Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134 |
Resumo: | Anais do evento. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68600 |
id |
UFRA-1_8829417a4729d751bf66051787378c19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1134 |
network_acronym_str |
UFRA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai.AutismoTEAAutistaInclusão educacionalAnais do evento. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68600Este estudo traz uma reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por estudantes autistas que ingressam, ou que deveriam ingressar ao E. Médio, relacionando-os aos desafios da inclusão e as estratégias de superação destes; assim como, as expectativas de seus pais em ajudá-los a alcançarem sua formação acadêmica. A temática faz-se relevante no sentido de a comunidade escolar, incluindo os pais, buscarem formas mais efetivas de atuação no atendimento às necessidades educacionais do aluno com TEA, em um momento onde novos desafios e questionamentos vão surgindo no âmbito educacional. Trata-se de um Estudo de Caso, do tipo descritivo, realizado por meio de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, usando a abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista presencial semiestruturada com o pai de um aluno com TEA, do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram que as expectativas do pai em relação ao avanço escolar do filho autista são mínimas, onde os déficits cognitivos são tidos como importantes barreiras impeditivas para o acesso ao Ensino Médio. A importância da família junto aos profissionais da educação, na garantia dos direitos desse aluno e de sua qualidade de aprendizagem, também foi destacada. Esperase que este estudo possa tornar conhecidas as dificuldades que alunos e famílias com TEA enfrentam, levando a novas indagações que propulsionem uma educação cada vez mais de qualidade.VII CONEDU - Edição Online. Editora Realize.http://lattes.cnpq.br/5727320147710682http://lattes.cnpq.br/8532328910235641http://lattes.cnpq.br/5366692380553498FREITAS, Cássia dos SantosBRITO, Higor PereiraMARTINS, Cláudia Solange Rossi2020-12-15T16:24:13Z2020-12-15T16:24:13Z2020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, Cássia dos Santos; BRITO, Higor Pereira; MARTINS, Cláudia Solange Rossi. Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió, Al. Anais [...]. Maceió: 2020.2358-8829http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2021-08-18T14:49:15Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1134Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2021-08-18T14:49:15Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
title |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
spellingShingle |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. FREITAS, Cássia dos Santos Autismo TEA Autista Inclusão educacional |
title_short |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
title_full |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
title_fullStr |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
title_full_unstemmed |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
title_sort |
Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
author |
FREITAS, Cássia dos Santos |
author_facet |
FREITAS, Cássia dos Santos BRITO, Higor Pereira MARTINS, Cláudia Solange Rossi |
author_role |
author |
author2 |
BRITO, Higor Pereira MARTINS, Cláudia Solange Rossi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5727320147710682 http://lattes.cnpq.br/8532328910235641 http://lattes.cnpq.br/5366692380553498 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Cássia dos Santos BRITO, Higor Pereira MARTINS, Cláudia Solange Rossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo TEA Autista Inclusão educacional |
topic |
Autismo TEA Autista Inclusão educacional |
description |
Anais do evento. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68600 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T16:24:13Z 2020-12-15T16:24:13Z 2020-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Cássia dos Santos; BRITO, Higor Pereira; MARTINS, Cláudia Solange Rossi. Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió, Al. Anais [...]. Maceió: 2020. 2358-8829 http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Cássia dos Santos; BRITO, Higor Pereira; MARTINS, Cláudia Solange Rossi. Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió, Al. Anais [...]. Maceió: 2020. 2358-8829 |
url |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
VII CONEDU - Edição Online. Editora Realize. |
publisher.none.fl_str_mv |
VII CONEDU - Edição Online. Editora Realize. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRA instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) instacron:UFRA |
instname_str |
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
instacron_str |
UFRA |
institution |
UFRA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRA |
collection |
Repositório Institucional da UFRA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com |
_version_ |
1813895244614205440 |