Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246998 |
Resumo: | Neste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações. |
id |
UFRGS-2_1e84e9e6c3a44698c0f1608a6631a1d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246998 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Amanda Caroline FagundesSant'Ana, Marilaine de Fraga2022-08-16T04:47:40Z20221982-5153http://hdl.handle.net/10183/246998001141467Neste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações.In this article we analyze how three undergraduate students in Mathematics at the recognize specificities of some conceptions of Mathematical Modeling and differentiate it from other trends in Mathematics Education; justify there cognized specificities, and; exemplify planning, according toth eaforementioned specificities, within the scope of Mathematical Modeling. For this, we observe qualitatively the texts produced by the aforementioned students in a interview, seen here as a form of social relationship made visible, palpableor material, which covers the writingandal so the speeches and gestures (BERNSTEIN, 1996). We consider that these texts contained: justifications no targued with reference toreadings, discussions or practices previously experienced; partialrecognition of specificities Mathematical Modeling, and; examples of dissonant planning of specificities chosen by the interviewees. Therefore, we make suggestions for mathematics teacher courses and bring questions for further investigations.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 15, n. 1 (2022), p. 165 - 188Bernstein, Basil, 1824-2000LicenciaturaModelagem matemáticaMathematics teacher education courseMathematical modelingModelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemáticaMathematical modeling in the pedagogical context : a look at the text produced by three future teacher in mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141467.pdf.txt001141467.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/2/001141467.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001141467.pdfTexto completoapplication/pdf7310273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/1/001141467.pdf1ebb098189189448068e51210727e8e3MD5110183/2469982022-08-17 04:49:45.761731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mathematical modeling in the pedagogical context : a look at the text produced by three future teacher in mathematics |
title |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática |
spellingShingle |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática Campos, Amanda Caroline Fagundes Bernstein, Basil, 1824-2000 Licenciatura Modelagem matemática Mathematics teacher education course Mathematical modeling |
title_short |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática |
title_full |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática |
title_fullStr |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática |
title_sort |
Modelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemática |
author |
Campos, Amanda Caroline Fagundes |
author_facet |
Campos, Amanda Caroline Fagundes Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Amanda Caroline Fagundes Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bernstein, Basil, 1824-2000 Licenciatura Modelagem matemática |
topic |
Bernstein, Basil, 1824-2000 Licenciatura Modelagem matemática Mathematics teacher education course Mathematical modeling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics teacher education course Mathematical modeling |
description |
Neste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T04:47:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/246998 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5153 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001141467 |
identifier_str_mv |
1982-5153 001141467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/246998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 15, n. 1 (2022), p. 165 - 188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/2/001141467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246998/1/001141467.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 1ebb098189189448068e51210727e8e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225064817885184 |