Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silveira, Denise Tolfo, Pedro, Eva Néri Rubim, Tanaka, Raquel Yurika, Catalan, Vanessa Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29439
Resumo: Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.
id UFRGS-2_1661d012f10644eba7192d7e7f130df2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29439
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa PetersenSilveira, Denise TolfoPedro, Eva Néri RubimTanaka, Raquel YurikaCatalan, Vanessa Menezes2011-06-09T06:00:01Z20100102-6933http://hdl.handle.net/10183/29439000768908Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.The purpose of this study was to know undergraduated nursing students’ opinions about the pedagogical practice in vital signs grounded on the problem-based learning approach presented in the form of digital educational objects. Ten individuals participated in the research, which used the methodology of a qualitative-case study. Data were obtained by means of semistructured interviews analyzed through thematic analysis. Three final categories were identified: computer-based learning, group work organization, and vital sign learning project evaluation. The activity was a new experience for the students, who considered it as positive because it facilitated both the access to contents and the communication between classmates. However, students missed the physical presence of the professor. The group work was conducted in a collaborative way most of the time. The offering of computer-mediated activities associated to the problem-based learning methodology to nursing students has proven to be important.Este estudio buscó conocer las opiniones de estudiantes de enfermería cuanto a la práctica pedagógica sobre señales vitales fundamentadas en el aprendizaje basado en problemas, integrado a objetos educacionales digitales. La investigación, un estudio de caso cualitativo, contó con diez sujetos. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas analizadas a través del análisis temático. Se identificaron tres categorías finales: el aprendizaje con el apoyo de la informática, la organización del trabajo en grupo y la evaluación del proyecto de aprendizaje de señales vitales. La actividad fue una experiencia nueva para los alumnos, considerada positiva por la facilitación del acceso a los contenidos y de la comunicación entre colegas, pero echaron de menos la presencia física del profesor. El trabajo en grupo transcurrió, en gran parte, de forma colaborativa. Se constató la importancia de ofrecer, a estudiantes de enfermería, actividades mediadas por ordenadores asociadas al aprendizaje basado en problemas.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 31, n.3 (set. 2010), p. 435-441Educação em enfermagemAprendizagem baseada em problemasTecnologia educacionalEducação a distânciaObjetos de aprendizagemEducation, nursingProblem-based learningEducational technologyEducation, distanceEducación en enfermeríaAprendizaje basado en problemasTecnología educacionalEducación a distanciAprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagemOpiniones de estudiantes de enfermería cuanto el trabajo en grupo con apoyo de la informática Undergraduated nursing students’ opinion about group work in online project info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000768908.pdf000768908.pdfTexto completoapplication/pdf50907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/1/000768908.pdf813fcef471774fbd301f43e84c2e8498MD51TEXT000768908.pdf.txt000768908.pdf.txtExtracted Texttext/plain31244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/2/000768908.pdf.txtef8b0a4d39b881817afc18ae6295d59aMD52THUMBNAIL000768908.pdf.jpg000768908.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/3/000768908.pdf.jpg6172d5dd7592338754ac153e4c9af115MD5310183/294392022-09-18 04:48:23.655391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Opiniones de estudiantes de enfermería cuanto el trabajo en grupo con apoyo de la informática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Undergraduated nursing students’ opinion about group work in online project
title Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
spellingShingle Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia educacional
Educação a distância
Objetos de aprendizagem
Education, nursing
Problem-based learning
Educational technology
Education, distance
Educación en enfermería
Aprendizaje basado en problemas
Tecnología educacional
Educación a distanci
title_short Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
title_full Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
title_fullStr Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
title_sort Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
Silveira, Denise Tolfo
Pedro, Eva Néri Rubim
Tanaka, Raquel Yurika
Catalan, Vanessa Menezes
author_role author
author2 Silveira, Denise Tolfo
Pedro, Eva Néri Rubim
Tanaka, Raquel Yurika
Catalan, Vanessa Menezes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
Silveira, Denise Tolfo
Pedro, Eva Néri Rubim
Tanaka, Raquel Yurika
Catalan, Vanessa Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia educacional
Educação a distância
Objetos de aprendizagem
topic Educação em enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia educacional
Educação a distância
Objetos de aprendizagem
Education, nursing
Problem-based learning
Educational technology
Education, distance
Educación en enfermería
Aprendizaje basado en problemas
Tecnología educacional
Educación a distanci
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, nursing
Problem-based learning
Educational technology
Education, distance
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Aprendizaje basado en problemas
Tecnología educacional
Educación a distanci
description Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-09T06:00:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29439
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768908
identifier_str_mv 0102-6933
000768908
url http://hdl.handle.net/10183/29439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 31, n.3 (set. 2010), p. 435-441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/1/000768908.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/2/000768908.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/3/000768908.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 813fcef471774fbd301f43e84c2e8498
ef8b0a4d39b881817afc18ae6295d59a
6172d5dd7592338754ac153e4c9af115
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447424784662528