Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77644 |
Resumo: | Orientadora: Valéria Maria M. Sperandio Roxo |
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Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-Oliveira, Rafael de, 1996-Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasRoxo, Valeria Maria Munhoz Sperandio, 1958-2022-08-11T12:39:02Z2022-08-11T12:39:02Z2018https://hdl.handle.net/1884/77644Orientadora: Valéria Maria M. Sperandio RoxoCoorientadora: Patrícia Barbosa PereiraTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Resumo : O ensino das Ciências têm sido um desafio para educadores na atualidade. O desenvolvimento de metodologias e estratégias é fundamental para a consolidação do processo ensino-aprendizagem, uma vez que a temática é tratada de forma fragmentada e descontextualizada com a realidade dos estudantes. A ciência tradicional é ensinada de maneira técnica com aspectos de racionalidade lógica e seguindo o rigor proposto pelo método científico, tendo pouca flexibilidade no momento de aprendizagem. Consequentemente há somente uma transmissão e memorização dos conteúdos sem um significado para o educando. Uma das possíveis formas de superar este problema é pelo uso de modelos didáticos como estratégias de ensino. Modelos auxiliam na sistematização e simplificação de realidades complexas, permitindo que os estudantes consigam elucidar processos que requerem alta capacidade de abstração. Sendo assim, o presente estudo descreve a confecção de um modelo didático sobre as leis de Mendel, o qual é composto por ratos de Biscuit com características fenotípicas visualmente perceptíveis e seus cromossomos, os quais são utilizados para simular o processo de segregação e recombinação durante a meiose. O modelo didático elaborado permitiu testar empiricamente quais os possíveis fenótipos herdados pelas gerações conseguintes e a razão pela qual as leis de Mendel apresentam proporções genotípicas e fenotípicas teoricamente estabelecidas. Como forma de validar e verificar a eficiência do uso do modelo desenvolvido, foi realizada uma pesquisa de caráter etnográfico aplicado à educação, com turmas de ensino superior da instituição, na qual o estudo foi desenvolvido.1 recurso online : PDF.application/pdfDidaticaGenéticaMendel, Lei deComo se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLUCAS TREVISAN FRANCA DE LIMA, RAFAEL DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1684681https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77644/1/LUCAS%20TREVISAN%20FRANCA%20DE%20LIMA%2c%20RAFAEL%20DE%20OLIVEIRA.pdffa949cca553c0e9b7abb4765df428d1aMD51open access1884/776442022-08-11 09:39:02.6open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T12:39:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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