Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334 https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática agrotóxico. Dessa forma, possui como objetivo favorecer o processo de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza, a partir da discussão de temas socioambientais intimamente relacionados com a realidade dos educandos investigados. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados e para análise dos dados coletados, utilizou-se as etapas metodológicas propostas por Bardin (1994). Diante disso, os resultados revelaram que as oficinas temáticas possuem potencial para contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos em sala de aula. |
id |
UFOP_e662dee798977dfb167e7cd0be3ada5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16334 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza.Agrotoxic theme workshop : contributions to the teaching and learning process in natural sciences.A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática agrotóxico. Dessa forma, possui como objetivo favorecer o processo de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza, a partir da discussão de temas socioambientais intimamente relacionados com a realidade dos educandos investigados. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados e para análise dos dados coletados, utilizou-se as etapas metodológicas propostas por Bardin (1994). Diante disso, os resultados revelaram que as oficinas temáticas possuem potencial para contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos em sala de aula.The research developed in this work has a predominantly qualitative character. The intervention was carried out in a Municipal Elementary School, in Dom Pedrito/RS, with twenty-one (21) seventh-year students to participate in the development of the thematic workshop: “pesticides”. In this way, it aims to favor the learning process of the contents of natural sciences, from the discussion of socio-environmental themes closely related to the reality of the investigated students. Questionnaires were used as instruments for data collection and to analyze the collected data, the methodological steps proposed by Bardin (1994) were used. Therefore, the results revealed that thematic workshops have the potential to significantly contribute to the construction of knowledge in the classroom2023-03-13T18:22:53Z2023-03-13T18:22:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRUM, J. S.; MIRANDA, A. C. G.; MOURA, A. C. de O. S. de. Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 508-528, fev./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103#:~:text=A%20partir%20do%20estudo%20realizado,apoio%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos.>. Acesso em: 11 out. 2022..2595-4520http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103O periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1973>. Acesso em: 26 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessBrum, Jacqueline SilveiraMiranda, Ana Carolina GomesMoura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-13T18:23:04Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16334Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-13T18:23:04Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Agrotoxic theme workshop : contributions to the teaching and learning process in natural sciences. |
title |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. |
spellingShingle |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Brum, Jacqueline Silveira |
title_short |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. |
title_full |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. |
title_fullStr |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. |
title_full_unstemmed |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. |
title_sort |
Oficina temática agrotóxico : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. |
author |
Brum, Jacqueline Silveira |
author_facet |
Brum, Jacqueline Silveira Miranda, Ana Carolina Gomes Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Ana Carolina Gomes Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brum, Jacqueline Silveira Miranda, Ana Carolina Gomes Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de |
description |
A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática agrotóxico. Dessa forma, possui como objetivo favorecer o processo de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza, a partir da discussão de temas socioambientais intimamente relacionados com a realidade dos educandos investigados. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados e para análise dos dados coletados, utilizou-se as etapas metodológicas propostas por Bardin (1994). Diante disso, os resultados revelaram que as oficinas temáticas possuem potencial para contribuir de forma significativa na construção de conhecimentos em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-03-13T18:22:53Z 2023-03-13T18:22:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRUM, J. S.; MIRANDA, A. C. G.; MOURA, A. C. de O. S. de. Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 508-528, fev./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103#:~:text=A%20partir%20do%20estudo%20realizado,apoio%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos.>. Acesso em: 11 out. 2022.. 2595-4520 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334 https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103 |
identifier_str_mv |
BRUM, J. S.; MIRANDA, A. C. G.; MOURA, A. C. de O. S. de. Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 508-528, fev./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103#:~:text=A%20partir%20do%20estudo%20realizado,apoio%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos.>. Acesso em: 11 out. 2022.. 2595-4520 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16334 https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002812773105664 |