Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216979 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a análise de desempenho dos participantes de cinco edições de um curso de educação a distância sobre alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, ofertado pelo Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul. O curso foi desenvolvido para profissionais e estudantes na área da saúde de todo Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado pelos profissionais na Atenção Primária à Saúde, em conformidade com a idealização de integralidade e resolutividade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os participantes realizaram uma avaliação antes e ao final do curso com perguntas de temáticas relacionadas à nutrição e alimentação. Foi realizada a comparação de acertos entre as avaliações de pré e pós-teste de 4774 participantes. Em geral, houve melhora no desempenho dos participantes do curso, considerando a comparação da quantidade de acertos do pré e pós-teste em todas as temáticas. A comparação de desempenho entre as áreas mostrou que a nutrição atingiu melhores resultados em praticamente todas as temáticas, com exceção das questões sobre o guia alimentar e obesidade. Os participantes da área da nutrição tiveram mais acertos em assuntos específicos, quando comparado aos outros profissionais, enquanto estes, apresentaram melhor desempenho em assuntos amplamente discutidos. Apesar do desempenho ter sido mensurado em um período curto de tempo, acredita-se que reforce a importância da alimentação e nutrição em sua prática profissional. A avaliação de desempenho dos participantes contribuirá para avanços nos métodos de ensino de cursos elaborados futuramente. |
id |
UFRGS-2_24c79d3129edf3cccce37cb0150f6f81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216979 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Bárbara Carvalho deCanuto, RaquelRodrigues, Ylana Elias2020-12-30T04:23:35Z2020http://hdl.handle.net/10183/216979001120302Este trabalho apresenta a análise de desempenho dos participantes de cinco edições de um curso de educação a distância sobre alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, ofertado pelo Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul. O curso foi desenvolvido para profissionais e estudantes na área da saúde de todo Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado pelos profissionais na Atenção Primária à Saúde, em conformidade com a idealização de integralidade e resolutividade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os participantes realizaram uma avaliação antes e ao final do curso com perguntas de temáticas relacionadas à nutrição e alimentação. Foi realizada a comparação de acertos entre as avaliações de pré e pós-teste de 4774 participantes. Em geral, houve melhora no desempenho dos participantes do curso, considerando a comparação da quantidade de acertos do pré e pós-teste em todas as temáticas. A comparação de desempenho entre as áreas mostrou que a nutrição atingiu melhores resultados em praticamente todas as temáticas, com exceção das questões sobre o guia alimentar e obesidade. Os participantes da área da nutrição tiveram mais acertos em assuntos específicos, quando comparado aos outros profissionais, enquanto estes, apresentaram melhor desempenho em assuntos amplamente discutidos. Apesar do desempenho ter sido mensurado em um período curto de tempo, acredita-se que reforce a importância da alimentação e nutrição em sua prática profissional. A avaliação de desempenho dos participantes contribuirá para avanços nos métodos de ensino de cursos elaborados futuramente.This work presents the performance analysis of the participants of five editions of a food and nutrition distance learning course in Primary Health Care (PHC), offered by a telehealth center in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The course was developed for professionals and students from Brazil with the aim of improving the quality of the service provided by professionals in PHC, in accordance with the idealization of integrality and resolvability within the brazilian public health system. All participants were evaluated before and at the end of the course with questions on topics related to nutrition and food. The comparison of correct answers was performed between the pre and post test assessments of 4774 participants. In general, there was an improvement in the performance, considering the comparison of the number of correct answers in the pre and post-test in all the themes. The performance comparison between the areas showed that nutrition achieved better results in practically all themes, with the exception of questions about the brazilian food guide and obesity. Participants in the field of nutrition had more success in specific subjects, when compared to other professionals, while these, presented better performance in subjects widely discussed. Although performance has been measured in a short period of time, it is believed to reinforce the importance of food and nutrition in your professional practice. The performance evaluation of the participants will contribute to advances in the teaching methods of courses in the future.application/pdfporEducação a distânciaDietaAlimentosNutriçãoDesempenho acadêmicoAtenção primária à saúdeEducação em saúdeCourseDistance learningPerformanceAvaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2020Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120302.pdf.txt001120302.pdf.txtExtracted Texttext/plain58011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216979/2/001120302.pdf.txtb6a09c008f6e41e52ba26d441221bba6MD52ORIGINAL001120302.pdfTexto completoapplication/pdf415760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216979/1/001120302.pdf3debb5f63ad69e87ac9b35c9dc940653MD5110183/2169792023-11-25 04:26:44.916536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-25T06:26:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS |
title |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS Oliveira, Bárbara Carvalho de Educação a distância Dieta Alimentos Nutrição Desempenho acadêmico Atenção primária à saúde Educação em saúde Course Distance learning Performance |
title_short |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS |
title_full |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS |
title_sort |
Avaliação de desempenho dos participantes de um curso EAD sobre alimentação e nutrição na APS |
author |
Oliveira, Bárbara Carvalho de |
author_facet |
Oliveira, Bárbara Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bárbara Carvalho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Canuto, Raquel |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rodrigues, Ylana Elias |
contributor_str_mv |
Canuto, Raquel Rodrigues, Ylana Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Dieta Alimentos Nutrição Desempenho acadêmico Atenção primária à saúde Educação em saúde |
topic |
Educação a distância Dieta Alimentos Nutrição Desempenho acadêmico Atenção primária à saúde Educação em saúde Course Distance learning Performance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Course Distance learning Performance |
description |
Este trabalho apresenta a análise de desempenho dos participantes de cinco edições de um curso de educação a distância sobre alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, ofertado pelo Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul. O curso foi desenvolvido para profissionais e estudantes na área da saúde de todo Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado pelos profissionais na Atenção Primária à Saúde, em conformidade com a idealização de integralidade e resolutividade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os participantes realizaram uma avaliação antes e ao final do curso com perguntas de temáticas relacionadas à nutrição e alimentação. Foi realizada a comparação de acertos entre as avaliações de pré e pós-teste de 4774 participantes. Em geral, houve melhora no desempenho dos participantes do curso, considerando a comparação da quantidade de acertos do pré e pós-teste em todas as temáticas. A comparação de desempenho entre as áreas mostrou que a nutrição atingiu melhores resultados em praticamente todas as temáticas, com exceção das questões sobre o guia alimentar e obesidade. Os participantes da área da nutrição tiveram mais acertos em assuntos específicos, quando comparado aos outros profissionais, enquanto estes, apresentaram melhor desempenho em assuntos amplamente discutidos. Apesar do desempenho ter sido mensurado em um período curto de tempo, acredita-se que reforce a importância da alimentação e nutrição em sua prática profissional. A avaliação de desempenho dos participantes contribuirá para avanços nos métodos de ensino de cursos elaborados futuramente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-30T04:23:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216979 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120302 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216979 |
identifier_str_mv |
001120302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216979/2/001120302.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216979/1/001120302.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6a09c008f6e41e52ba26d441221bba6 3debb5f63ad69e87ac9b35c9dc940653 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447269330124800 |