CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Levy, Lênio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Furtado de Oliveira, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298
Resumo: O presente trabalho focaliza práticas docentes levadas a efeito em uma escola pública estadual localizada no bairro de São Brás, em Belém, Pará, no período de outubro a dezembro de 2013. Foram analisadas duas turmas compostas por alunos do 5.º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Observou-se se as professoras das turmas citadas utilizavam em suas aulas de Matemática aspectos da cultura amazônica e/ou se elas deixavam que esses aspectos, de alguma forma, transparecessem em  suas  dinâmicas  pedagógicas.  O  objetivo  de  investigação  foi  analisar  que  repercussões  o contexto amazônico exerce na constituição de saberes matemáticos e de saberes pedagógicos do conteúdo expressos por tais professoras.
id UFPA-6_fdd0bf038c492fad38877781e9595c09
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/298
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGALContexto amazônicoSaberes docentesSaberes matemáticosEscola públicaO presente trabalho focaliza práticas docentes levadas a efeito em uma escola pública estadual localizada no bairro de São Brás, em Belém, Pará, no período de outubro a dezembro de 2013. Foram analisadas duas turmas compostas por alunos do 5.º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Observou-se se as professoras das turmas citadas utilizavam em suas aulas de Matemática aspectos da cultura amazônica e/ou se elas deixavam que esses aspectos, de alguma forma, transparecessem em  suas  dinâmicas  pedagógicas.  O  objetivo  de  investigação  foi  analisar  que  repercussões  o contexto amazônico exerce na constituição de saberes matemáticos e de saberes pedagógicos do conteúdo expressos por tais professoras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298/299Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Levy, LênioFurtado de Oliveira, Isabela2022-10-15T13:37:35Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/298Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:37:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
title CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
spellingShingle CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
Fernandes Levy, Lênio
Contexto amazônico
Saberes docentes
Saberes matemáticos
Escola pública
title_short CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
title_full CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
title_fullStr CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
title_full_unstemmed CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
title_sort CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
author Fernandes Levy, Lênio
author_facet Fernandes Levy, Lênio
Furtado de Oliveira, Isabela
author_role author
author2 Furtado de Oliveira, Isabela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Levy, Lênio
Furtado de Oliveira, Isabela
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto amazônico
Saberes docentes
Saberes matemáticos
Escola pública
topic Contexto amazônico
Saberes docentes
Saberes matemáticos
Escola pública
description O presente trabalho focaliza práticas docentes levadas a efeito em uma escola pública estadual localizada no bairro de São Brás, em Belém, Pará, no período de outubro a dezembro de 2013. Foram analisadas duas turmas compostas por alunos do 5.º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Observou-se se as professoras das turmas citadas utilizavam em suas aulas de Matemática aspectos da cultura amazônica e/ou se elas deixavam que esses aspectos, de alguma forma, transparecessem em  suas  dinâmicas  pedagógicas.  O  objetivo  de  investigação  foi  analisar  que  repercussões  o contexto amazônico exerce na constituição de saberes matemáticos e de saberes pedagógicos do conteúdo expressos por tais professoras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298/299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003637653504