Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25051 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direne |
id |
UFPR_0efdb51f979ce15204d694a4cd5a0ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25051 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre IbrahimRamos, Gabriel Silva2024-10-31T20:27:42Z2024-10-31T20:27:42Z2010https://hdl.handle.net/1884/25051Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ibrahim DireneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 30/08/2010Inclui referênciasResumo: Neste documento são apresentados os aspectos que justicam a necessidade de se aplicar diagnóstico automático ativo seguido de intervenção imediata durante a interação de um aprendiz com um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de conceitos matemáticos. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura cientíca sobre OA que permitam a classicação de erros de generalização de conceitos, com a nalidade de enriquecer e precisar o diagnóstico. Conceitos referentes à criação de ferramentas com essas características são estabelecidos, bem como uma arquitetura baseada neles é desenvolvida. Um protótipo baseado em tal arquitetura é construído e aplicado em domínios que envolvem conceitos analíticos, como Progressões Geométricas em Fractais e Funções de Primeiro Grau. Por m, são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura.Abstract: In this document we present the aspects that justify the need of applying automatic active diagnostic followed by immediate intervention, during the interaction between an apprentice and a Learning Object (LO) focused on the teaching of Math concepts. A few works have been found in the scientic literature about LO that allow the classication of concept generalization bugs, with the objective of improving and precise the diagnostic. Concepts concerning the creation of tools with such characteristics are established, as well as an architecture is developed, based on them. A prototype based on such architecture is built and applied in domains that involve analytic concepts, like Geometric Progressions in Fractals and First Degree Functions. Finally, the perspectives of future research are presented.84f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlgorítmos de computadorSistemas tutoriais inteligentesEnsino auxiliado por computadorAnalise de erros (Matematica)Ciência da computaçãoDetecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_Gabriel_Ramos.pdfapplication/pdf2617071https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/1/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf2b38cfefda40a105b4a182ffcbde5383MD51open accessTEXTdissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.txtExtracted Texttext/plain128229https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/2/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.txtbe6741712b8fb7450bee270901826df6MD52open accessTHUMBNAILdissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/3/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.jpgb82709188cccabc44f1d421109571f1aMD53open access1884/250512024-10-31 17:27:42.394open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25051Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-10-31T20:27:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
spellingShingle |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes Ramos, Gabriel Silva Algorítmos de computador Sistemas tutoriais inteligentes Ensino auxiliado por computador Analise de erros (Matematica) Ciência da computação |
title_short |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_full |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_fullStr |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_full_unstemmed |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
title_sort |
Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes |
author |
Ramos, Gabriel Silva |
author_facet |
Ramos, Gabriel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Direne, Alexandre Ibrahim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Gabriel Silva |
contributor_str_mv |
Direne, Alexandre Ibrahim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algorítmos de computador Sistemas tutoriais inteligentes Ensino auxiliado por computador Analise de erros (Matematica) Ciência da computação |
topic |
Algorítmos de computador Sistemas tutoriais inteligentes Ensino auxiliado por computador Analise de erros (Matematica) Ciência da computação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direne |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-31T20:27:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-10-31T20:27:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25051 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
84f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/1/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/2/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25051/3/dissertacao_Gabriel_Ramos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b38cfefda40a105b4a182ffcbde5383 be6741712b8fb7450bee270901826df6 b82709188cccabc44f1d421109571f1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823527005513056256 |