Representações de professores sobre o Mais Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88105 |
Resumo: | A proposta do presente trabalho teve como objeto de pesquisa um questionário para saber qual é o entendimento que os professores e gestores de uma escola da rede pública municipal de Sapucaia do Sul tem a respeito do Mais Educação. Contei com o apoio de 20 professores num total de 33 atuantes na escola. A pesquisa foi baseada na avaliação dos questionários e observações durante um ano no dia a dia escolar. Como o projeto foi implantado nesse tempo deu para observar através dos instrumentos os prós e contras da implantação bem como as distorções e pré-conceitos que surgem ao longo do processo. A inspiração de estudo veio advinda das dúvidas e incertezas que ouvia de alguns colegas na escola em conversas informais a respeito do que é o Mais Educação, sua importância, influência no cotidiano escolar e suas implicações na mesma. As contribuições, divulgações, estratégias todo o caminhar de um processo que tem um intuito muito nobre: tirar as crianças do risco de vulnerabilidade e dar a elas as mesmas chances e condições que qualquer criança tem, o direito à educação. Direito este garantido em lei. Se queremos, uma sociedade, mais justa, temos que dar condições para que isso ocorra. É importante ressaltar que o presente estudo permitiu, ainda, analisar, paralelamente a visão que os professores e gestores tem a respeito do projeto. |
id |
UFRGS-2_14eb61668c67e8520c56c3f7d1d17468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88105 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gama, Ana Otilia daTonini, Ivaine Maria2014-03-01T01:54:45Z2013http://hdl.handle.net/10183/88105000910378A proposta do presente trabalho teve como objeto de pesquisa um questionário para saber qual é o entendimento que os professores e gestores de uma escola da rede pública municipal de Sapucaia do Sul tem a respeito do Mais Educação. Contei com o apoio de 20 professores num total de 33 atuantes na escola. A pesquisa foi baseada na avaliação dos questionários e observações durante um ano no dia a dia escolar. Como o projeto foi implantado nesse tempo deu para observar através dos instrumentos os prós e contras da implantação bem como as distorções e pré-conceitos que surgem ao longo do processo. A inspiração de estudo veio advinda das dúvidas e incertezas que ouvia de alguns colegas na escola em conversas informais a respeito do que é o Mais Educação, sua importância, influência no cotidiano escolar e suas implicações na mesma. As contribuições, divulgações, estratégias todo o caminhar de um processo que tem um intuito muito nobre: tirar as crianças do risco de vulnerabilidade e dar a elas as mesmas chances e condições que qualquer criança tem, o direito à educação. Direito este garantido em lei. Se queremos, uma sociedade, mais justa, temos que dar condições para que isso ocorra. É importante ressaltar que o presente estudo permitiu, ainda, analisar, paralelamente a visão que os professores e gestores tem a respeito do projeto.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Cotidiano escolarVulnerabilidadeDireito à educaçãoRepresentações de professores sobre o Mais Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910378.pdf000910378.pdfTexto completoapplication/pdf220448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88105/1/000910378.pdf384a43fe8198a4583144dbb9d0017b69MD51TEXT000910378.pdf.txt000910378.pdf.txtExtracted Texttext/plain42233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88105/2/000910378.pdf.txt4331d379ccdfc7ab7a6cc7a502bf9351MD52THUMBNAIL000910378.pdf.jpg000910378.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88105/3/000910378.pdf.jpg5b98035f83476dcff3216af09cc185d8MD5310183/881052018-10-18 08:12:06.43oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88105Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações de professores sobre o Mais Educação |
title |
Representações de professores sobre o Mais Educação |
spellingShingle |
Representações de professores sobre o Mais Educação Gama, Ana Otilia da Educação integral Programa Mais Educação. Cotidiano escolar Vulnerabilidade Direito à educação |
title_short |
Representações de professores sobre o Mais Educação |
title_full |
Representações de professores sobre o Mais Educação |
title_fullStr |
Representações de professores sobre o Mais Educação |
title_full_unstemmed |
Representações de professores sobre o Mais Educação |
title_sort |
Representações de professores sobre o Mais Educação |
author |
Gama, Ana Otilia da |
author_facet |
Gama, Ana Otilia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Ana Otilia da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tonini, Ivaine Maria |
contributor_str_mv |
Tonini, Ivaine Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Programa Mais Educação. Cotidiano escolar Vulnerabilidade Direito à educação |
topic |
Educação integral Programa Mais Educação. Cotidiano escolar Vulnerabilidade Direito à educação |
description |
A proposta do presente trabalho teve como objeto de pesquisa um questionário para saber qual é o entendimento que os professores e gestores de uma escola da rede pública municipal de Sapucaia do Sul tem a respeito do Mais Educação. Contei com o apoio de 20 professores num total de 33 atuantes na escola. A pesquisa foi baseada na avaliação dos questionários e observações durante um ano no dia a dia escolar. Como o projeto foi implantado nesse tempo deu para observar através dos instrumentos os prós e contras da implantação bem como as distorções e pré-conceitos que surgem ao longo do processo. A inspiração de estudo veio advinda das dúvidas e incertezas que ouvia de alguns colegas na escola em conversas informais a respeito do que é o Mais Educação, sua importância, influência no cotidiano escolar e suas implicações na mesma. As contribuições, divulgações, estratégias todo o caminhar de um processo que tem um intuito muito nobre: tirar as crianças do risco de vulnerabilidade e dar a elas as mesmas chances e condições que qualquer criança tem, o direito à educação. Direito este garantido em lei. Se queremos, uma sociedade, mais justa, temos que dar condições para que isso ocorra. É importante ressaltar que o presente estudo permitiu, ainda, analisar, paralelamente a visão que os professores e gestores tem a respeito do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88105 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910378 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88105 |
identifier_str_mv |
000910378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88105/1/000910378.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88105/2/000910378.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88105/3/000910378.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
384a43fe8198a4583144dbb9d0017b69 4331d379ccdfc7ab7a6cc7a502bf9351 5b98035f83476dcff3216af09cc185d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121756684288 |