(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kátia Gonçalves da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/13657
Resumo: Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_b9e43cf40639c224d3b827083010d687
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13657
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Kátia Gonçalves daSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Rolkouski, Emerson, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-16T15:03:40Z2020-09-16T15:03:40Z2007https://hdl.handle.net/1884/13657Orientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresCo-orientador: Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo: A preocupação com a formação em Geometria dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática delimitou o foco desta pesquisa: concepções sobre Geometria. A fim de compreender a especificidade de pesquisas sobre concepções, este trabalho foi dividido em duas partes: uma teórica que se utilizou de trabalhos na área de Educação Matemática os quais buscam concepções de Matemática e/ou Geometria; a outra empírica, que consistiu em uma reconstituição de fontes. Com o objetivo de investigar, explicitar e compreender as concepções de Geometria de professores de Licenciatura em Matemática, foram tomados como fontes de dados os registros do processo de reformulação curricular do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná, que teve início em 2004 e contou com a participação efetiva de professores que atuam no curso de diferentes departamentos e setores desta instituição. A reconstituição de fontes realizada caracterizou-se pelo resgate das gravações de áudio das reuniões referentes à reforma curricular, e dos registros em ata. Tal reconstituição de fontes, e o estudo inicial sobre concepções, permitiram que fosse realizada uma análise inicial visando à compreensão de concepções sobre Geometria, explicitadas no processo de reformulação curricular do referido curso. Acredita-se que este trabalho possa contribuir para a ampliação das compreensões acerca do tema "concepções sobre Geometria", além de ser útil para reflexões sobre reformas curriculares.Abstract: The concern about the Geometry development of the students of a Mathematics Certification Course, delimited the focus of this research: conceptions about Geometry. In order to understand the specificity of researches about conceptions, this issue was divided in two parts: a theoretical one that used research in Mathematical Education area that investigate conceptions of Mathematics and/or Geometry; another empiric which consists of source reconstitution. With the intension of investigating, outlining and understanding the conceptions of Geometry from the Mathematics certification teacher, the records of the curriculum reforming process from the Mathematics course from University Federal do Paraná, started in 2004, were taken as a data sources, and included on the effective participation of teachers from different departments and sectors of this institution whom act in the course. The accomplished source reconstitution was characterized by the transcription of the audio recordings from the meetings about the curricular reform and the respective release. This source reconstitution and the initial study about conceptions, has allowed an initial analysis aiming at the understanding about conceptions on Geometry showed in the referred curricular reform to be carried through. It is given credit that this research could contribute to increase the understanding about the "Geometry conceptions" subject beyond being useful for reflections about curricular reforms.Resumen: La preocupación con la formación en Geometría de los alumnos del curso de Licenciatura en Matemáticas delimitó el foco de esta pesquisa: concepciones sobre Geometría. Con la finalidad de comprender la especificidad de pesquisas sobre concepciones, este trabajo fue dividido en dos partes: una teórica que utilizó trabajos en el área de Educación Matemáticas que investigan concepciones de Matemáticas y/o Geometría; otra empírica, que ha consistido en una reconstrucción de fuentes. Con el objeto de investigar, explicar y comprender las concepciones de Geometría de los profesores de Licenciatura en Matemáticas fueron tomadas como fuentes de datos los registros del proceso de reformulación curricular del curso de Matemáticas de la Universidad Federal del Paraná que empezó en 2004, y tuvo la participación efectiva de profesores de distintos departamentos y sectores de esta institución que actúan en el curso. La reconstitución de fuentes realizada se caracterizo por el rescate de las grabaciones de audio de las reuniones referentes a la reforma curricular, y de los registros en acta. Tal reconstitución de las fuentes, y el estudio inicial acerca de las concepciones, permitieron que fuera realizado un análisis inicial visando a la comprensión de las concepciones acerca de la Geometría, explicadas en el proceso de reformulación curricular del referido curso. Créese que este trabajo pueda aportar para la ampliación de las comprensiones acerca del tema "concepciones de la Geometría", además de ser útil en reflexiones sobre reformas curriculares.ix, 206 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoMatemática - CurriculosProfessores de matematica - FormaçãoEducação(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALkatia-corpo.pdfapplication/pdf984971https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/1/katia-corpo.pdfb01390327564740d131a9b468c631051MD51open accesskatia-folhas pr?-textuais.pdfapplication/pdf33224https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/2/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf6669ea07a49995cd793529f45d4e3c03MD52open accessTEXTkatia-corpo.pdf.txtExtracted Texttext/plain370159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/3/katia-corpo.pdf.txt6bae79f3bb7a1fdbce0103e14e27c9eaMD53open accesskatia-folhas pr?-textuais.pdf.txtExtracted Texttext/plain6291https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/4/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.txtafad4ad3b0a251030c9039e82852116aMD54open accessTHUMBNAILkatia-corpo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/5/katia-corpo.pdf.jpga59c0629f065159f80f17f30cb0e3744MD55open accesskatia-folhas pr?-textuais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1385https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/6/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.jpg85cec9bd610b4ca582e8efe73f4b4968MD56open access1884/136572020-09-16 12:03:40.689open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13657Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T15:03:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
title (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
spellingShingle (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
Silva, Kátia Gonçalves da
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Curriculos
Professores de matematica - Formação
Educação
title_short (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
title_full (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
title_fullStr (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
title_full_unstemmed (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
title_sort (Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
author Silva, Kátia Gonçalves da
author_facet Silva, Kátia Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Rolkouski, Emerson, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kátia Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Curriculos
Professores de matematica - Formação
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Curriculos
Professores de matematica - Formação
Educação
description Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-16T15:03:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-16T15:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/13657
url https://hdl.handle.net/1884/13657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 206 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/1/katia-corpo.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/2/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/3/katia-corpo.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/4/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/5/katia-corpo.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/6/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b01390327564740d131a9b468c631051
6669ea07a49995cd793529f45d4e3c03
6bae79f3bb7a1fdbce0103e14e27c9ea
afad4ad3b0a251030c9039e82852116a
a59c0629f065159f80f17f30cb0e3744
85cec9bd610b4ca582e8efe73f4b4968
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860727124787200