Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/25051 |
Resumo: | Resumo: Neste documento são apresentados os aspectos que justicam a necessidade de se aplicar diagnóstico automático ativo seguido de intervenção imediata durante a interação de um aprendiz com um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de conceitos matemáticos. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura cientíca sobre OA que permitam a classicação de erros de generalização de conceitos, com a nalidade de enriquecer e precisar o diagnóstico. Conceitos referentes à criação de ferramentas com essas características são estabelecidos, bem como uma arquitetura baseada neles é desenvolvida. Um protótipo baseado em tal arquitetura é construído e aplicado em domínios que envolvem conceitos analíticos, como Progressões Geométricas em Fractais e Funções de Primeiro Grau. Por m, são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura. |
id |
UFPR_0efdb51f979ce15204d694a4cd5a0ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25051 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ramos, Gabriel SilvaDirene, Alexandre IbrahimUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática2011-01-25T12:27:27Z2011-01-25T12:27:27Z2011-01-25http://hdl.handle.net/1884/25051Resumo: Neste documento são apresentados os aspectos que justicam a necessidade de se aplicar diagnóstico automático ativo seguido de intervenção imediata durante a interação de um aprendiz com um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de conceitos matemáticos. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura cientíca sobre OA que permitam a classicação de erros de generalização de conceitos, com a nalidade de enriquecer e precisar o diagnóstico. Conceitos referentes à criação de ferramentas com essas características são estabelecidos, bem como uma arquitetura baseada neles é desenvolvida. Um protótipo baseado em tal arquitetura é construído e aplicado em domínios que envolvem conceitos analíticos, como Progressões Geométricas em Fractais e Funções de Primeiro Grau. Por m, são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura.application/pdfAlgoritmos de computadorDetecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_Gabriel_Ramos.pdfapplication/pdf2617071https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/1/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf2b38cfefda40a105b4a182ffcbde5383MD51open accessTEXTdissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.txtdissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.txtExtracted Texttext/plain128229https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/2/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.txtbe6741712b8fb7450bee270901826df6MD52open accessTHUMBNAILdissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.jpgdissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/3/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.jpgb82709188cccabc44f1d421109571f1aMD53open access1884/250512016-04-07 08:30:18.493open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25051Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:30:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
spellingShingle |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes Ramos, Gabriel Silva Algoritmos de computador |
title_short |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_full |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_fullStr |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_full_unstemmed |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_sort |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
author |
Ramos, Gabriel Silva |
author_facet |
Ramos, Gabriel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Direne, Alexandre Ibrahim Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Gabriel Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algoritmos de computador |
topic |
Algoritmos de computador |
description |
Resumo: Neste documento são apresentados os aspectos que justicam a necessidade de se aplicar diagnóstico automático ativo seguido de intervenção imediata durante a interação de um aprendiz com um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de conceitos matemáticos. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura cientíca sobre OA que permitam a classicação de erros de generalização de conceitos, com a nalidade de enriquecer e precisar o diagnóstico. Conceitos referentes à criação de ferramentas com essas características são estabelecidos, bem como uma arquitetura baseada neles é desenvolvida. Um protótipo baseado em tal arquitetura é construído e aplicado em domínios que envolvem conceitos analíticos, como Progressões Geométricas em Fractais e Funções de Primeiro Grau. Por m, são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-25T12:27:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-25T12:27:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/25051 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/25051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/1/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/2/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/3/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b38cfefda40a105b4a182ffcbde5383 be6741712b8fb7450bee270901826df6 b82709188cccabc44f1d421109571f1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898760798863360 |