(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/13657 |
Resumo: | Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_b9e43cf40639c224d3b827083010d687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13657 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Kátia Gonçalves daSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Rolkouski, Emerson, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-16T15:03:40Z2020-09-16T15:03:40Z2007https://hdl.handle.net/1884/13657Orientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresCo-orientador: Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo: A preocupação com a formação em Geometria dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática delimitou o foco desta pesquisa: concepções sobre Geometria. A fim de compreender a especificidade de pesquisas sobre concepções, este trabalho foi dividido em duas partes: uma teórica que se utilizou de trabalhos na área de Educação Matemática os quais buscam concepções de Matemática e/ou Geometria; a outra empírica, que consistiu em uma reconstituição de fontes. Com o objetivo de investigar, explicitar e compreender as concepções de Geometria de professores de Licenciatura em Matemática, foram tomados como fontes de dados os registros do processo de reformulação curricular do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná, que teve início em 2004 e contou com a participação efetiva de professores que atuam no curso de diferentes departamentos e setores desta instituição. A reconstituição de fontes realizada caracterizou-se pelo resgate das gravações de áudio das reuniões referentes à reforma curricular, e dos registros em ata. Tal reconstituição de fontes, e o estudo inicial sobre concepções, permitiram que fosse realizada uma análise inicial visando à compreensão de concepções sobre Geometria, explicitadas no processo de reformulação curricular do referido curso. Acredita-se que este trabalho possa contribuir para a ampliação das compreensões acerca do tema "concepções sobre Geometria", além de ser útil para reflexões sobre reformas curriculares.Abstract: The concern about the Geometry development of the students of a Mathematics Certification Course, delimited the focus of this research: conceptions about Geometry. In order to understand the specificity of researches about conceptions, this issue was divided in two parts: a theoretical one that used research in Mathematical Education area that investigate conceptions of Mathematics and/or Geometry; another empiric which consists of source reconstitution. With the intension of investigating, outlining and understanding the conceptions of Geometry from the Mathematics certification teacher, the records of the curriculum reforming process from the Mathematics course from University Federal do Paraná, started in 2004, were taken as a data sources, and included on the effective participation of teachers from different departments and sectors of this institution whom act in the course. The accomplished source reconstitution was characterized by the transcription of the audio recordings from the meetings about the curricular reform and the respective release. This source reconstitution and the initial study about conceptions, has allowed an initial analysis aiming at the understanding about conceptions on Geometry showed in the referred curricular reform to be carried through. It is given credit that this research could contribute to increase the understanding about the "Geometry conceptions" subject beyond being useful for reflections about curricular reforms.Resumen: La preocupación con la formación en Geometría de los alumnos del curso de Licenciatura en Matemáticas delimitó el foco de esta pesquisa: concepciones sobre Geometría. Con la finalidad de comprender la especificidad de pesquisas sobre concepciones, este trabajo fue dividido en dos partes: una teórica que utilizó trabajos en el área de Educación Matemáticas que investigan concepciones de Matemáticas y/o Geometría; otra empírica, que ha consistido en una reconstrucción de fuentes. Con el objeto de investigar, explicar y comprender las concepciones de Geometría de los profesores de Licenciatura en Matemáticas fueron tomadas como fuentes de datos los registros del proceso de reformulación curricular del curso de Matemáticas de la Universidad Federal del Paraná que empezó en 2004, y tuvo la participación efectiva de profesores de distintos departamentos y sectores de esta institución que actúan en el curso. La reconstitución de fuentes realizada se caracterizo por el rescate de las grabaciones de audio de las reuniones referentes a la reforma curricular, y de los registros en acta. Tal reconstitución de las fuentes, y el estudio inicial acerca de las concepciones, permitieron que fuera realizado un análisis inicial visando a la comprensión de las concepciones acerca de la Geometría, explicadas en el proceso de reformulación curricular del referido curso. Créese que este trabajo pueda aportar para la ampliación de las comprensiones acerca del tema "concepciones de la Geometría", además de ser útil en reflexiones sobre reformas curriculares.ix, 206 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoMatemática - CurriculosProfessores de matematica - FormaçãoEducação(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALkatia-corpo.pdfapplication/pdf984971https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/1/katia-corpo.pdfb01390327564740d131a9b468c631051MD51open accesskatia-folhas pr?-textuais.pdfapplication/pdf33224https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/2/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf6669ea07a49995cd793529f45d4e3c03MD52open accessTEXTkatia-corpo.pdf.txtExtracted Texttext/plain370159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/3/katia-corpo.pdf.txt6bae79f3bb7a1fdbce0103e14e27c9eaMD53open accesskatia-folhas pr?-textuais.pdf.txtExtracted Texttext/plain6291https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/4/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.txtafad4ad3b0a251030c9039e82852116aMD54open accessTHUMBNAILkatia-corpo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/5/katia-corpo.pdf.jpga59c0629f065159f80f17f30cb0e3744MD55open accesskatia-folhas pr?-textuais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1385https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/6/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.jpg85cec9bd610b4ca582e8efe73f4b4968MD56open access1884/136572020-09-16 12:03:40.689open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13657Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T15:03:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular |
title |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular |
spellingShingle |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular Silva, Kátia Gonçalves da Matemática - Estudo e ensino Matemática - Curriculos Professores de matematica - Formação Educação |
title_short |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular |
title_full |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular |
title_fullStr |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular |
title_full_unstemmed |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular |
title_sort |
(Re)constituição de fontes e uma análise inicial visando ao estudo de concepções sobre "geometria" num momento de reformulação curricular |
author |
Silva, Kátia Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Kátia Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Rolkouski, Emerson, 1975- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kátia Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matemática - Curriculos Professores de matematica - Formação Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática - Curriculos Professores de matematica - Formação Educação |
description |
Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-16T15:03:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-16T15:03:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/13657 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/13657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ix, 206 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/1/katia-corpo.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/2/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/3/katia-corpo.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/4/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/5/katia-corpo.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13657/6/katia-folhas%20pr%3f-textuais.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b01390327564740d131a9b468c631051 6669ea07a49995cd793529f45d4e3c03 6bae79f3bb7a1fdbce0103e14e27c9ea afad4ad3b0a251030c9039e82852116a a59c0629f065159f80f17f30cb0e3744 85cec9bd610b4ca582e8efe73f4b4968 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860727124787200 |