Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hessler, Juliana de Campos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225612
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre leitura e letramento é apresentado no artigo. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5a série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.
id UFRGS-2_2b6dc97af01a121e488356f0ca6b19bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225612
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hessler, Juliana de CamposReategui, Eliseo Berni2021-08-13T04:37:18Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/225612000823127Este artigo apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre leitura e letramento é apresentado no artigo. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5a série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.This article presents and investigation about reading and strategies which may be used to help the student in the understanding of texts, describing how the use of a text mining tool can support this process. A theoretical background about reading and literacy is presented in the paper. Then, a method for the use of a particular text mining tool is proposed as a way to support reading. After that, the paper presents an experiment about the use of such method with twenty 5th grade students who had to read a literature text. The results of the experiment demonstrated that the method enabled the students to explore the text and have a deeper understanding of it.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n.1 (jan. 2010), [10 p.]LeituraTextoUm método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de textoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823127.pdf.txt000823127.pdf.txtExtracted Texttext/plain31023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/2/000823127.pdf.txt9eddc8a0c4477e1dbcdcd217e8ccec29MD52ORIGINAL000823127.pdfTexto completoapplication/pdf425985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/1/000823127.pdfa56a53bd41e6f40001bff47b18353542MD5110183/2256122021-08-18 04:33:28.081948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225612Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:33:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
spellingShingle Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
Hessler, Juliana de Campos
Leitura
Texto
title_short Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_full Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_fullStr Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_full_unstemmed Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
title_sort Um método para apoio à leitura baseado no uso de uma ferramenta de mineração de texto
author Hessler, Juliana de Campos
author_facet Hessler, Juliana de Campos
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hessler, Juliana de Campos
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Texto
topic Leitura
Texto
description Este artigo apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre leitura e letramento é apresentado no artigo. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5a série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225612
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823127
identifier_str_mv 1679-1916
000823127
url http://hdl.handle.net/10183/225612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n.1 (jan. 2010), [10 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/2/000823127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225612/1/000823127.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9eddc8a0c4477e1dbcdcd217e8ccec29
a56a53bd41e6f40001bff47b18353542
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032183054336