Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Flávia Rodrigues Lima da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80753
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_e8518b05cff1f1882e5c25ca8ca40f21
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80753
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-Rocha, Flávia Rodrigues Lima da2023-12-01T14:01:07Z2023-12-01T14:01:07Z2022https://hdl.handle.net/1884/80753Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/08/2022Inclui referênciasResumo: Em um país em que mais de 50% de sua população é autodeclarada negra e o racismo ainda é cristalizado em suas estruturas é preciso que ações afirmativas como a lei nº 10.639/2003 sejam plenamente consolidadas e que suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER) sejam discutidas entre educadores(as) de diferentes áreas e etapas de ensino, para que se transformem em práticas pedagógicas efetivas no enfrentamento ao racismo nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi de analisar práticas pedagógicas de Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica do estado do Acre, promovidas por profissionais em educação, que tenham formação mínima em Educação das Relações Étnico-Raciais, desmembrando este objetivo em outros três específicos: conhecer outras pesquisas que tenham objetivos e questões de estudos semelhantes a esta com as quais esta tese possa dialogar; identificar práticas pedagógicas em educação para as relações étnico-raciais que têm sido desenvolvidas nas escolas acreana pelos sujeitos desta pesquisa; compreender elementos nas unidades escolares que podem favorecer a aplicação e a sustentação de práticas pedagógicas em Educação das Relações Étnico-Raciais. Esta pesquisa baseou-se no método quantiqualitativo, com sua coleta de dados realizada por meio estudo de revisão, bem como questionários, entrevistas dirigidas, grupos de discussão, contação de história; dados estes que foram registrados e organizados em relatórios de campo, áudios, recursos imagéticos e em formulários digitais. O estudo de revisão de literatura, desenvolvido no primero capítulo, realizado entre 2015 e 2019, demonstrou que estudos como estes são realizados com destaque para a região Sudeste, para o ano de 2018, para pesquisadoras mulheres e na etapa da Educação Infantil, com metodologia, referenciais teóricos e resultados aproximados aos desta pesquisa. O segundo capítulo apontou uma grande variedade de práticas pedagógicas em ERER realizadas nas unidades escolares visitadas, por meio dos sujeitos desta pesquisa, ou seja, discentes, docentes e gestores, que apontaram desde rodas de conversa, uso de livros e leituras, a eventos, sobretudo os voltados para a Consciência Negra. E o terceiro capítulo apresentou a formação em ERER como o principal fator a ser considerado no desenvolvimento da lei nº 10.639/2003 e suas DCNERER nas escolas, predominantemente ministradas pelos Neabs e grupos correlatos das IES Foi comprovada a tese deste trabalho, de que uma educação para as relações étnico-raciais, em acordo com as DCNERER (2004) nas escolas, desenvolvida por educadores(as) com formação mínima na temática, é possível. Não apenas é possível na prática pedagógica isolada deste indivíduo, como esta possibilidade se amplia para toda a unidade e comunidade escolar por meio da reprodução dos conhecimentos do sujeito com a devida formação em ERER para os(as) colegas(as) de trabalho, potencializando assim as formações em ERER por meio dos seus agentes multiplicadores, formados e formativos para promover igualdade racial por meio de suas práticas pedagógicas em suas escolas.Abstract: In a country where more than 50% of its population is self-declared black and racism is still crystallized in its structures, it is necessary that affirmative actions such as Law Number 10.639/2003 are permanently consolidated and that their National Curriculum Guidelines of the Ethnic-Racial Relationships and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (DCNERER) are discussed among educators from different areas and stages of teaching, so that they become effective pedagogical practices in confronting racism in schools. The objective of this research was to analyze pedagogical practices of Education of Ethnic- Racial Relations in Basic Education in the state of Acre, promoted by professionals in education, who have minimal training in Education of Ethnic-Racial Relations, breaking this objective into three other specific ones: knowing other researches that have objectives and study questions similar to this one with which this thesis can dialogue; identifying pedagogical practices in education for ethnic-racial relations that have been developed in Acre schools by the subjects of this research; understanding elements in school units that can favor the application and support of pedagogical practices in Ethnic-Racial Relations Education. This research was based on the quantitative-qualitative method, with its data collection carried out through a review study, as well as questionnaires, directed interviews, discussion groups, storytelling; These data were recorded and organized in field reports, audio, image resources and digital forms. The literature review study, developed in the first chapter, carried out between 2015 and 2019, showed that studies like these are carried out with emphasis on the Southeast region, for the year 2018, for women researchers and in the Early Childhood Education stage, with methodology, theoretical references and results similar to those of this research. The second chapter pointed out a wide variety of pedagogical practices in ERER carried out in the visited school units, through the subjects of this research, that is, students, teachers and managers, who pointed from conversation circles, use of books and readings, to events, especially those focused on Black Consciousness. And the third chapter presented training in ERER as the main factor to be considered in the development of law nº 10.639/2003 and its DCNERER in schools, predominantly taught by Neabs and related groups of HEIs The thesis of this work was proven, that an education for ethnic-racial relations, according to the DCNERER (2004) in schools, developed by educators with minimal training in the subject, it is possible. Not only is it possible in the isolated pedagogical practice of this individual, but this possibility is extended to the entire school unit and community through the reproduction of the subject's knowledge with proper training in ERER for co-workers, enhancing thus training in ERER through its multiplier agents, trained and formative to promote racial equality through their pedagogical practices in their schools.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoRelações étnico-raciaisEtnia - Aspectos sociaisRacismoPráticas pedagógicasEducaçãoPráticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FLAVIA RODRIGUES LIMA DA ROCHA.pdfapplication/pdf3344328https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80753/1/R%20-%20T%20-%20FLAVIA%20RODRIGUES%20LIMA%20DA%20ROCHA.pdf3bffbf2ac2c2fcc1a2188283beb16c06MD51open access1884/807532023-12-01 11:01:07.333open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80753Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-01T14:01:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
title Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
spellingShingle Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
Rocha, Flávia Rodrigues Lima da
Educação - Estudo e ensino
Relações étnico-raciais
Etnia - Aspectos sociais
Racismo
Práticas pedagógicas
Educação
title_short Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
title_full Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
title_fullStr Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
title_sort Práticas pedagógicas em educação das relações étnicos-raciais em escolas do estado do Acre
author Rocha, Flávia Rodrigues Lima da
author_facet Rocha, Flávia Rodrigues Lima da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Flávia Rodrigues Lima da
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Relações étnico-raciais
Etnia - Aspectos sociais
Racismo
Práticas pedagógicas
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Relações étnico-raciais
Etnia - Aspectos sociais
Racismo
Práticas pedagógicas
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T14:01:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-01T14:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80753
url https://hdl.handle.net/1884/80753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80753/1/R%20-%20T%20-%20FLAVIA%20RODRIGUES%20LIMA%20DA%20ROCHA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bffbf2ac2c2fcc1a2188283beb16c06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860491972182016