Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95676 |
Resumo: | O propósito dessa monografia é mostrar que o uso de um dispositivo tecnológico digital, o blog, poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Foi desenvolvida, no decorrer do ano de 2012, uma proposta para aplicação de mídias digitais disponíveis na escola a fim de criar o Blog Brigadeiro Silva Paes. Como o blog é uma ferramenta fácil de criar, manusear e interagir ele se torna um instrumento de novas formas de comunicação e informação entre professor e aluno. Essa ferramenta propiciará aos docentes inovarem suas práticas pedagógicas e oportunizarem aos alunos uma compreensão expressiva sobre sua escrita e autoria. O blog permitirá a colaboração, a interatividade, a sociabilidade, a melhoria na relação entre professor e aluno facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Para que o uso do blog dê resultados favoráveis é preciso planejamento. O professor registrará todas as atividades postadas neste ambiente e monitorará o desenvolvimento cognitivo do aluno no decorrer do processo do conhecimento. Fará avaliações do conhecimento adquirido pelo aluno e verificará se a nova estratégia auxiliará o aluno na aprendizagem. A escola como espaço de construção do saber terá a responsabilidade, junto com seu corpo docente, a procurar novos caminhos para uma educação mais próxima da geração digital que se caracteriza pela velocidade, pelo imediatismo e o trabalho docente em sala de aula deverá possibilitar aos alunos, sujeitos do processo pedagógico, oportunidade de aprender de forma mais agradável. O Blog Brigadeiro Silva Paes se reorganizará sistematicamente e para 2013 todas as disciplinas deverão fazer parte deste ambiente cujos professores trabalharão de forma interdisciplinar. |
id |
UFRGS-2_58c781e578960101e9c806263258811e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95676 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Luciany PereiraFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-05-29T02:04:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95676000916578O propósito dessa monografia é mostrar que o uso de um dispositivo tecnológico digital, o blog, poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Foi desenvolvida, no decorrer do ano de 2012, uma proposta para aplicação de mídias digitais disponíveis na escola a fim de criar o Blog Brigadeiro Silva Paes. Como o blog é uma ferramenta fácil de criar, manusear e interagir ele se torna um instrumento de novas formas de comunicação e informação entre professor e aluno. Essa ferramenta propiciará aos docentes inovarem suas práticas pedagógicas e oportunizarem aos alunos uma compreensão expressiva sobre sua escrita e autoria. O blog permitirá a colaboração, a interatividade, a sociabilidade, a melhoria na relação entre professor e aluno facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Para que o uso do blog dê resultados favoráveis é preciso planejamento. O professor registrará todas as atividades postadas neste ambiente e monitorará o desenvolvimento cognitivo do aluno no decorrer do processo do conhecimento. Fará avaliações do conhecimento adquirido pelo aluno e verificará se a nova estratégia auxiliará o aluno na aprendizagem. A escola como espaço de construção do saber terá a responsabilidade, junto com seu corpo docente, a procurar novos caminhos para uma educação mais próxima da geração digital que se caracteriza pela velocidade, pelo imediatismo e o trabalho docente em sala de aula deverá possibilitar aos alunos, sujeitos do processo pedagógico, oportunidade de aprender de forma mais agradável. O Blog Brigadeiro Silva Paes se reorganizará sistematicamente e para 2013 todas as disciplinas deverão fazer parte deste ambiente cujos professores trabalharão de forma interdisciplinar.The purpose of this monograph is to show that the use of a digital device technology, blogging, may assist in the process of teaching and learning. It was developed during the year 2012, a proposal for implementation of digital media available at the school to create the Blog Brigadier Silva Paes. As the blog is an easy tool to create, manipulate and interact it becomes an instrument of new forms of communication and information between teacher and student. This tool provides teachers to innovate in their teaching practices and students with an understanding nurture expressive about his writing and authorship. The blog allows to collaboration, interactivity, sociability, improvement in the relationship between teacher and student facilitates the process of teaching and learning. For the use of the blog is to give favorable results takes planning. The teacher will record all activity posted in this environment and monitor the student's cognitive development during the process of knowledge. Will reviews the knowledge acquired by the student and verify that the new strategy will assist the student in learning. The school as a construction of knowledge will be responsible, along with their faculty, to seek new avenues for education closer to the digital generation that is characterized by speed, by immediacy and teaching in the classroom will allow students, subjects of the educational process, opportunity to learn more enjoyable. The Blog Brigadier Silva Paes is systematically reorganized for 2013 and all disciplines will be part of this environment whose teachers work in an interdisciplinary way.application/pdfporDesenvolvimento cognitivoBlogTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)School as a construction of knowledgeCognitive development the studentBlogs : uso pedagógico para estimular o aprendizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916578.pdf000916578.pdfTexto completoapplication/pdf301232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95676/1/000916578.pdfde0061ae490172f8171861ff1a1f31eeMD51TEXT000916578.pdf.txt000916578.pdf.txtExtracted Texttext/plain110269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95676/2/000916578.pdf.txtbd828c7ca25ce9d4eef2685709ea3645MD52THUMBNAIL000916578.pdf.jpg000916578.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95676/3/000916578.pdf.jpg461c4c82e68b4335a378ca08c2dc118aMD5310183/956762018-10-09 09:15:41.82oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado |
title |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado |
spellingShingle |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado Machado, Luciany Pereira Desenvolvimento cognitivo Blog Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) School as a construction of knowledge Cognitive development the student |
title_short |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado |
title_full |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado |
title_fullStr |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado |
title_full_unstemmed |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado |
title_sort |
Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado |
author |
Machado, Luciany Pereira |
author_facet |
Machado, Luciany Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Luciany Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Blog Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Blog Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) School as a construction of knowledge Cognitive development the student |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School as a construction of knowledge Cognitive development the student |
description |
O propósito dessa monografia é mostrar que o uso de um dispositivo tecnológico digital, o blog, poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Foi desenvolvida, no decorrer do ano de 2012, uma proposta para aplicação de mídias digitais disponíveis na escola a fim de criar o Blog Brigadeiro Silva Paes. Como o blog é uma ferramenta fácil de criar, manusear e interagir ele se torna um instrumento de novas formas de comunicação e informação entre professor e aluno. Essa ferramenta propiciará aos docentes inovarem suas práticas pedagógicas e oportunizarem aos alunos uma compreensão expressiva sobre sua escrita e autoria. O blog permitirá a colaboração, a interatividade, a sociabilidade, a melhoria na relação entre professor e aluno facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Para que o uso do blog dê resultados favoráveis é preciso planejamento. O professor registrará todas as atividades postadas neste ambiente e monitorará o desenvolvimento cognitivo do aluno no decorrer do processo do conhecimento. Fará avaliações do conhecimento adquirido pelo aluno e verificará se a nova estratégia auxiliará o aluno na aprendizagem. A escola como espaço de construção do saber terá a responsabilidade, junto com seu corpo docente, a procurar novos caminhos para uma educação mais próxima da geração digital que se caracteriza pela velocidade, pelo imediatismo e o trabalho docente em sala de aula deverá possibilitar aos alunos, sujeitos do processo pedagógico, oportunidade de aprender de forma mais agradável. O Blog Brigadeiro Silva Paes se reorganizará sistematicamente e para 2013 todas as disciplinas deverão fazer parte deste ambiente cujos professores trabalharão de forma interdisciplinar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T02:04:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916578 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95676 |
identifier_str_mv |
000916578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95676/1/000916578.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95676/2/000916578.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95676/3/000916578.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de0061ae490172f8171861ff1a1f31ee bd828c7ca25ce9d4eef2685709ea3645 461c4c82e68b4335a378ca08c2dc118a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465160339456 |