O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69870 |
Resumo: | O presente estudo analisa como o espaço de sala de aula é abordado, na educação infantil, por alguns documentos políticos, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir da análise documental, focando duas áreas do conhecimento, a da Educação Especial e da Educação Infantil. A análise foi construída a partir dos seguintes documentos políticos: Plano Nacional de Educação (2001a), Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: introdução (2006), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009a). As questões norteadoras do desenvolvimento da pesquisa foram: como é abordada a temática do espaço de sala de aula, na educação infantil, na perspectiva da educação inclusiva? As quatro dimensões do espaço, apresentadas por Fornero, são contempladas nos documentos? Como se constituem os espaços e lugares para a criança com deficiência na educação infantil? Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: O espaço em suas quatro dimensões; O espaço de sala de aula na educação infantil: constituição de um lugar. No campo das relações e da constituição da criança pequena, são destacados elementos como o brincar, o movimento e a interação entre seus pares; a educação especial é percebida, predominantemente, a partir de seu aspecto físico, de acessibilidade; e, no que diz respeito à inclusão escolar na educação infantil, por vezes, é abordada de modo superficial, tratando de aspectos mais gerais, apresentando diferentes modo de interpretação e compreensão dos documentos políticos. |
id |
UFRGS-2_0c4c25a90a6316af902a7e5f2e018b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69870 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Daniela CorrêaBenincasa, Melina Chassot2013-03-29T01:44:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/69870000875125O presente estudo analisa como o espaço de sala de aula é abordado, na educação infantil, por alguns documentos políticos, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir da análise documental, focando duas áreas do conhecimento, a da Educação Especial e da Educação Infantil. A análise foi construída a partir dos seguintes documentos políticos: Plano Nacional de Educação (2001a), Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: introdução (2006), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009a). As questões norteadoras do desenvolvimento da pesquisa foram: como é abordada a temática do espaço de sala de aula, na educação infantil, na perspectiva da educação inclusiva? As quatro dimensões do espaço, apresentadas por Fornero, são contempladas nos documentos? Como se constituem os espaços e lugares para a criança com deficiência na educação infantil? Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: O espaço em suas quatro dimensões; O espaço de sala de aula na educação infantil: constituição de um lugar. No campo das relações e da constituição da criança pequena, são destacados elementos como o brincar, o movimento e a interação entre seus pares; a educação especial é percebida, predominantemente, a partir de seu aspecto físico, de acessibilidade; e, no que diz respeito à inclusão escolar na educação infantil, por vezes, é abordada de modo superficial, tratando de aspectos mais gerais, apresentando diferentes modo de interpretação e compreensão dos documentos políticos.application/pdfporInclusão escolarEducação infantilSala de aulaO espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875125.pdf000875125.pdfTexto completoapplication/pdf418205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69870/1/000875125.pdf93b6377284e1490bc62e0d05c5f8d141MD51TEXT000875125.pdf.txt000875125.pdf.txtExtracted Texttext/plain80844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69870/2/000875125.pdf.txte40e60266e8317d83112fdc6cd3dd0feMD52THUMBNAIL000875125.pdf.jpg000875125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69870/3/000875125.pdf.jpgc9c11a66dbf3270ec5135f4daf29a6dcMD5310183/698702018-10-15 08:05:36.805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69870Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos |
title |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos |
spellingShingle |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos Silveira, Daniela Corrêa Inclusão escolar Educação infantil Sala de aula |
title_short |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos |
title_full |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos |
title_fullStr |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos |
title_full_unstemmed |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos |
title_sort |
O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos |
author |
Silveira, Daniela Corrêa |
author_facet |
Silveira, Daniela Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Daniela Corrêa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benincasa, Melina Chassot |
contributor_str_mv |
Benincasa, Melina Chassot |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação infantil Sala de aula |
topic |
Inclusão escolar Educação infantil Sala de aula |
description |
O presente estudo analisa como o espaço de sala de aula é abordado, na educação infantil, por alguns documentos políticos, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir da análise documental, focando duas áreas do conhecimento, a da Educação Especial e da Educação Infantil. A análise foi construída a partir dos seguintes documentos políticos: Plano Nacional de Educação (2001a), Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: introdução (2006), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009a). As questões norteadoras do desenvolvimento da pesquisa foram: como é abordada a temática do espaço de sala de aula, na educação infantil, na perspectiva da educação inclusiva? As quatro dimensões do espaço, apresentadas por Fornero, são contempladas nos documentos? Como se constituem os espaços e lugares para a criança com deficiência na educação infantil? Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: O espaço em suas quatro dimensões; O espaço de sala de aula na educação infantil: constituição de um lugar. No campo das relações e da constituição da criança pequena, são destacados elementos como o brincar, o movimento e a interação entre seus pares; a educação especial é percebida, predominantemente, a partir de seu aspecto físico, de acessibilidade; e, no que diz respeito à inclusão escolar na educação infantil, por vezes, é abordada de modo superficial, tratando de aspectos mais gerais, apresentando diferentes modo de interpretação e compreensão dos documentos políticos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-29T01:44:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69870 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875125 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69870 |
identifier_str_mv |
000875125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69870/1/000875125.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69870/2/000875125.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69870/3/000875125.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93b6377284e1490bc62e0d05c5f8d141 e40e60266e8317d83112fdc6cd3dd0fe c9c11a66dbf3270ec5135f4daf29a6dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442955694080 |