Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagotto, Patrícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133868
Resumo: As crianças e os jovens estão inseridos atualmente em um contexto tecnológico que favorece uma infinidade de interações e possibilidades, permitindo que eles estejam conectados o tempo todo e em qualquer lugar. Na área de educação, esta crescente expansão da tecnologia traz inúmeros avanços e benefícios, e muito está sendo feito para que haja um bom uso destas inovações, de modo a favorecer e facilitar o aprendizado, não apenas dentro de sala de aula. Seguindo esta desafiadora linha de pensamento, este trabalho tem como objetivo exemplificar como os blogs de histórias infantis podem se tornar uma importante ferramenta de incentivo à leitura, visto que está se tornando cada vez mais difícil despertar nas crianças o interesse em ler um livro. Através de uma experiência com o quarto ano do Ensino Fundamental, este trabalho irá mostrar que quando são utilizadas mídias tecnológicas nas aulas, como os blogs de histórias infantis, os alunos ficam muito mais entusiasmados em ler, querendo descobrir novas histórias, aprendendo de uma maneira diferente da habitual, realizando eles mesmos as pesquisas e criando novas histórias, o que os torna mais autônomos na busca pelo conhecimento.
id UFRGS-2_2139f45f9a35842baa6921ffcfc4131b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pagotto, PatríciaFavaretto, Fernando2016-03-16T02:06:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/133868000982075As crianças e os jovens estão inseridos atualmente em um contexto tecnológico que favorece uma infinidade de interações e possibilidades, permitindo que eles estejam conectados o tempo todo e em qualquer lugar. Na área de educação, esta crescente expansão da tecnologia traz inúmeros avanços e benefícios, e muito está sendo feito para que haja um bom uso destas inovações, de modo a favorecer e facilitar o aprendizado, não apenas dentro de sala de aula. Seguindo esta desafiadora linha de pensamento, este trabalho tem como objetivo exemplificar como os blogs de histórias infantis podem se tornar uma importante ferramenta de incentivo à leitura, visto que está se tornando cada vez mais difícil despertar nas crianças o interesse em ler um livro. Através de uma experiência com o quarto ano do Ensino Fundamental, este trabalho irá mostrar que quando são utilizadas mídias tecnológicas nas aulas, como os blogs de histórias infantis, os alunos ficam muito mais entusiasmados em ler, querendo descobrir novas histórias, aprendendo de uma maneira diferente da habitual, realizando eles mesmos as pesquisas e criando novas histórias, o que os torna mais autônomos na busca pelo conhecimento.The children and the young people are currently inserted in a technological context that favors an infinity of integration and possibilities, allowing them to be connected all the time and everywhere. In education field, this growing expansion of technology brings several advancements and benefits, and much is being done to ensure good use of these innovations, in order to favor make the learning easier, not only inside the classroom. Following this challenging thought line, this paper aims to exemplify how blogs of children's stories can become an important reading incentive tool, since it is becoming more and more difficult to arouse the children's interest in reading a book. Through an experiment with the fourth year of elementary school, this paper will show that when technological medias are used in the classroom, as the blogs of children's stories, students become more interested in reading, wanting to discover new stories, learning in a different way from the usual, making researches by themselves and creating new stories, what makes them more autonomous in the pursuit of the knowledge.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalHistóriaBlogMediaReadingStoriesSchoolIncentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982075.pdf000982075.pdfTexto completoapplication/pdf1211920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/1/000982075.pdfc51d9fcaf92e0044d9f09f2d448a5eb9MD51TEXT000982075.pdf.txt000982075.pdf.txtExtracted Texttext/plain67283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/2/000982075.pdf.txt487e43c51dd9491a2a664468d514c231MD52THUMBNAIL000982075.pdf.jpg000982075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/3/000982075.pdf.jpg4a1eb10acad271a3213a2340042bd809MD5310183/1338682018-10-26 10:21:44.618oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
title Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
Pagotto, Patrícia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
História
Blog
Media
Reading
Stories
School
title_short Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
title_full Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
title_sort Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
author Pagotto, Patrícia
author_facet Pagotto, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagotto, Patrícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
História
Blog
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
História
Blog
Media
Reading
Stories
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Reading
Stories
School
description As crianças e os jovens estão inseridos atualmente em um contexto tecnológico que favorece uma infinidade de interações e possibilidades, permitindo que eles estejam conectados o tempo todo e em qualquer lugar. Na área de educação, esta crescente expansão da tecnologia traz inúmeros avanços e benefícios, e muito está sendo feito para que haja um bom uso destas inovações, de modo a favorecer e facilitar o aprendizado, não apenas dentro de sala de aula. Seguindo esta desafiadora linha de pensamento, este trabalho tem como objetivo exemplificar como os blogs de histórias infantis podem se tornar uma importante ferramenta de incentivo à leitura, visto que está se tornando cada vez mais difícil despertar nas crianças o interesse em ler um livro. Através de uma experiência com o quarto ano do Ensino Fundamental, este trabalho irá mostrar que quando são utilizadas mídias tecnológicas nas aulas, como os blogs de histórias infantis, os alunos ficam muito mais entusiasmados em ler, querendo descobrir novas histórias, aprendendo de uma maneira diferente da habitual, realizando eles mesmos as pesquisas e criando novas histórias, o que os torna mais autônomos na busca pelo conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133868
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982075
url http://hdl.handle.net/10183/133868
identifier_str_mv 000982075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/1/000982075.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/2/000982075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/3/000982075.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c51d9fcaf92e0044d9f09f2d448a5eb9
487e43c51dd9491a2a664468d514c231
4a1eb10acad271a3213a2340042bd809
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500162854912