Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kososki, Maiara Regina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38030
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado
id UFPR_5dc9522cf2354f914f03bd38791494eb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38030
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kososki, Maiara ReginaPrado, Paulo Henrique Muller, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-05-20T20:35:02Z2015-05-20T20:35:02Z2015http://hdl.handle.net/1884/38030Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 27/02/2015Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: O presente estudo tem por objetivo propor uma escala de Autenticidade de Marca baseada na avaliação do consumidor (Consumer Based Brand Authenticity-CBBA) ao considerar o gap percebido na literatura sobre a falta de consenso em relação às dimensões das escalas de autenticidade de marca (BRUHN et al., 2012; NAPOLI et al., 2013; SCHALLEHN et al., 2014; MORHART et al., 2015). O teste empírico da escala contemplou fases qualitativas e quantitativas e utilizou o Modelo de Churchill (1979) como balizador do método. A primeira fase, de caráter qualitativo exploratório, fez uso de narrativas e técnicas projetivas para conhecer com maior profundidade a relação entre consumidor e marcas consumidas. A segunda fase teve por objetivo testar e validar a escala de medida de CBBA, tendo para isto sido pesquisadas 780 pessoas via Internet, no Brasil e nos Estados Unidos. Os resultados obtidos demonstraram adequação e confirmaram o modelo de medida do CBBA que é refletido por 9 dimensões. A coleta de dados foi realizada, simultaneamente, no Brasil e nos Estados Unidos, por meio de survey eletrônico. Como resultado obteve-se uma escala consistente e parcimoniosa, com 9 dimensões formadoras do construto: espontaneidade, qualidade, essência, nostalgia, valores, simplicidade, design, origem e originalidade. Ademais, os construtos autenticidade de marca e brand equity são analisados detalhadamente, face um ao outro, em que diferenças e similaridades conceituais são percebidas. A autenticidade de marca é um construto multifacetado que exige estudos aprofundados para que possa ser usado com sucesso tanto no meio acadêmico quanto gerencial. Para o meio acadêmico esta dissertação contribui com a literatura de marcas por meio do desenvolvimento de uma métrica que aborda dimensões não exploradas até então. Para o meio gerencial a escala de CBBA é um instrumento para avaliar o posicionamento das marcas e com isso proporcionar novas abordagens estratégicas além de acompanhar as mudanças na percepção da marca. Palavras-chave: Autenticidade de marca. Escala. Brand Equity.Abstract: This study proposes a Brand Authenticity scale based on consumer assessment (Consumer Based Brand Authenticity-CBBA) considering the perceived gap in the literature about the lack of consensus regarding the dimensions of brand authenticity scales (BRUHN et al., 2012; NAPOLI et al., 2013; SCHALLEHN et al., 2014; MORHART et al., 2015). The empirical test of the scale included qualitative and quantitative phases and it used the Model of Churchill (1979) as a base method. The first phase, exploratory qualitative, made use of narratives and projective techniques to describe in greater detail the relationship between consumers and brands consumed. The second phase aimed to test the CBBA measurement scale, and 780 people were surveyed via the Internet, in Brazil and the United States. The results showed adequacy and confirmed the CBBA measurement model that is reflected by 9 dimensions. As a result a consistent and parsimonious scale was obtained, with 9 dimensions forming the construct: spontaneity, quality, essence, nostalgia, values, simplicity, design, origin and originality. Furthermore, the constructs brand authenticity and brand equity are analyzed in detail, face one another, which can be perceived conceptual differences and similarities. Brand authenticity is a multifaceted construct that requires in-depth studies in order to be successfully used both in academic and managerial means. This research contributes to the literature of brands by developing a metric that addresses dimensions unexplored, so far. For managerial purposes the CBBA scale is a tool to assess the brand positioning and therefore provide new strategic approaches and to keep track of the changes in brand awareness . Key-words: Brand Authenticity. Scale. Brand Equity.129f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoAutenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - MAIARA REGINA KOSOSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38030/1/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20REGINA%20KOSOSKI.pdf.jpg2624ff660b78e349b92d3d8e95e31afdMD51open accessTEXTR - D - MAIARA REGINA KOSOSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain197941https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38030/2/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20REGINA%20KOSOSKI.pdf.txt56af22fa44f4e7fb9dd858ddfb53ee5cMD52open accessORIGINALR - D - MAIARA REGINA KOSOSKI.pdfapplication/pdf17963844https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38030/3/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20REGINA%20KOSOSKI.pdf08c59683002af5755f9daec913bfc74bMD53open access1884/380302015-10-16 10:42:09.809open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38030Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-10-16T13:42:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
title Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
spellingShingle Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
Kososki, Maiara Regina
Administração
title_short Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
title_full Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
title_fullStr Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
title_full_unstemmed Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
title_sort Autenticidade de marca : desenvolvimento de uma nova escala a partir da avaliação do consumidor
author Kososki, Maiara Regina
author_facet Kososki, Maiara Regina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Prado, Paulo Henrique Muller, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Kososki, Maiara Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-20T20:35:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-20T20:35:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38030
url http://hdl.handle.net/1884/38030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129f. : il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38030/1/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20REGINA%20KOSOSKI.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38030/2/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20REGINA%20KOSOSKI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38030/3/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20REGINA%20KOSOSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2624ff660b78e349b92d3d8e95e31afd
56af22fa44f4e7fb9dd858ddfb53ee5c
08c59683002af5755f9daec913bfc74b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860838134382592