O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77293 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre formação docente com foco nos Estágios de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS. As seguintes questões orientaram a investigação: Como as alunas da oitava etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS percebem o Estágio de Docência na sua formação? Como analisam as propostas de funcionamento das disciplinas de Seminário da Prática Docente oferecidas na sétima etapa e vinculadas ao Estágio de Docência? Como se posicionam sobre a proposta de funcionamento dos Estágios de Docência? A pesquisa teve como objetivo problematizar a formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao analisar as propostas dos Estágios de Docência oferecidas na sétima etapa do Curso. Embasaram este estudo os autores Philippe Perrenoud, ao abordar a formação de professores reflexivos e o domínio de competências, e os de Maurice Tardif no que se referem aos saberes docentes. Este trabalho, de caráter qualitativo, consistiu na análise de conteúdo dos Relatórios de Estágio e registros de entrevistas semiestruturadas de 04 alunas formandas do Curso e, ainda, análises de documentos normativos do Curso. As análises mostram que: há diferença na percepção das alunas sobre a contribuição do Estágio de Docência na sua formação, conforme suas experiências docentes pregressas; e, há destaque à atuação das professoras orientadoras na constituição de uma auto formação. |
id |
UFRGS-2_13689690820f7a4c4dfa94dc9631aae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77293 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Lidiane da SilvaRodrigues, Maria Bernadette Castro2013-08-23T01:46:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/77293000895680Este trabalho trata sobre formação docente com foco nos Estágios de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS. As seguintes questões orientaram a investigação: Como as alunas da oitava etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS percebem o Estágio de Docência na sua formação? Como analisam as propostas de funcionamento das disciplinas de Seminário da Prática Docente oferecidas na sétima etapa e vinculadas ao Estágio de Docência? Como se posicionam sobre a proposta de funcionamento dos Estágios de Docência? A pesquisa teve como objetivo problematizar a formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao analisar as propostas dos Estágios de Docência oferecidas na sétima etapa do Curso. Embasaram este estudo os autores Philippe Perrenoud, ao abordar a formação de professores reflexivos e o domínio de competências, e os de Maurice Tardif no que se referem aos saberes docentes. Este trabalho, de caráter qualitativo, consistiu na análise de conteúdo dos Relatórios de Estágio e registros de entrevistas semiestruturadas de 04 alunas formandas do Curso e, ainda, análises de documentos normativos do Curso. As análises mostram que: há diferença na percepção das alunas sobre a contribuição do Estágio de Docência na sua formação, conforme suas experiências docentes pregressas; e, há destaque à atuação das professoras orientadoras na constituição de uma auto formação.application/pdfporCurso de PedagogiaEstágio curricularProfessorFormaçãoO que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895680.pdf000895680.pdfTexto completoapplication/pdf593239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/1/000895680.pdf3eef0a9eaef6a6cc3b59c1e46029dbceMD51TEXT000895680.pdf.txt000895680.pdf.txtExtracted Texttext/plain89210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/2/000895680.pdf.txt9bdc0cad5ec5db343f831150ba243b06MD52THUMBNAIL000895680.pdf.jpg000895680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/3/000895680.pdf.jpg641c493d894bc329605aa3bb3b6aca0eMD5310183/772932018-10-17 07:32:08.03oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS |
title |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS |
spellingShingle |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS Machado, Lidiane da Silva Curso de Pedagogia Estágio curricular Professor Formação |
title_short |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS |
title_full |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS |
title_fullStr |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS |
title_full_unstemmed |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS |
title_sort |
O que ensinam os estágios de docência? a formação docente no Curso de Pedagogia da UFRGS |
author |
Machado, Lidiane da Silva |
author_facet |
Machado, Lidiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Lidiane da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Bernadette Castro |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Maria Bernadette Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Estágio curricular Professor Formação |
topic |
Curso de Pedagogia Estágio curricular Professor Formação |
description |
Este trabalho trata sobre formação docente com foco nos Estágios de Docência do Curso de Pedagogia/UFRGS. As seguintes questões orientaram a investigação: Como as alunas da oitava etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS percebem o Estágio de Docência na sua formação? Como analisam as propostas de funcionamento das disciplinas de Seminário da Prática Docente oferecidas na sétima etapa e vinculadas ao Estágio de Docência? Como se posicionam sobre a proposta de funcionamento dos Estágios de Docência? A pesquisa teve como objetivo problematizar a formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao analisar as propostas dos Estágios de Docência oferecidas na sétima etapa do Curso. Embasaram este estudo os autores Philippe Perrenoud, ao abordar a formação de professores reflexivos e o domínio de competências, e os de Maurice Tardif no que se referem aos saberes docentes. Este trabalho, de caráter qualitativo, consistiu na análise de conteúdo dos Relatórios de Estágio e registros de entrevistas semiestruturadas de 04 alunas formandas do Curso e, ainda, análises de documentos normativos do Curso. As análises mostram que: há diferença na percepção das alunas sobre a contribuição do Estágio de Docência na sua formação, conforme suas experiências docentes pregressas; e, há destaque à atuação das professoras orientadoras na constituição de uma auto formação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-23T01:46:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895680 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77293 |
identifier_str_mv |
000895680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/1/000895680.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/2/000895680.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77293/3/000895680.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3eef0a9eaef6a6cc3b59c1e46029dbce 9bdc0cad5ec5db343f831150ba243b06 641c493d894bc329605aa3bb3b6aca0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447111006683136 |