The critic in the mathematics teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628 |
Resumo: | The speech related to Mathematics is dispersed through voices and in the senses that students and teachers may have access, interfering in the Mathematics teaching/learning. This speech constituted a discourse memory, perpetuating itself through the subjects' statements, there we can find the possibility of resignifying It |
id |
UFPA-7_73b78d49eba0c81322f00d83c758af55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1628 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The critic in the mathematics teachingA crítica ao ensino de matemáticamathematics teaching/learning; learning difficulty; speechensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discursoThe speech related to Mathematics is dispersed through voices and in the senses that students and teachers may have access, interfering in the Mathematics teaching/learning. This speech constituted a discourse memory, perpetuating itself through the subjects' statements, there we can find the possibility of resignifying ItO discurso que fala da matemática está disperso nas vozes e nos lugares de significação a que aluno e professor têm acesso, interferindo no ensino e na aprendizagem da disciplina. Esse discurso constitui-se como memória discursiva, perpetuando-se através das enunciações pelos sujeitos. É nestas enunciações que se encontra a possibilidade de re-significar a matemática.Universidade Federal do ParáSilva, Marisa Rosâni Abreu da2006-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/162810.18542/amazrecm.v2i0.1628Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 2 (2006); 1-7Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 2 (2006); 1-72317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628/2065/*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/BARUK, Stella. Insucessos e Matemáticas. Lisboa /Portugal: Relógio D' Água Editores, 1996./*ref*/BEAN, Dale. O que é modelagem matemática? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, n. 9/10, p. 49, 2001./*ref*/GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Autores Associados, 1998./*ref*/KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1987./*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. Para além de bem e de mal. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores)/*ref*/PAIN, Sara. Aarte e a construção do conhecimento. Revista do GEEMPA, n. 1, p. 19-27, jul., 1993./*ref*/SILVEIRA, Marisa R. Abreu da. A interpretação da matemática na escola, no dizer dos alunos: ressonâncias do sentido de “dificuldade”. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Dissertação (Mestrado)./*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 2000./*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Rio de Janeiro : Coleção Pensamento Humano, 1996./*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Madrid: Alianza Editorial, 1987.Direitos autorais 2006 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:07Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1628Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:07Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The critic in the mathematics teaching A crítica ao ensino de matemática |
title |
The critic in the mathematics teaching |
spellingShingle |
The critic in the mathematics teaching Silva, Marisa Rosâni Abreu da mathematics teaching/learning; learning difficulty; speech ensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discurso |
title_short |
The critic in the mathematics teaching |
title_full |
The critic in the mathematics teaching |
title_fullStr |
The critic in the mathematics teaching |
title_full_unstemmed |
The critic in the mathematics teaching |
title_sort |
The critic in the mathematics teaching |
author |
Silva, Marisa Rosâni Abreu da |
author_facet |
Silva, Marisa Rosâni Abreu da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marisa Rosâni Abreu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mathematics teaching/learning; learning difficulty; speech ensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discurso |
topic |
mathematics teaching/learning; learning difficulty; speech ensino e aprendizagem da matemática; dificuldades de aprendizagem; discurso |
description |
The speech related to Mathematics is dispersed through voices and in the senses that students and teachers may have access, interfering in the Mathematics teaching/learning. This speech constituted a discourse memory, perpetuating itself through the subjects' statements, there we can find the possibility of resignifying It |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628 10.18542/amazrecm.v2i0.1628 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v2i0.1628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1628/2065 /*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. /*ref*/BARUK, Stella. Insucessos e Matemáticas. Lisboa /Portugal: Relógio D' Água Editores, 1996. /*ref*/BEAN, Dale. O que é modelagem matemática? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, n. 9/10, p. 49, 2001. /*ref*/GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Autores Associados, 1998. /*ref*/KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1987. /*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. Para além de bem e de mal. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores) /*ref*/PAIN, Sara. Aarte e a construção do conhecimento. Revista do GEEMPA, n. 1, p. 19-27, jul., 1993. /*ref*/SILVEIRA, Marisa R. Abreu da. A interpretação da matemática na escola, no dizer dos alunos: ressonâncias do sentido de “dificuldade”. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Dissertação (Mestrado). /*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 2000. /*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Rio de Janeiro : Coleção Pensamento Humano, 1996. /*ref*/WITTGENSTEIN, Ludwig. Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Madrid: Alianza Editorial, 1987. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2006 CC-BY info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2006 CC-BY |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 2 (2006); 1-7 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 2 (2006); 1-7 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465149014147072 |