Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luis Antonio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77518
Resumo: Com o advento da tecnologia da informação, os Bancos revolucionaram o atendimento ao cliente através do investimento maciço em ferramentas de atendimento pela internet, denominado Internet Banking. Além da comodidade disponibilizada ao cliente, o sistema permite uma redução elevada nos custos, vantagem competitiva e aumento da lucratividade. Apesar da comodidade gerada, o sistema ainda é pouco utilizado pelos clientes, seja por desconhecimento, insegurança ou falta de cultura pelo auto-atendimento. Visando identificar os fatores de adoção, conhecer os pontos fortes e fracos do sistema e as dificuldades apresentadas pelos clientes, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, efetuada através de um estudo de caso, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto aos clientes da carteira Pessoa Jurídica do Banco Brasileiro S.A., da agência localizada em Corbélia (PR), que utilizam o sistema denominado Gerenciador de Investimentos. Entre os principais fatores de adoção detectados, destacam-se a segurança, a complexidade do sistema e a barreira cultural quanto ao uso de novas tecnologias, principalmente junto a pessoas residentes em pequenas cidades do interior. Foram também detectados pontos fortes e pontos fracos do sistema, bem como aspectos que dificultam sua utilização, gerando, com isso, recomendações ao Banco para sua melhoria.
id UFRGS-2_1d9cfa17b25aa603aa2a9b8e79a9d064
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77518
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Miranda, Luis AntonioJanissek-Muniz, RaquelSobragi, Cyro Gudolle2013-08-30T01:47:22Z2011http://hdl.handle.net/10183/77518000895872Com o advento da tecnologia da informação, os Bancos revolucionaram o atendimento ao cliente através do investimento maciço em ferramentas de atendimento pela internet, denominado Internet Banking. Além da comodidade disponibilizada ao cliente, o sistema permite uma redução elevada nos custos, vantagem competitiva e aumento da lucratividade. Apesar da comodidade gerada, o sistema ainda é pouco utilizado pelos clientes, seja por desconhecimento, insegurança ou falta de cultura pelo auto-atendimento. Visando identificar os fatores de adoção, conhecer os pontos fortes e fracos do sistema e as dificuldades apresentadas pelos clientes, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, efetuada através de um estudo de caso, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto aos clientes da carteira Pessoa Jurídica do Banco Brasileiro S.A., da agência localizada em Corbélia (PR), que utilizam o sistema denominado Gerenciador de Investimentos. Entre os principais fatores de adoção detectados, destacam-se a segurança, a complexidade do sistema e a barreira cultural quanto ao uso de novas tecnologias, principalmente junto a pessoas residentes em pequenas cidades do interior. Foram também detectados pontos fortes e pontos fracos do sistema, bem como aspectos que dificultam sua utilização, gerando, com isso, recomendações ao Banco para sua melhoria.With the advent of information technology, banks have revolutionized the assistance to the customer through massive investment in the Internet service tools, called Internet Banking. Besides the convenience provided to the client, the system allows a high reduction in costs, competitive advantage and increased profitability. Despite the convenience generated, the system is still little used by customers, is through ignorance, insecurity or lack of culture by the auto attendant. In order to identify predictors of underuse, know the strengths and weaknesses of the system and the difficulties presented by clients, was performed a descriptive study, with qualitative approach, carried out through a case study, interviews with application semi-structured portifolio with clients of Corporate Brazilian Bank SA, agency located in Corbélia (PR), using a system called Financial Manager. Among the main factors of adoption detected, we highlight the security, the complexity system and cultural barrier to the use of new technologies, especially along the people living in small towns. Were also identified strengths and weaknesses of the system, as well as aspects that hinder its use, creating thereby the Bank recommendations for improvement.application/pdfporTecnologia da informaçãoAutomação bancáriaInformation technologyBanking automationBanking systemInternet bankingSecurityFatores da adoção do Internet Banking : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895872.pdf000895872.pdfTexto completoapplication/pdf251423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77518/1/000895872.pdf5768252ded6049112483b3a1ce42be10MD51TEXT000895872.pdf.txt000895872.pdf.txtExtracted Texttext/plain92747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77518/2/000895872.pdf.txt320b5297eda020c88e5248e1fe9568d5MD52THUMBNAIL000895872.pdf.jpg000895872.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77518/3/000895872.pdf.jpg1f76c2376bef120ad22087d0d4631f15MD5310183/775182018-10-17 08:03:59.547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77518Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
title Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
spellingShingle Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
Miranda, Luis Antonio
Tecnologia da informação
Automação bancária
Information technology
Banking automation
Banking system
Internet banking
Security
title_short Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
title_full Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
title_fullStr Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
title_full_unstemmed Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
title_sort Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso
author Miranda, Luis Antonio
author_facet Miranda, Luis Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luis Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sobragi, Cyro Gudolle
contributor_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
Sobragi, Cyro Gudolle
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Automação bancária
topic Tecnologia da informação
Automação bancária
Information technology
Banking automation
Banking system
Internet banking
Security
dc.subject.eng.fl_str_mv Information technology
Banking automation
Banking system
Internet banking
Security
description Com o advento da tecnologia da informação, os Bancos revolucionaram o atendimento ao cliente através do investimento maciço em ferramentas de atendimento pela internet, denominado Internet Banking. Além da comodidade disponibilizada ao cliente, o sistema permite uma redução elevada nos custos, vantagem competitiva e aumento da lucratividade. Apesar da comodidade gerada, o sistema ainda é pouco utilizado pelos clientes, seja por desconhecimento, insegurança ou falta de cultura pelo auto-atendimento. Visando identificar os fatores de adoção, conhecer os pontos fortes e fracos do sistema e as dificuldades apresentadas pelos clientes, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, efetuada através de um estudo de caso, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto aos clientes da carteira Pessoa Jurídica do Banco Brasileiro S.A., da agência localizada em Corbélia (PR), que utilizam o sistema denominado Gerenciador de Investimentos. Entre os principais fatores de adoção detectados, destacam-se a segurança, a complexidade do sistema e a barreira cultural quanto ao uso de novas tecnologias, principalmente junto a pessoas residentes em pequenas cidades do interior. Foram também detectados pontos fortes e pontos fracos do sistema, bem como aspectos que dificultam sua utilização, gerando, com isso, recomendações ao Banco para sua melhoria.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-30T01:47:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77518
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895872
url http://hdl.handle.net/10183/77518
identifier_str_mv 000895872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77518/1/000895872.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77518/2/000895872.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77518/3/000895872.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5768252ded6049112483b3a1ce42be10
320b5297eda020c88e5248e1fe9568d5
1f76c2376bef120ad22087d0d4631f15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224451997564928