Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19153 |
Resumo: | O presente estudo refere-se à definição de diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA. O objetivo de definir diretrizes é obter critérios para o gerenciamento da marca, considerando meios para fortalecê-la ao longo do tempo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de benchmarking de clubes europeus, entrevistas com os gestores da marca Grêmio e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Com base nisso, descreveu-se a identidade da marca, o posicionamento e os atributos vinculados à marca. Além disso, foram propostas ações a serem realizadas no sentido de fortalecer a marca do clube ao longo do tempo, incluindo diretrizes para extensão da marca. |
id |
UFRGS-2_26741fcc444ea1ee4acd550556676c6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19153 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Lenora BarcellosLuce, Fernando Bins2010-04-16T04:15:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/19153000734328O presente estudo refere-se à definição de diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA. O objetivo de definir diretrizes é obter critérios para o gerenciamento da marca, considerando meios para fortalecê-la ao longo do tempo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de benchmarking de clubes europeus, entrevistas com os gestores da marca Grêmio e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Com base nisso, descreveu-se a identidade da marca, o posicionamento e os atributos vinculados à marca. Além disso, foram propostas ações a serem realizadas no sentido de fortalecer a marca do clube ao longo do tempo, incluindo diretrizes para extensão da marca.The present study is about defining directives for the management of Grêmio FBPA brand. The objective of defining directives is to obtain the criteria for managing the brand considering means of strengthening it as time goes by. With this purpose, we conducted an exploratory study, which consisted of an analysis of benchmarking of European clubs, interviews with managers of Grêmio brand and interviews with members and supporters of the organization. Based on that, we described the identity of the brand, the positioning and the attributes linked to the brand. Besides, we proposed actions to be developed with intent to extend the brand of the club with time, including directives for brand stretching.application/pdfporGestão de marcasMarketing esportivoBenchmarkingBrand managementPositioningBrand extensionSport marketingBenchmarkingFootball clubsLicensingDiretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000734328.pdf.txt000734328.pdf.txtExtracted Texttext/plain129522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/2/000734328.pdf.txtb0ea87bc31acd831b10fea1e1526e3beMD52ORIGINAL000734328.pdf000734328.pdfTexto completoapplication/pdf2409574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/1/000734328.pdf77ef797ed7bf3f94d81f62f2735bbf72MD51THUMBNAIL000734328.pdf.jpg000734328.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/3/000734328.pdf.jpgb36087979801ed6b5439fffe62098ea3MD5310183/191532018-10-17 08:45:04.256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:45:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA |
title |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA |
spellingShingle |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA Corrêa, Lenora Barcellos Gestão de marcas Marketing esportivo Benchmarking Brand management Positioning Brand extension Sport marketing Benchmarking Football clubs Licensing |
title_short |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA |
title_full |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA |
title_fullStr |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA |
title_full_unstemmed |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA |
title_sort |
Diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA |
author |
Corrêa, Lenora Barcellos |
author_facet |
Corrêa, Lenora Barcellos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Lenora Barcellos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marcas Marketing esportivo Benchmarking |
topic |
Gestão de marcas Marketing esportivo Benchmarking Brand management Positioning Brand extension Sport marketing Benchmarking Football clubs Licensing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brand management Positioning Brand extension Sport marketing Benchmarking Football clubs Licensing |
description |
O presente estudo refere-se à definição de diretrizes para o gerenciamento da marca Grêmio FBPA. O objetivo de definir diretrizes é obter critérios para o gerenciamento da marca, considerando meios para fortalecê-la ao longo do tempo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de benchmarking de clubes europeus, entrevistas com os gestores da marca Grêmio e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Com base nisso, descreveu-se a identidade da marca, o posicionamento e os atributos vinculados à marca. Além disso, foram propostas ações a serem realizadas no sentido de fortalecer a marca do clube ao longo do tempo, incluindo diretrizes para extensão da marca. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T04:15:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19153 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000734328 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19153 |
identifier_str_mv |
000734328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/2/000734328.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/1/000734328.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19153/3/000734328.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0ea87bc31acd831b10fea1e1526e3be 77ef797ed7bf3f94d81f62f2735bbf72 b36087979801ed6b5439fffe62098ea3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447036703539200 |