Fatores da adoção do Internet Banking : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luis Antonio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77518
Resumo: Com o advento da tecnologia da informação, os Bancos revolucionaram o atendimento ao cliente através do investimento maciço em ferramentas de atendimento pela internet, denominado Internet Banking. Além da comodidade disponibilizada ao cliente, o sistema permite uma redução elevada nos custos, vantagem competitiva e aumento da lucratividade. Apesar da comodidade gerada, o sistema ainda é pouco utilizado pelos clientes, seja por desconhecimento, insegurança ou falta de cultura pelo auto-atendimento. Visando identificar os fatores de adoção, conhecer os pontos fortes e fracos do sistema e as dificuldades apresentadas pelos clientes, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, efetuada através de um estudo de caso, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto aos clientes da carteira Pessoa Jurídica do Banco Brasileiro S.A., da agência localizada em Corbélia (PR), que utilizam o sistema denominado Gerenciador de Investimentos. Entre os principais fatores de adoção detectados, destacam-se a segurança, a complexidade do sistema e a barreira cultural quanto ao uso de novas tecnologias, principalmente junto a pessoas residentes em pequenas cidades do interior. Foram também detectados pontos fortes e pontos fracos do sistema, bem como aspectos que dificultam sua utilização, gerando, com isso, recomendações ao Banco para sua melhoria.
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