Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Ana Cláudia de Melo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: da Silva, Francisco Hermes Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1710
Resumo: The relation of teachers with the blackboard and the practical skills teachers developed in the educational process was and still is subject little discussed in the setting of educational research, because for a long time, the blackboard was synonymous of traditional and bank education and without any possibility of transformation didactic. The objective this work is to show important results on the subject, from the voices of some trainers of mathematics' teachers of Para, since the research identified in the constitution of trainers, personal and collective influences about particular knowledge to how use the blackboard as tool mediation in the educational space. At times and in different discourses, the blackboard was regarded as "auxiliary memory" of the construction of mathematical reasoning, and, for some trainers, mathematics is essentially visual. Thus, this article aims to contribute to theoretical discussions from the action in the classroom
id UFPA-7_f9c01342b9a470748be0363eec806859
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1710
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relationsA matemática, o quadro de escrever e os formadores de professores de matemática: Interpretando relaçõesteachers education; mathematics education; blackboard; experiential knowledge teachersformação de professores; educação matemática; quadro de escrever; saberes experienciais docentesThe relation of teachers with the blackboard and the practical skills teachers developed in the educational process was and still is subject little discussed in the setting of educational research, because for a long time, the blackboard was synonymous of traditional and bank education and without any possibility of transformation didactic. The objective this work is to show important results on the subject, from the voices of some trainers of mathematics' teachers of Para, since the research identified in the constitution of trainers, personal and collective influences about particular knowledge to how use the blackboard as tool mediation in the educational space. At times and in different discourses, the blackboard was regarded as "auxiliary memory" of the construction of mathematical reasoning, and, for some trainers, mathematics is essentially visual. Thus, this article aims to contribute to theoretical discussions from the action in the classroomA relação dos professores com o quadro de escrever e saberes práticos docentes desenvolvidos no processo educacional foi e ainda é assunto pouco discutido no cenário da pesquisa educacional, pois, por muito tempo, o quadro de escrever era sinônimo de uma educação bancária e tradicional, sem qualquer possibilidade de transformação didática. O objetivo deste trabalho é mostrar resultados importantes sobre a temática, a partir das vozes de alguns formadores de professores de matemática do Pará, uma vez que a pesquisa identificou na constituição de formadores influências pessoais e coletivas sobre saberes particulares em como utilizar o quadro como instrumento de mediação no espaço educacional. Por vezes, e em discursos diferentes, o quadro foi lembrado como “memória auxiliar” da construção do raciocínio matemático, sendo que, para alguns formadores, a matemática é essencialmente visual. Desse modo, este artigo objetiva contribuir para as discussões teóricas provenientes da ação em sala de aula.Universidade Federal do ParáSanches, Ana Cláudia de Meloda Silva, Francisco Hermes Santos2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/171010.18542/amazrecm.v5i0.1710Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 1-10Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 1-102317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1710/2115/*ref*/ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003 (Questões da nossa época)./*ref*/BOGDAN, Robert C. E BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: porto editora, 1994. (Colecção Ciências da Educação)./*ref*/CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; MELO, Maria Taís de. final, o que é tecnologia educacional ? ( disponível no site: www.ifce.com.br, acessado em 14/10/2004)/*ref*/CORTELAZZO,. , disponível no site www.boaaula.com.br/iolanda/dissertação/redecom1.htm. acessado em 20/08/2004./*ref*/DOROCINSKI, Solange Inês, A ressignificação das tecnologias educativas. Ver. PEC, Curitiba, v.2, n°1, p. 61-65, Jul.2001-Jul.2002./*ref*/FORMAÇÃO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini-dicionário da língua portuguesa. 4. Ed. Ver. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 328./*ref*/GOMES , Alex Sandro. Abordagem instrumental da aprendizagem de matemática mediada por materiais pedagógicos. http://www.sbem.com.br/ANAIS/VII%20/EN EM/ARQUIVOS/comun-87.pdf/*ref*/COSTA, Gilvan Luiz Machado. O professor de matemática e as tecnologias de informação e comunicação: abrindo caminho para uma nova cultura profissional.Tese de doutorado. Biblioteca virtual da UNICAMP: 2004. Disponível em <://www.unicamp.br.>. Acesso em: 1 dez 2004./*ref*/GONÇALVES, Tadeu Oliver. Formação e desenvolvimento profissional de professores de matemática: alguns pressupostos. Tese de doutorado. Campinas: UNICAMP, 2000./*ref*/LIMA E VALVERDE Niels Fontes Lima e Elinoel Júlio dos Santos Valverde. Quadronegro animado. Departamento de Ciências Aplicadas. Cefet-Ba. Disponível no site: acessado em 18/08/2005./*ref*/MACHADO, Nilson José. Comunicação na escola: dos quadros-de-giz aos mídias eletrônicos. In: MACHADO, Nilson José. Matemática e educação: Alegorias, tecnologia e temas afins. São Paulo: Cortez, 1992. (questões de nossa época; 2)./*ref*/MARCELO GARCIA, CARLOS. Formação de professores: para uma mudança significativa. Porto – Portugal: Porto Editora Ltda., 1999./*ref*/MICCIONE, Jani Moraes. O quadro de escrever como mediador para a construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula. Belém: [1.n], 2006. Dissertçaõ de Mestrado. (98p.)/*ref*/MEDINA, João Paulo Subira. Educação física cuida do corpo... E mente. São Paulo: Papirus, 1999./*ref*/OLIVEIRA, Hélia Margarida e PONTE, João Pedro da. Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional de professores de matemática. Disponível no site < > Acessado em 14/08/2004./*ref*/PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores - Pesquisa representações e poder. Belo Horizonte:Autêntica, 2000./*ref*/PONTE, João Pedro da. Da formação ao desenvolvimento profissional. Conferência plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 98, realizado em Guimarães. Publicado In Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. Disponível no site www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docspt/98-profmat.rtf>. Acessado em 14/08/2004./*ref*/PONTE, João Pedro da. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Disponível no site: www.portugaljovem.net. Acessado em 14/08/2004./*ref*/SACRISTAN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação do professor. Interação. Revista da Faculdade de Educação da UFG, 25 (2):81-87, jul/dez de 2000./*ref*/SACRISTÁN, J. Gimeno & GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre - RS:Artes Médicas, 1996./*ref*/SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992./*ref*/SHULMAN, Lee. Aqueles que compreendem o conhecimento cresce no ensino. . In: Educational Research February, 1986 p. 04-14. Tradução: VALIM, Terezinha & GONÇALVES, Tadeu Oliver./*ref*/TARDIF, MAURICE. Saberes docentes e formação profissional. 5ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002./*ref*/TARDIF, MAURICE & LESSARD. Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005./*ref*/TECNOLOGIA. In: FERREIRA, Aurélio Buarque De Holanda. Mini-dicionário da língua portuguesa. 4. Ed. Ver. Ampliada. Rio De Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 664./*ref*/TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, 1987./*ref*/ZABALA, Antoni. como ensinar Tradução: Ernani F. da Rosa. Porto Alegre:ArtMed, 1998./*ref*/ZEICHNER, K.M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa Professores, 1993.Direitos autorais 2009 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:10Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1710Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:10Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
A matemática, o quadro de escrever e os formadores de professores de matemática: Interpretando relações
title Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
spellingShingle Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
Sanches, Ana Cláudia de Melo
teachers education; mathematics education; blackboard; experiential knowledge teachers
formação de professores; educação matemática; quadro de escrever; saberes experienciais docentes
title_short Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
title_full Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
title_fullStr Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
title_full_unstemmed Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
title_sort Math, blackboard and the trainers of mathematics' teachers: interpreting relations
author Sanches, Ana Cláudia de Melo
author_facet Sanches, Ana Cláudia de Melo
da Silva, Francisco Hermes Santos
author_role author
author2 da Silva, Francisco Hermes Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Ana Cláudia de Melo
da Silva, Francisco Hermes Santos
dc.subject.por.fl_str_mv teachers education; mathematics education; blackboard; experiential knowledge teachers
formação de professores; educação matemática; quadro de escrever; saberes experienciais docentes
topic teachers education; mathematics education; blackboard; experiential knowledge teachers
formação de professores; educação matemática; quadro de escrever; saberes experienciais docentes
description The relation of teachers with the blackboard and the practical skills teachers developed in the educational process was and still is subject little discussed in the setting of educational research, because for a long time, the blackboard was synonymous of traditional and bank education and without any possibility of transformation didactic. The objective this work is to show important results on the subject, from the voices of some trainers of mathematics' teachers of Para, since the research identified in the constitution of trainers, personal and collective influences about particular knowledge to how use the blackboard as tool mediation in the educational space. At times and in different discourses, the blackboard was regarded as "auxiliary memory" of the construction of mathematical reasoning, and, for some trainers, mathematics is essentially visual. Thus, this article aims to contribute to theoretical discussions from the action in the classroom
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1710
10.18542/amazrecm.v5i0.1710
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1710
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v5i0.1710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1710/2115
/*ref*/ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003 (Questões da nossa época).
/*ref*/BOGDAN, Robert C. E BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: porto editora, 1994. (Colecção Ciências da Educação).
/*ref*/CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; MELO, Maria Taís de. final, o que é tecnologia educacional ? ( disponível no site: www.ifce.com.br, acessado em 14/10/2004)
/*ref*/CORTELAZZO,. , disponível no site www.boaaula.com.br/iolanda/dissertação/redecom1.htm. acessado em 20/08/2004.
/*ref*/DOROCINSKI, Solange Inês, A ressignificação das tecnologias educativas. Ver. PEC, Curitiba, v.2, n°1, p. 61-65, Jul.2001-Jul.2002.
/*ref*/FORMAÇÃO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini-dicionário da língua portuguesa. 4. Ed. Ver. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 328.
/*ref*/GOMES , Alex Sandro. Abordagem instrumental da aprendizagem de matemática mediada por materiais pedagógicos. http://www.sbem.com.br/ANAIS/VII%20/EN EM/ARQUIVOS/comun-87.pdf
/*ref*/COSTA, Gilvan Luiz Machado. O professor de matemática e as tecnologias de informação e comunicação: abrindo caminho para uma nova cultura profissional.Tese de doutorado. Biblioteca virtual da UNICAMP: 2004. Disponível em <://www.unicamp.br.>. Acesso em: 1 dez 2004.
/*ref*/GONÇALVES, Tadeu Oliver. Formação e desenvolvimento profissional de professores de matemática: alguns pressupostos. Tese de doutorado. Campinas: UNICAMP, 2000.
/*ref*/LIMA E VALVERDE Niels Fontes Lima e Elinoel Júlio dos Santos Valverde. Quadronegro animado. Departamento de Ciências Aplicadas. Cefet-Ba. Disponível no site: acessado em 18/08/2005.
/*ref*/MACHADO, Nilson José. Comunicação na escola: dos quadros-de-giz aos mídias eletrônicos. In: MACHADO, Nilson José. Matemática e educação: Alegorias, tecnologia e temas afins. São Paulo: Cortez, 1992. (questões de nossa época; 2).
/*ref*/MARCELO GARCIA, CARLOS. Formação de professores: para uma mudança significativa. Porto – Portugal: Porto Editora Ltda., 1999.
/*ref*/MICCIONE, Jani Moraes. O quadro de escrever como mediador para a construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula. Belém: [1.n], 2006. Dissertçaõ de Mestrado. (98p.)
/*ref*/MEDINA, João Paulo Subira. Educação física cuida do corpo... E mente. São Paulo: Papirus, 1999.
/*ref*/OLIVEIRA, Hélia Margarida e PONTE, João Pedro da. Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional de professores de matemática. Disponível no site < > Acessado em 14/08/2004.
/*ref*/PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores - Pesquisa representações e poder. Belo Horizonte:Autêntica, 2000.
/*ref*/PONTE, João Pedro da. Da formação ao desenvolvimento profissional. Conferência plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 98, realizado em Guimarães. Publicado In Actas do ProfMat 98 (pp. 27-44). Lisboa: APM. Disponível no site www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docspt/98-profmat.rtf>. Acessado em 14/08/2004.
/*ref*/PONTE, João Pedro da. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Disponível no site: www.portugaljovem.net. Acessado em 14/08/2004.
/*ref*/SACRISTAN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação do professor. Interação. Revista da Faculdade de Educação da UFG, 25 (2):81-87, jul/dez de 2000.
/*ref*/SACRISTÁN, J. Gimeno & GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre - RS:Artes Médicas, 1996.
/*ref*/SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.
/*ref*/SHULMAN, Lee. Aqueles que compreendem o conhecimento cresce no ensino. . In: Educational Research February, 1986 p. 04-14. Tradução: VALIM, Terezinha & GONÇALVES, Tadeu Oliver.
/*ref*/TARDIF, MAURICE. Saberes docentes e formação profissional. 5ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
/*ref*/TARDIF, MAURICE & LESSARD. Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
/*ref*/TECNOLOGIA. In: FERREIRA, Aurélio Buarque De Holanda. Mini-dicionário da língua portuguesa. 4. Ed. Ver. Ampliada. Rio De Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 664.
/*ref*/TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, 1987.
/*ref*/ZABALA, Antoni. como ensinar Tradução: Ernani F. da Rosa. Porto Alegre:ArtMed, 1998.
/*ref*/ZEICHNER, K.M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa Professores, 1993.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 1-10
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 1-10
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145883099136