. Conclui-se que ainda há muitos professores sem essa formação e conjectura-se que a Meta 15 não será atingida, quiçá no final do próximo PNE, se não houver um esforço entre União, estados e municípios. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204 10.29286/rep.v32ijan/dez.14204 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.14204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204/12366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 234-253 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217687724032 |