O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22778 |
Resumo: | Este trabalho realiza um estudo de caso da trilogia De Volta Para o Futuro, com o objetivo de analisar como ocorrem as inserções publicitárias nas produções de entretenimento no cinema e verificar qual a estratégia dos anunciantes com essa forma de publicidade. Para tanto, desenvolve-se uma definição conceitual das técnicas de merchandising, matizando e definindo como categorias de análise do estudo as técnicas de merchandising, advertainment e product placement. Após esse primeiro momento, é realizado um resgate histórico da publicidade no cinema, focado especificamente nas inserções publicitárias inseridas durante as narrativas. Por fim, identificando as técnicas utilizadas pelos anunciantes, analisa-se como ocorrem as ações nos filmes e quais os seus objetivos no trabalho de gestão de marca. |
id |
UFRGS-2_2137dcdc29655d8d65fe515963148631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22778 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nonnig, André Casa NovaRodrigues, André Iribure2010-05-22T04:17:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/22778000740560Este trabalho realiza um estudo de caso da trilogia De Volta Para o Futuro, com o objetivo de analisar como ocorrem as inserções publicitárias nas produções de entretenimento no cinema e verificar qual a estratégia dos anunciantes com essa forma de publicidade. Para tanto, desenvolve-se uma definição conceitual das técnicas de merchandising, matizando e definindo como categorias de análise do estudo as técnicas de merchandising, advertainment e product placement. Após esse primeiro momento, é realizado um resgate histórico da publicidade no cinema, focado especificamente nas inserções publicitárias inseridas durante as narrativas. Por fim, identificando as técnicas utilizadas pelos anunciantes, analisa-se como ocorrem as ações nos filmes e quais os seus objetivos no trabalho de gestão de marca.This article develops a case study of the Trilogy Back To The Future, with the aim of examining how commercial plugs occur in the motion pictures and also to examine what is the strategy of advertisers with this form of publicity. To achieve this end, it develops a conceptual definition of merchandising techniques, by variegating and defining categories of analysis and studying the techniques of merchandising, advertainment, product placement. After that, we conducted a historical review of advertising in the motion pictures, focused specifically on advertising plugs inserted during the narratives. Finally, by the identification of the techniques used by advertisers, we look at how the actions occur in the movies and what are their goals in the work of brand management.application/pdfporMerchandisingPublicidadeMerchandisingCinemaAdvertainmentProduct placementBrand managementO uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740560.pdf000740560.pdfTexto completoapplication/pdf2396352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/1/000740560.pdfa34279884be8ef8612791dcb1951540bMD51TEXT000740560.pdf.txt000740560.pdf.txtExtracted Texttext/plain271263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/2/000740560.pdf.txt1567e6b4337fb95b2f7fdfddf660e9d0MD52THUMBNAIL000740560.pdf.jpg000740560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/3/000740560.pdf.jpg11cc7d90029d989b440588a8177523dcMD5310183/227782018-10-17 07:55:30.115oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22778Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:55:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” |
title |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” |
spellingShingle |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” Nonnig, André Casa Nova Merchandising Publicidade Merchandising Cinema Advertainment Product placement Brand management |
title_short |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” |
title_full |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” |
title_fullStr |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” |
title_full_unstemmed |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” |
title_sort |
O uso das técnicas de merchandising no cinema : um estudo de caso sobre a trilogia “ de volta para o futuro ” |
author |
Nonnig, André Casa Nova |
author_facet |
Nonnig, André Casa Nova |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonnig, André Casa Nova |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
contributor_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Merchandising Publicidade |
topic |
Merchandising Publicidade Merchandising Cinema Advertainment Product placement Brand management |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Merchandising Cinema Advertainment Product placement Brand management |
description |
Este trabalho realiza um estudo de caso da trilogia De Volta Para o Futuro, com o objetivo de analisar como ocorrem as inserções publicitárias nas produções de entretenimento no cinema e verificar qual a estratégia dos anunciantes com essa forma de publicidade. Para tanto, desenvolve-se uma definição conceitual das técnicas de merchandising, matizando e definindo como categorias de análise do estudo as técnicas de merchandising, advertainment e product placement. Após esse primeiro momento, é realizado um resgate histórico da publicidade no cinema, focado especificamente nas inserções publicitárias inseridas durante as narrativas. Por fim, identificando as técnicas utilizadas pelos anunciantes, analisa-se como ocorrem as ações nos filmes e quais os seus objetivos no trabalho de gestão de marca. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-22T04:17:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/22778 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000740560 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/22778 |
identifier_str_mv |
000740560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/1/000740560.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/2/000740560.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22778/3/000740560.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a34279884be8ef8612791dcb1951540b 1567e6b4337fb95b2f7fdfddf660e9d0 11cc7d90029d989b440588a8177523dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224394418159616 |