CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298 |
Resumo: | O presente trabalho focaliza práticas docentes levadas a efeito em uma escola pública estadual localizada no bairro de São Brás, em Belém, Pará, no período de outubro a dezembro de 2013. Foram analisadas duas turmas compostas por alunos do 5.º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Observou-se se as professoras das turmas citadas utilizavam em suas aulas de Matemática aspectos da cultura amazônica e/ou se elas deixavam que esses aspectos, de alguma forma, transparecessem em suas dinâmicas pedagógicas. O objetivo de investigação foi analisar que repercussões o contexto amazônico exerce na constituição de saberes matemáticos e de saberes pedagógicos do conteúdo expressos por tais professoras. |
id |
UFPA-6_fdd0bf038c492fad38877781e9595c09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/298 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGALContexto amazônicoSaberes docentesSaberes matemáticosEscola públicaO presente trabalho focaliza práticas docentes levadas a efeito em uma escola pública estadual localizada no bairro de São Brás, em Belém, Pará, no período de outubro a dezembro de 2013. Foram analisadas duas turmas compostas por alunos do 5.º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Observou-se se as professoras das turmas citadas utilizavam em suas aulas de Matemática aspectos da cultura amazônica e/ou se elas deixavam que esses aspectos, de alguma forma, transparecessem em suas dinâmicas pedagógicas. O objetivo de investigação foi analisar que repercussões o contexto amazônico exerce na constituição de saberes matemáticos e de saberes pedagógicos do conteúdo expressos por tais professoras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298REMATEC; v. 10 n. 19 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298/299Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Levy, LênioFurtado de Oliveira, Isabela2022-10-15T13:37:35Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/298Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:37:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL |
title |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL |
spellingShingle |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL Fernandes Levy, Lênio Contexto amazônico Saberes docentes Saberes matemáticos Escola pública |
title_short |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL |
title_full |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL |
title_fullStr |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL |
title_full_unstemmed |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL |
title_sort |
CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL |
author |
Fernandes Levy, Lênio |
author_facet |
Fernandes Levy, Lênio Furtado de Oliveira, Isabela |
author_role |
author |
author2 |
Furtado de Oliveira, Isabela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Levy, Lênio Furtado de Oliveira, Isabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto amazônico Saberes docentes Saberes matemáticos Escola pública |
topic |
Contexto amazônico Saberes docentes Saberes matemáticos Escola pública |
description |
O presente trabalho focaliza práticas docentes levadas a efeito em uma escola pública estadual localizada no bairro de São Brás, em Belém, Pará, no período de outubro a dezembro de 2013. Foram analisadas duas turmas compostas por alunos do 5.º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Observou-se se as professoras das turmas citadas utilizavam em suas aulas de Matemática aspectos da cultura amazônica e/ou se elas deixavam que esses aspectos, de alguma forma, transparecessem em suas dinâmicas pedagógicas. O objetivo de investigação foi analisar que repercussões o contexto amazônico exerce na constituição de saberes matemáticos e de saberes pedagógicos do conteúdo expressos por tais professoras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298/299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 19 (2015) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003637653504 |