Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Archimedes Peres
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68214
Resumo: Orientadores: Elpídio Marculino Cardoso, Marcos Eduardo Kluppel, Angelo Visintin
id UFPR_75051b241e934b38427e721787c1aea4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68214
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCardoso, Elpidio MarculinoKlüppel, Marcos EduardoVisintin, Angelo VirginioMaranhão, Archimedes Peres2022-11-22T18:24:29Z2022-11-22T18:24:29Z1980https://hdl.handle.net/1884/68214Orientadores: Elpídio Marculino Cardoso, Marcos Eduardo Kluppel, Angelo VisintinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 160-164Resumo: Com a intenção de oferecer mais uma contribuição ao estudo da problemática instrucional, o autor pretende: . Objetivos 1. Estimular a integração da Tecnologia Instrucional como forma de promover a melhoria do ensino e, em especial, do ensino superior. 2. Pela análise de modelos instrucionais, evidenciar a capacidade de agilização do processo de ensino pela ótica de enfoque sistêmico, como mais uma opção capaz de auxiliar na solução dos problemas qualiquantitativos do ensino. Sem pretender definir a Tecnologia Instrucional como algo capaz de solucionar todos os aspectos negativos do ensino, o autor procura conceituá-la nos limites de uma abordagem tecnológica, onde o processo de ensino seja entendido como um processo sistêmico, em que cada componente ê igualmente importante e necessário. No estudo desenvolvido, o autor considerou a Tecnologia Instrucional com a intenção de ressaltar as bases psicológicas aprofundadas pela contribuição das teorias da aprendizagem, as bases organizacionais, alicerçadas na teoria de sistemas e, finalmente, a contribuição da Teoria da Comunicação como forma da interatividade requerida entre os diferentes momentos do processo instrucional, com o objetivo de propiciar a melhor forma de aprendizagem. Preocupou-se, ainda, o autor em distanciar-se das conceituações extremadas ou vinculadas a determinados aspectos da Tecnologia Instrucional, como é o caso dos que a definem como equipamentos, ou como se estivesse limitada a uma visão de determinada escola psicológica ou se fosse limitada ao enfoque sistêmico vinculado a modelos propostos e distantes das realidades locais. Também não se preocupou o autor com a discussão muito ao sabor dos que se apaixonam mais com a embalagem do que com o conteúdo, isto é, estão mais entusiasmados pela reflexão de como chamar do que pelo que possa representar a Tecnologia Instrucional para a eficientização do ensino. . Desenvolvimento. Como forma de chegar ao desenvolvimento do presente estudo, o autor procedeu ao levantamento de bibliografia que representasse o raciocínio pretendido pelos objetivos propostos. Evitou, intencionalmente, entrar na discussão daquilo que não representasse reforço ao seu objetivo de propor a Tecnologia Instrucional como opção capaz de maior eficientização do processo de ensino. Não satisfeito com o exame dos aspectos teóricos abordados pelos diferentes autores examinados, procurou acompanhar o processo de desenvolvimento da Tecnologia Educacional no Brasil, graças aos esforços de Órgãos vinculados ao Ministério da Educação (Prontel), Conselho de Reitores e, igualmente, de organizações outras ligadas ao ensino não formal, como é o caso do SENAC, SENAI, SESI, CETEB, Fundação Pe. Landellde Moura e Fundação Maranhense de TVE. Cabe aqui referência especial ao movimento que, desde a sua fundação, vem realizando a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, pela realização dos seus onze seminários nacionais, abordando o problema com a maior amplitude. Ao lado da participação em realizações de âmbito nacional, o autor participou de seminários latino americanos organizados pela Fundação Konrad Adenauer, com a colaboração de universidades sul-americanas. Embora partindo para um trabalho dessa natureza, o autor termina com a proposta de um modelo pessoal, fruto de observações, comparações e adaptações dos modelos apresentados e estudados, bem como da sua experiência no Centro de Recursos Audiovisuais da Universidade Federal do Paraná. Terminando, propõe a possibilidade de experimento de modelo instrucional pela Universidade Federal do Paraná, através do Setor de Educação, como forma de testagem das suas reflexões sobre Tecnologia Instrucional.Abstract: The purpose of the present dissertation is to be one more contribution among others, in order to clear up the problems around the teaching act. Its main effort is to see teaching as a system-process, wherein each part is important and needed. Taking for granted the psychological basis of the theories of learning, the Theory of Communication as a form of interaction in the different moments of learning, and its organization from a systemic point of view, the author keeps far from considering Instructional Technology barely a discussion of names, or reducing it to a question of modern machine tools. Depending upon the purpose of the dissertation, a substantial bibliography was brought up and there Instructional Technology is being proposed as a choice, to make the process of learning able to be efficacious. Further, this idea is supported with the study of the development of Educational Technology in Brazil, favoured either by Educational Ministry central organizations such as PRONTEL and the Council of Rectors or other organizations such as SENAC, SENAI, SESI, CETEB, Fr Landellde Moura Foundation and Fundação Maranhense de TV. Konrad Adenauer Foundation's seminaries held in Latin America where the author took part, are also referred. Its final proposal is deduced as a product of author's observations, comparisons and adaptations of already presented and used patterns, from his experience as a Director of Audio-Visual Resources Section at the Federal University of Paraná.176 f.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaTecnologia educacionalEducaçãoTecnologia instrucional : uma alternativa de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ARCHIMEDES PERES MARANHAO.pdfapplication/pdf13603196https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68214/1/D%20-%20ARCHIMEDES%20PERES%20MARANHAO.pdfe0bf0a5aba15558abba856ae5262b28aMD51open access1884/682142022-11-22 15:24:29.54open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68214Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-22T18:24:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
title Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
spellingShingle Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
Maranhão, Archimedes Peres
Redação acadêmica
Tecnologia educacional
Educação
title_short Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
title_full Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
title_fullStr Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
title_full_unstemmed Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
title_sort Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
author Maranhão, Archimedes Peres
author_facet Maranhão, Archimedes Peres
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Elpidio Marculino
Klüppel, Marcos Eduardo
Visintin, Angelo Virginio
dc.contributor.author.fl_str_mv Maranhão, Archimedes Peres
contributor_str_mv Cardoso, Elpidio Marculino
Klüppel, Marcos Eduardo
Visintin, Angelo Virginio
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Tecnologia educacional
Educação
topic Redação acadêmica
Tecnologia educacional
Educação
description Orientadores: Elpídio Marculino Cardoso, Marcos Eduardo Kluppel, Angelo Visintin
publishDate 1980
dc.date.issued.fl_str_mv 1980
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-22T18:24:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-22T18:24:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68214
url https://hdl.handle.net/1884/68214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68214/1/D%20-%20ARCHIMEDES%20PERES%20MARANHAO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0bf0a5aba15558abba856ae5262b28a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898889025028096