Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133868 |
Resumo: | As crianças e os jovens estão inseridos atualmente em um contexto tecnológico que favorece uma infinidade de interações e possibilidades, permitindo que eles estejam conectados o tempo todo e em qualquer lugar. Na área de educação, esta crescente expansão da tecnologia traz inúmeros avanços e benefícios, e muito está sendo feito para que haja um bom uso destas inovações, de modo a favorecer e facilitar o aprendizado, não apenas dentro de sala de aula. Seguindo esta desafiadora linha de pensamento, este trabalho tem como objetivo exemplificar como os blogs de histórias infantis podem se tornar uma importante ferramenta de incentivo à leitura, visto que está se tornando cada vez mais difícil despertar nas crianças o interesse em ler um livro. Através de uma experiência com o quarto ano do Ensino Fundamental, este trabalho irá mostrar que quando são utilizadas mídias tecnológicas nas aulas, como os blogs de histórias infantis, os alunos ficam muito mais entusiasmados em ler, querendo descobrir novas histórias, aprendendo de uma maneira diferente da habitual, realizando eles mesmos as pesquisas e criando novas histórias, o que os torna mais autônomos na busca pelo conhecimento. |
id |
UFRGS-2_2139f45f9a35842baa6921ffcfc4131b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pagotto, PatríciaFavaretto, Fernando2016-03-16T02:06:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/133868000982075As crianças e os jovens estão inseridos atualmente em um contexto tecnológico que favorece uma infinidade de interações e possibilidades, permitindo que eles estejam conectados o tempo todo e em qualquer lugar. Na área de educação, esta crescente expansão da tecnologia traz inúmeros avanços e benefícios, e muito está sendo feito para que haja um bom uso destas inovações, de modo a favorecer e facilitar o aprendizado, não apenas dentro de sala de aula. Seguindo esta desafiadora linha de pensamento, este trabalho tem como objetivo exemplificar como os blogs de histórias infantis podem se tornar uma importante ferramenta de incentivo à leitura, visto que está se tornando cada vez mais difícil despertar nas crianças o interesse em ler um livro. Através de uma experiência com o quarto ano do Ensino Fundamental, este trabalho irá mostrar que quando são utilizadas mídias tecnológicas nas aulas, como os blogs de histórias infantis, os alunos ficam muito mais entusiasmados em ler, querendo descobrir novas histórias, aprendendo de uma maneira diferente da habitual, realizando eles mesmos as pesquisas e criando novas histórias, o que os torna mais autônomos na busca pelo conhecimento.The children and the young people are currently inserted in a technological context that favors an infinity of integration and possibilities, allowing them to be connected all the time and everywhere. In education field, this growing expansion of technology brings several advancements and benefits, and much is being done to ensure good use of these innovations, in order to favor make the learning easier, not only inside the classroom. Following this challenging thought line, this paper aims to exemplify how blogs of children's stories can become an important reading incentive tool, since it is becoming more and more difficult to arouse the children's interest in reading a book. Through an experiment with the fourth year of elementary school, this paper will show that when technological medias are used in the classroom, as the blogs of children's stories, students become more interested in reading, wanting to discover new stories, learning in a different way from the usual, making researches by themselves and creating new stories, what makes them more autonomous in the pursuit of the knowledge.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalHistóriaBlogMediaReadingStoriesSchoolIncentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982075.pdf000982075.pdfTexto completoapplication/pdf1211920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/1/000982075.pdfc51d9fcaf92e0044d9f09f2d448a5eb9MD51TEXT000982075.pdf.txt000982075.pdf.txtExtracted Texttext/plain67283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/2/000982075.pdf.txt487e43c51dd9491a2a664468d514c231MD52THUMBNAIL000982075.pdf.jpg000982075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/3/000982075.pdf.jpg4a1eb10acad271a3213a2340042bd809MD5310183/1338682018-10-26 10:21:44.618oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental |
title |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental Pagotto, Patrícia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental História Blog Media Reading Stories School |
title_short |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Incentivando a leitura através dos blogs : uma experiência com o 4º ano do Ensino Fundamental |
author |
Pagotto, Patrícia |
author_facet |
Pagotto, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagotto, Patrícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favaretto, Fernando |
contributor_str_mv |
Favaretto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental História Blog |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental História Blog Media Reading Stories School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Reading Stories School |
description |
As crianças e os jovens estão inseridos atualmente em um contexto tecnológico que favorece uma infinidade de interações e possibilidades, permitindo que eles estejam conectados o tempo todo e em qualquer lugar. Na área de educação, esta crescente expansão da tecnologia traz inúmeros avanços e benefícios, e muito está sendo feito para que haja um bom uso destas inovações, de modo a favorecer e facilitar o aprendizado, não apenas dentro de sala de aula. Seguindo esta desafiadora linha de pensamento, este trabalho tem como objetivo exemplificar como os blogs de histórias infantis podem se tornar uma importante ferramenta de incentivo à leitura, visto que está se tornando cada vez mais difícil despertar nas crianças o interesse em ler um livro. Através de uma experiência com o quarto ano do Ensino Fundamental, este trabalho irá mostrar que quando são utilizadas mídias tecnológicas nas aulas, como os blogs de histórias infantis, os alunos ficam muito mais entusiasmados em ler, querendo descobrir novas histórias, aprendendo de uma maneira diferente da habitual, realizando eles mesmos as pesquisas e criando novas histórias, o que os torna mais autônomos na busca pelo conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:06:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133868 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982075 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133868 |
identifier_str_mv |
000982075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/1/000982075.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/2/000982075.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133868/3/000982075.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c51d9fcaf92e0044d9f09f2d448a5eb9 487e43c51dd9491a2a664468d514c231 4a1eb10acad271a3213a2340042bd809 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500162854912 |