Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225612 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre leitura e letramento é apresentado no artigo. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5a série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada. |
id |
UFRGS-2_2b6dc97af01a121e488356f0ca6b19bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225612 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hessler, Juliana de CamposReategui, Eliseo Berni2021-08-13T04:37:18Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/225612000823127Este artigo apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre leitura e letramento é apresentado no artigo. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5a série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.This article presents and investigation about reading and strategies which may be used to help the student in the understanding of texts, describing how the use of a text mining tool can support this process. A theoretical background about reading and literacy is presented in the paper. Then, a method for the use of a particular text mining tool is proposed as a way to support reading. After that, the paper presents an experiment about the use of such method with twenty 5th grade students who had to read a literature text. The results of the experiment demonstrated that the method enabled the students to explore the text and have a deeper understanding of it.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n.1 (jan. 2010), [10 p.]LeituraTextoUm método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de textoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823127.pdf.txt000823127.pdf.txtExtracted Texttext/plain31023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/2/000823127.pdf.txt9eddc8a0c4477e1dbcdcd217e8ccec29MD52ORIGINAL000823127.pdfTexto completoapplication/pdf425985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/1/000823127.pdfa56a53bd41e6f40001bff47b18353542MD5110183/2256122021-08-18 04:33:28.081948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225612Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:33:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
spellingShingle |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto Hessler, Juliana de Campos Leitura Texto |
title_short |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_full |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_fullStr |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_full_unstemmed |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
title_sort |
Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto |
author |
Hessler, Juliana de Campos |
author_facet |
Hessler, Juliana de Campos Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hessler, Juliana de Campos Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Texto |
topic |
Leitura Texto |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre leitura e letramento é apresentado no artigo. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5a série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225612 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823127 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000823127 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n.1 (jan. 2010), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/2/000823127.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/1/000823127.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9eddc8a0c4477e1dbcdcd217e8ccec29 a56a53bd41e6f40001bff47b18353542 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225032183054336 |