Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Jacqueline Silveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Ana Carolina Gomes, Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103
Resumo: A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática agrotóxico. Dessa forma, possui como objetivo favorecer o processo de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza, a partir da discussão de temas socioambientais intimamente relacionados com a realidade dos educandos investigados. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados e para análise dos dados coletados, utilizou-se as etapas metodológicas propostas por Bardin (1994). Diante disso, os resultados revelaram que as oficinas temáticas possuem potencial para contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos em sala de aula.
id UFOP_e662dee798977dfb167e7cd0be3ada5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16334
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.Agrotoxic theme workshop : contributions to the teaching and learning process in natural sciences.A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática agrotóxico. Dessa forma, possui como objetivo favorecer o processo de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza, a partir da discussão de temas socioambientais intimamente relacionados com a realidade dos educandos investigados. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados e para análise dos dados coletados, utilizou-se as etapas metodológicas propostas por Bardin (1994). Diante disso, os resultados revelaram que as oficinas temáticas possuem potencial para contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos em sala de aula.The research developed in this work has a predominantly qualitative character. The intervention was carried out in a Municipal Elementary School, in Dom Pedrito/RS, with twenty-one (21) seventh-year students to participate in the development of the thematic workshop: “pesticides”. In this way, it aims to favor the learning process of the contents of natural sciences, from the discussion of socio-environmental themes closely related to the reality of the investigated students. Questionnaires were used as instruments for data collection and to analyze the collected data, the methodological steps proposed by Bardin (1994) were used. Therefore, the results revealed that thematic workshops have the potential to significantly contribute to the construction of knowledge in the classroom2023-03-13T18:22:53Z2023-03-13T18:22:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRUM, J. S.; MIRANDA, A. C. G.; MOURA, A. C. de O. S. de. Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 508-528, fev./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103#:~:text=A%20partir%20do%20estudo%20realizado,apoio%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos.>. Acesso em: 11 out. 2022..2595-4520http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103O periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1973>. Acesso em: 26 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessBrum, Jacqueline SilveiraMiranda, Ana Carolina GomesMoura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-13T18:23:04Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16334Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-13T18:23:04Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
Agrotoxic theme workshop : contributions to the teaching and learning process in natural sciences.
title Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
spellingShingle Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
Brum, Jacqueline Silveira
title_short Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
title_full Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
title_fullStr Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
title_full_unstemmed Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
title_sort Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
author Brum, Jacqueline Silveira
author_facet Brum, Jacqueline Silveira
Miranda, Ana Carolina Gomes
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
author_role author
author2 Miranda, Ana Carolina Gomes
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Jacqueline Silveira
Miranda, Ana Carolina Gomes
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
description A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática agrotóxico. Dessa forma, possui como objetivo favorecer o processo de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza, a partir da discussão de temas socioambientais intimamente relacionados com a realidade dos educandos investigados. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados e para análise dos dados coletados, utilizou-se as etapas metodológicas propostas por Bardin (1994). Diante disso, os resultados revelaram que as oficinas temáticas possuem potencial para contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-13T18:22:53Z
2023-03-13T18:22:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRUM, J. S.; MIRANDA, A. C. G.; MOURA, A. C. de O. S. de. Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 508-528, fev./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103#:~:text=A%20partir%20do%20estudo%20realizado,apoio%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos.>. Acesso em: 11 out. 2022..
2595-4520
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103
identifier_str_mv BRUM, J. S.; MIRANDA, A. C. G.; MOURA, A. C. de O. S. de. Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 508-528, fev./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103#:~:text=A%20partir%20do%20estudo%20realizado,apoio%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos.>. Acesso em: 11 out. 2022..
2595-4520
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002812773105664