The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14708 |
Resumo: | In the context of disputes and quests for advancements in education, public policies for teacher education emerge, such as PIBID, aiming to contribute to the initial education of teachers, improvements in basic education, and the valorization of the teaching profession. The objective of this work was to investigate the perspectives on teacher education present in the program's calls for proposals and briefly narrate its history. The manuscript was constructed from the documentary analysis of the decree that established the program, the public call of 2007 during the Lula government, and the calls for proposals of 2018 and 2020 during the Temer and Bolsonaro governments, respectively. Through the conducted analyses, it was found that PIBID is a potential program to contribute to teacher education. However, there are some reservations that we need to pay attention to so that this education can be, within the possibilities, integral. |
id |
UFPA-7_bf03405cefd07ce8c86e477cf9702a34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14708 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contextsAs perspectivas de formação de professores presente nos editais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em diferentes contextos políticosinitial teacher education; PIBID; public policies.formação inicial de professores; PIBID; políticas públicas.In the context of disputes and quests for advancements in education, public policies for teacher education emerge, such as PIBID, aiming to contribute to the initial education of teachers, improvements in basic education, and the valorization of the teaching profession. The objective of this work was to investigate the perspectives on teacher education present in the program's calls for proposals and briefly narrate its history. The manuscript was constructed from the documentary analysis of the decree that established the program, the public call of 2007 during the Lula government, and the calls for proposals of 2018 and 2020 during the Temer and Bolsonaro governments, respectively. Through the conducted analyses, it was found that PIBID is a potential program to contribute to teacher education. However, there are some reservations that we need to pay attention to so that this education can be, within the possibilities, integral.No contexto de disputas e buscas por avanços na Educação, surgem as políticas públicas de formação docente, como o PIBID, objetivando contribuir com a formação inicial de professores e melhorias para a educação básica e valorizar o magistério. O objetivo deste trabalho foi investigar as perspectivas de formação de professores contidas nos editais do programa e narrar brevemente sua história. O manuscrito foi construído a partir da análise documental da portaria que instituiu o programa, da chamada pública de 2007, no governo Lula, e dos editais de 2018 e 2020, no governo Temer e Bolsonaro, respectivamente. Por meio das análises realizadas, constatou-se que o PIBID é um programa potencial em contribuir para a formação docente. Porém, ficam algumas ressalvas que precisamos nos atentar para que esta formação seja, dentro das possibilidades, integral.Universidade Federal do ParáBarbosa, Brenda dos SantosSantos, Jane Darley Alves dos2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1470810.18542/amazrecm.v19i43.14708Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 68-81Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 68-812317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14708/10731/*ref*/BALL, S. J. Diretrizes Políticas Globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2014./*ref*/BRASIL. Casa Civil. Implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: Decreto n.º 6.094, de 24 de abril de 2007; Brasília, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 26/03/2023./*ref*/BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11502.htm. Acesso em: 28/03/2023./*ref*/BRASIL.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 7/2018. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2018. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-7-2018-pibid-pdf. Acesso em: 11/04/2023./*ref*/BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 2/2020. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2020. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em: 22/04/2023./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE, de 12 de dezembro de 2007. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-pibid-pdf. Acesso em: 02/04/2023./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n.º 38, de 12 de dezembro de 2007. Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência, Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 17/01/2023./*ref*/CARLOMAGNO, M.C.; ROCHA, L.C. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, p.173-188, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/politica/article/view/45771/28756. Acesso em: 02/05/2023./*ref*/CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 295-316, 2008./*ref*/CHAPANI, D. T.; SANTOS, B. F. Formação de professores na interface universidade-escola: possibilidades contidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). In: PEREZ, L. F. M.; BARRAGÁN, I. G. (Orgs.). Formação de professores e questões sociocientíficas: experiências e desafios na interface universidade e escola. Ijuí: Editora Unijuí, 2016./*ref*/FERREIRA, J. R. R. et al. Formação inicial e educação básica: qual o papel do Pibid nesta relação?. Revista Espacios, [S. l.], v. 38, n. 10, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n10/17381016.html. Acesso em: 01/05/2023./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/FRANCO, F. C. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: FRANCO, F. C. et al. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, p. 33-36, 2000./*ref*/GARRIDO, E. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/GRESPAN, J. Marx: uma introdução. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2021./*ref*/GUARNIERI, M. R. O professor iniciante e o trabalho com as diferenças dos alunos. In: ANDRÉ, M. E. D. A. Pedagogia das diferenças na sala de aula. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007./*ref*/PARENTE, A. G. L.; ALVES, J. M. A pesquisa da prática pedagógica em aulas de ciências por bolsistas do PIBID. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática,v.16, n. 36, 2020. p. 263-280. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8264. Acesso em: 22/04/2023./*ref*/PEREIRA, N. M.; GRAEBIN, C. M. G. Abordagem temática no ensino de história. In: BARROSO, V. L. M. et al. (Org.). Ensino de história. Desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST/ Exclamação: ANPHU/RS, 2010. p. 169-183./*ref*/RAIMANN, E.; GUARDA, J. A. da. O Pibid na formação inicial e inserção à docência da educação básica. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, [S. l.], v. 8, n. 1, 2020. DOI: 10.29327/210932.8.1-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756. Acesso em: 01/05/2023./*ref*/ROSSI, P. et al. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2019. Vol. 40 (dez., 2019), p. 1-20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1662695. Acesso em: 16/05/2023./*ref*/SAIBA o que foi e como funcionou o Plano de Desenvolvimento da Educação. Todos pela educação, 2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/saiba-o-que-e-e-como-funciona-o-plano-de-desenvolvimento-da-educacao/. Acesso em: 08/04/2023./*ref*/SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, jul., 2009. SILVA, L. P. da, NETO, D. R. N. Percepções sobre ser professor e motivações de calouros do curso de licenciatura em química para o ingresso no PIBID. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 237–257, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i1.2224. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2224. Acesso em: 01/05/2023./*ref*/SOUZA, J. C. S. de; SANTOS, M. C. Contexto histórico da educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 19, nº 12, 25 de junho de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/12/contexto-historico-da-educacao-brasileira. Acesso em: 26/03/2023./*ref*/TORRIGLIA, P. L. A formação docente no contexto histórico político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T20:52:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14708Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-02-06T20:52:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts As perspectivas de formação de professores presente nos editais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em diferentes contextos políticos |
title |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts |
spellingShingle |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts Barbosa, Brenda dos Santos initial teacher education; PIBID; public policies. formação inicial de professores; PIBID; políticas públicas. |
title_short |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts |
title_full |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts |
title_fullStr |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts |
title_full_unstemmed |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts |
title_sort |
The perspectives on teacher education present in the calls for proposals of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in different political contexts |
author |
Barbosa, Brenda dos Santos |
author_facet |
Barbosa, Brenda dos Santos Santos, Jane Darley Alves dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jane Darley Alves dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Brenda dos Santos Santos, Jane Darley Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
initial teacher education; PIBID; public policies. formação inicial de professores; PIBID; políticas públicas. |
topic |
initial teacher education; PIBID; public policies. formação inicial de professores; PIBID; políticas públicas. |
description |
In the context of disputes and quests for advancements in education, public policies for teacher education emerge, such as PIBID, aiming to contribute to the initial education of teachers, improvements in basic education, and the valorization of the teaching profession. The objective of this work was to investigate the perspectives on teacher education present in the program's calls for proposals and briefly narrate its history. The manuscript was constructed from the documentary analysis of the decree that established the program, the public call of 2007 during the Lula government, and the calls for proposals of 2018 and 2020 during the Temer and Bolsonaro governments, respectively. Through the conducted analyses, it was found that PIBID is a potential program to contribute to teacher education. However, there are some reservations that we need to pay attention to so that this education can be, within the possibilities, integral. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14708 10.18542/amazrecm.v19i43.14708 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14708 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v19i43.14708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14708/10731 /*ref*/BALL, S. J. Diretrizes Políticas Globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2014. /*ref*/BRASIL. Casa Civil. Implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: Decreto n.º 6.094, de 24 de abril de 2007; Brasília, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 26/03/2023. /*ref*/BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11502.htm. Acesso em: 28/03/2023. /*ref*/BRASIL.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 7/2018. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2018. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-7-2018-pibid-pdf. Acesso em: 11/04/2023. /*ref*/BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 2/2020. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2020. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em: 22/04/2023. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE, de 12 de dezembro de 2007. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-pibid-pdf. Acesso em: 02/04/2023. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n.º 38, de 12 de dezembro de 2007. Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência, Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 17/01/2023. /*ref*/CARLOMAGNO, M.C.; ROCHA, L.C. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, p.173-188, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/politica/article/view/45771/28756. Acesso em: 02/05/2023. /*ref*/CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 295-316, 2008. /*ref*/CHAPANI, D. T.; SANTOS, B. F. Formação de professores na interface universidade-escola: possibilidades contidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). In: PEREZ, L. F. M.; BARRAGÁN, I. G. (Orgs.). Formação de professores e questões sociocientíficas: experiências e desafios na interface universidade e escola. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. /*ref*/FERREIRA, J. R. R. et al. Formação inicial e educação básica: qual o papel do Pibid nesta relação?. Revista Espacios, [S. l.], v. 38, n. 10, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n10/17381016.html. Acesso em: 01/05/2023. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. /*ref*/FRANCO, F. C. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: FRANCO, F. C. et al. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, p. 33-36, 2000. /*ref*/GARRIDO, E. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018. /*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. /*ref*/GRESPAN, J. Marx: uma introdução. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2021. /*ref*/GUARNIERI, M. R. O professor iniciante e o trabalho com as diferenças dos alunos. In: ANDRÉ, M. E. D. A. Pedagogia das diferenças na sala de aula. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007. /*ref*/PARENTE, A. G. L.; ALVES, J. M. A pesquisa da prática pedagógica em aulas de ciências por bolsistas do PIBID. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática,v.16, n. 36, 2020. p. 263-280. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8264. Acesso em: 22/04/2023. /*ref*/PEREIRA, N. M.; GRAEBIN, C. M. G. Abordagem temática no ensino de história. In: BARROSO, V. L. M. et al. (Org.). Ensino de história. Desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST/ Exclamação: ANPHU/RS, 2010. p. 169-183. /*ref*/RAIMANN, E.; GUARDA, J. A. da. O Pibid na formação inicial e inserção à docência da educação básica. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, [S. l.], v. 8, n. 1, 2020. DOI: 10.29327/210932.8.1-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756. Acesso em: 01/05/2023. /*ref*/ROSSI, P. et al. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2019. Vol. 40 (dez., 2019), p. 1-20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1662695. Acesso em: 16/05/2023. /*ref*/SAIBA o que foi e como funcionou o Plano de Desenvolvimento da Educação. Todos pela educação, 2018. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/saiba-o-que-e-e-como-funciona-o-plano-de-desenvolvimento-da-educacao/. Acesso em: 08/04/2023. /*ref*/SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, jul., 2009. SILVA, L. P. da, NETO, D. R. N. Percepções sobre ser professor e motivações de calouros do curso de licenciatura em química para o ingresso no PIBID. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 237–257, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i1.2224. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2224. Acesso em: 01/05/2023. /*ref*/SOUZA, J. C. S. de; SANTOS, M. C. Contexto histórico da educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 19, nº 12, 25 de junho de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/12/contexto-historico-da-educacao-brasileira. Acesso em: 26/03/2023. /*ref*/TORRIGLIA, P. L. A formação docente no contexto histórico político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 68-81 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 68-81 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465146572013568 |