Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Maria Cecilia Bueno
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/570
Resumo: Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Tomamos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Siqueira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisadores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.
id UFPA-6_03ff191eec18bd7239649eb1fa010489
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/570
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensinoProposta curricularMatemática a ensinarMatemática para ensinarEste artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Tomamos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Siqueira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisadores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/57010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023006.id570REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e20230062675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/570/515Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFischer, Maria Cecilia Bueno2023-11-09T00:50:30Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/570Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-11-09T00:50:30Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
title Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
spellingShingle Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
Fischer, Maria Cecilia Bueno
Proposta curricular
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
title_short Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
title_full Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
title_fullStr Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
title_full_unstemmed Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
title_sort Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino
author Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_facet Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Maria Cecilia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta curricular
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
topic Proposta curricular
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
description Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Tomamos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Siqueira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisadores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/570
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023006.id570
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/570
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023006.id570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/570/515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e2023006
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002258776064