Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Silveira dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276330
Resumo: A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professores sobre o ERE, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a pandemia de COVID-19. Foram realizadas 13 entrevistas com o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Os resultados apontam para um perfil altamente qualificado dos docentes, que superou dificuldades iniciais relativas à característica emergencial da implantação do ensino remoto. É de extrema relevância as perspectivas dos docentes sobre a contribuição do ERE para a possibilidade de ensino mais flexível e sobre a herança do ERE para o futuro do ensino superior, indicando a tendência pela adoção ensino híbrido.
id UFRGS-2_1791fcac7c01ca41f3ced9d95901ed7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276330
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Tiago Silveira dosCosta, Éverton Garcia da2024-07-16T05:56:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/276330001200118A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professores sobre o ERE, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a pandemia de COVID-19. Foram realizadas 13 entrevistas com o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Os resultados apontam para um perfil altamente qualificado dos docentes, que superou dificuldades iniciais relativas à característica emergencial da implantação do ensino remoto. É de extrema relevância as perspectivas dos docentes sobre a contribuição do ERE para a possibilidade de ensino mais flexível e sobre a herança do ERE para o futuro do ensino superior, indicando a tendência pela adoção ensino híbrido.The speed with which the coronavirus spread has brought numerous challenges to nations, such as pressure on healthcare systems and economic crises resulting from the need for social distancing. In the field of education, the main difficulty was the implementation of Emergency Remote Education (ERE), being the only possible teaching option while the COVID-19 pandemic lasted. The objective of this study, in fact, was to identify and analyze teaching practices and teachers' perceptions about ERE, carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) during the COVID-19 pandemic. 13 interviews were carried out with the teaching staff of the Institute of Philosophy and Human Sciences (IFCH) at UFRGS. The results point to a highly qualified profile of teachers, who overcame initial difficulties related to the emergency nature of implementing remote teaching. The perspectives of teachers on the contribution of ERE to the possibility of more flexible teaching and on the legacy of ERE for the future of higher education are extremely relevant, indicating the trend towards adopting hybrid teaching.application/pdfporEnsino superiorEnsino Remoto Emergencial (ERE)PandemiasEnsino híbridoCOVID-19 (Doença)Higher educationPandemicRemote teachingCovidHybrid teachingPráticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2024Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200118.pdf.txt001200118.pdf.txtExtracted Texttext/plain151478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/2/001200118.pdf.txtc1951b4f4549d62e65fd18341e667fd0MD52ORIGINAL001200118.pdfTexto completoapplication/pdf457589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/1/001200118.pdf4c1b274ee445c1b4dd1cdea73e1d9998MD5110183/2763302024-07-17 05:37:07.61033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-17T08:37:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
title Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
spellingShingle Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
Santos, Tiago Silveira dos
Ensino superior
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Ensino híbrido
COVID-19 (Doença)
Higher education
Pandemic
Remote teaching
Covid
Hybrid teaching
title_short Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
title_full Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
title_fullStr Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
title_full_unstemmed Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
title_sort Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
author Santos, Tiago Silveira dos
author_facet Santos, Tiago Silveira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Silveira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Éverton Garcia da
contributor_str_mv Costa, Éverton Garcia da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Ensino híbrido
COVID-19 (Doença)
topic Ensino superior
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Ensino híbrido
COVID-19 (Doença)
Higher education
Pandemic
Remote teaching
Covid
Hybrid teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Pandemic
Remote teaching
Covid
Hybrid teaching
description A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professores sobre o ERE, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a pandemia de COVID-19. Foram realizadas 13 entrevistas com o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Os resultados apontam para um perfil altamente qualificado dos docentes, que superou dificuldades iniciais relativas à característica emergencial da implantação do ensino remoto. É de extrema relevância as perspectivas dos docentes sobre a contribuição do ERE para a possibilidade de ensino mais flexível e sobre a herança do ERE para o futuro do ensino superior, indicando a tendência pela adoção ensino híbrido.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-16T05:56:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200118
url http://hdl.handle.net/10183/276330
identifier_str_mv 001200118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/2/001200118.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/1/001200118.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1951b4f4549d62e65fd18341e667fd0
4c1b274ee445c1b4dd1cdea73e1d9998
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447367904657408