Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66204 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem.Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês.Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual.Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Instrução por computador. |
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Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativaEducação em Enfermagem. Tecnologia Educacional. Instrução por Computador.Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem.Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês.Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual.Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Instrução por computador.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão integrativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66204Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 2 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 2 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66204/42017https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/66204/42018Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Maurício de SouzaCogo, Ana Luísa Petersen2017-07-26T18:24:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/66204Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-07-26T18:24:11Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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