THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar como a política curricular da Educação Infantil tem se efetivado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas de João Pessoa/PB a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A pesquisa documental foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem sociohistórica e da sociologia da infância. Como técnica, utilizou a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que a política curricular local de educação infantil segue na perspectiva das reformas neoliberais que se utiliza de um discurso inicialmente respaldado pelos marcos que compreendem a educação infantil a partir dos avanços e conquistas dos últimos anos, entretanto nos arranjos estruturais conduzem a uma prática tecnicista e prescritiva. Apesar de não haver uma Proposta Curricular para a Educação Infantil, mas, apenas Diretrizes para o trabalho pedagógico, constatamos nelas um excessivo direcionamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos(as) professores(as). O quantitativo de “modelos” a serem seguidos na construção das propostas de atividades reforçam a sua natureza prescritiva, com pouca ou nenhuma participação dos(as) professores(as). |
id |
UFPB-11_efedbce0aa3e0571eecc822d042355a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/66419 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessáriasEL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN INFANTIL DE JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: REFLEXIONES NECESARIAS: reflexões necessáriasO currículo da Educação Infantil de João Pessoa/PB pós-BNCC-EI:: reflexões necessáriasEarly Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao PessoaEducación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa.Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João PessoaO artigo tem como objetivo analisar como a política curricular da Educação Infantil tem se efetivado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas de João Pessoa/PB a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A pesquisa documental foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem sociohistórica e da sociologia da infância. Como técnica, utilizou a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que a política curricular local de educação infantil segue na perspectiva das reformas neoliberais que se utiliza de um discurso inicialmente respaldado pelos marcos que compreendem a educação infantil a partir dos avanços e conquistas dos últimos anos, entretanto nos arranjos estruturais conduzem a uma prática tecnicista e prescritiva. Apesar de não haver uma Proposta Curricular para a Educação Infantil, mas, apenas Diretrizes para o trabalho pedagógico, constatamos nelas um excessivo direcionamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos(as) professores(as). O quantitativo de “modelos” a serem seguidos na construção das propostas de atividades reforçam a sua natureza prescritiva, com pouca ou nenhuma participação dos(as) professores(as).Editora da UFPB2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6641910.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023462359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419/37826Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Viana Santos, Francineide Dias, Adelaide AlvesGonzaga Barboza, Kaline2023-06-19T15:03:17Zoai:periodicos.ufpb.br:article/66419Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-06-19T15:03:17Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN INFANTIL DE JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: REFLEXIONES NECESARIAS: reflexões necessárias O currículo da Educação Infantil de João Pessoa/PB pós-BNCC-EI:: reflexões necessárias |
title |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias |
spellingShingle |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias Ribeiro Viana Santos, Francineide Early Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao Pessoa Educación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa. Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João Pessoa |
title_short |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias |
title_full |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias |
title_fullStr |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias |
title_full_unstemmed |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias |
title_sort |
THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias |
author |
Ribeiro Viana Santos, Francineide |
author_facet |
Ribeiro Viana Santos, Francineide Dias, Adelaide Alves Gonzaga Barboza, Kaline |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Adelaide Alves Gonzaga Barboza, Kaline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Viana Santos, Francineide Dias, Adelaide Alves Gonzaga Barboza, Kaline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Early Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao Pessoa Educación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa. Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João Pessoa |
topic |
Early Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao Pessoa Educación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa. Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João Pessoa |
description |
O artigo tem como objetivo analisar como a política curricular da Educação Infantil tem se efetivado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas de João Pessoa/PB a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A pesquisa documental foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem sociohistórica e da sociologia da infância. Como técnica, utilizou a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que a política curricular local de educação infantil segue na perspectiva das reformas neoliberais que se utiliza de um discurso inicialmente respaldado pelos marcos que compreendem a educação infantil a partir dos avanços e conquistas dos últimos anos, entretanto nos arranjos estruturais conduzem a uma prática tecnicista e prescritiva. Apesar de não haver uma Proposta Curricular para a Educação Infantil, mas, apenas Diretrizes para o trabalho pedagógico, constatamos nelas um excessivo direcionamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos(as) professores(as). O quantitativo de “modelos” a serem seguidos na construção das propostas de atividades reforçam a sua natureza prescritiva, com pouca ou nenhuma participação dos(as) professores(as). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419 |
identifier_str_mv |
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419/37826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346 Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346 Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908203470848 |