Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205273 |
Resumo: | A ansiedade de leitura refere-se a uma reação emocional negativa em relação ao processo de leitura, que motiva o indivíduo a evitar tais atividades. Até o momento, não existem instrumentos para avaliar esse construto na população infantil brasileira. Este estudo apresenta a adaptação cultural da Reading Anxiety Scale na versão breve, bem como o estudo de suas propriedades psicométricas. A adaptação foi conduzida de forma padronizada: tradução do instrumento para o português brasileiro; síntese das versões traduzidas; avaliação por juízes experts; avaliação do instrumento pelo público alvo; retrotradução; estudo piloto com amostra clínica; elaboração da versão breve; estudo piloto com crianças com desenvolvimento típico; e propriedades psicométricas. A análise fatorial foi utilizada para reduzir o instrumento, e os estudos de consistência interna e validade convergente sugeriram que essa ferramenta possui evidências iniciais de validade para a investigação da ansiedade de leitura na população infantil brasileira. |
id |
UFRGS-2_2bb17b237fbae364f3ce4de7d8aef54f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205273 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Fabiane PuntelPiccolo, Luciane da RosaGiacomoni, Claudia HofheinzSalles, Jerusa Fumagalli deLima, MelinaHaase, Vitor GeraldiZbornik, John2020-02-01T04:13:55Z20200103-166Xhttp://hdl.handle.net/10183/205273001108558A ansiedade de leitura refere-se a uma reação emocional negativa em relação ao processo de leitura, que motiva o indivíduo a evitar tais atividades. Até o momento, não existem instrumentos para avaliar esse construto na população infantil brasileira. Este estudo apresenta a adaptação cultural da Reading Anxiety Scale na versão breve, bem como o estudo de suas propriedades psicométricas. A adaptação foi conduzida de forma padronizada: tradução do instrumento para o português brasileiro; síntese das versões traduzidas; avaliação por juízes experts; avaliação do instrumento pelo público alvo; retrotradução; estudo piloto com amostra clínica; elaboração da versão breve; estudo piloto com crianças com desenvolvimento típico; e propriedades psicométricas. A análise fatorial foi utilizada para reduzir o instrumento, e os estudos de consistência interna e validade convergente sugeriram que essa ferramenta possui evidências iniciais de validade para a investigação da ansiedade de leitura na população infantil brasileira.Reading anxiety refers to a negative emotional reaction to the reading process that causes the individual to avoid activities involving reading. To date, there are no instruments to evaluate this construct validated for Brazilian children. This study presents the cultural adaptation of the short version of the Reading Anxiety Scale and the study of its psychometric properties. The adaptation was conducted following standardized procedures: translation of the instrument into Brazilian Portuguese; synthesis of translated versions; evaluation by expert referees; evaluation of the instrument by the target audience; back-translation; pilot study with a clinical sample; preparation of the Reading Anxiety Scale short version; pilot study with typically developed children and the instrument psychometric properties. Factor analisys was used to reduce the number of items of the original scale. The studies of internal consistency and convergent validity suggest initial evidence of validity for the use of this instrument to investigate reading anxiety in Brazilian children.application/pdfengEstudos de psicologia (Campinas). Vol. 37 (2020), e180169, 13 p.Validade dos testesAvaliacao neuropsicologicaLeituraAnsiedadeAnxietyChildrenNeuropsychological assessmentPerformance anxietyReadingTranslation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short versionTradução e adaptação cultural da versão brasileira da Reading Anxiety reduzida info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108558.pdf.txt001108558.pdf.txtExtracted Texttext/plain47993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205273/2/001108558.pdf.txted93cfdc46ad190d10a2eab38bbd4f65MD52ORIGINAL001108558.pdfTexto completo (inglês)application/pdf560743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205273/1/001108558.pdf19ef5ff01386d3bfa48459f782485bdeMD5110183/2052732021-03-09 04:29:22.782236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:29:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Tradução e adaptação cultural da versão brasileira da Reading Anxiety reduzida |
title |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version |
spellingShingle |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version Basso, Fabiane Puntel Validade dos testes Avaliacao neuropsicologica Leitura Ansiedade Anxiety Children Neuropsychological assessment Performance anxiety Reading |
title_short |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version |
title_full |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version |
title_fullStr |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version |
title_full_unstemmed |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version |
title_sort |
Translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Reading Anxiety Scale : short version |
author |
Basso, Fabiane Puntel |
author_facet |
Basso, Fabiane Puntel Piccolo, Luciane da Rosa Giacomoni, Claudia Hofheinz Salles, Jerusa Fumagalli de Lima, Melina Haase, Vitor Geraldi Zbornik, John |
author_role |
author |
author2 |
Piccolo, Luciane da Rosa Giacomoni, Claudia Hofheinz Salles, Jerusa Fumagalli de Lima, Melina Haase, Vitor Geraldi Zbornik, John |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Fabiane Puntel Piccolo, Luciane da Rosa Giacomoni, Claudia Hofheinz Salles, Jerusa Fumagalli de Lima, Melina Haase, Vitor Geraldi Zbornik, John |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Validade dos testes Avaliacao neuropsicologica Leitura Ansiedade |
topic |
Validade dos testes Avaliacao neuropsicologica Leitura Ansiedade Anxiety Children Neuropsychological assessment Performance anxiety Reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anxiety Children Neuropsychological assessment Performance anxiety Reading |
description |
A ansiedade de leitura refere-se a uma reação emocional negativa em relação ao processo de leitura, que motiva o indivíduo a evitar tais atividades. Até o momento, não existem instrumentos para avaliar esse construto na população infantil brasileira. Este estudo apresenta a adaptação cultural da Reading Anxiety Scale na versão breve, bem como o estudo de suas propriedades psicométricas. A adaptação foi conduzida de forma padronizada: tradução do instrumento para o português brasileiro; síntese das versões traduzidas; avaliação por juízes experts; avaliação do instrumento pelo público alvo; retrotradução; estudo piloto com amostra clínica; elaboração da versão breve; estudo piloto com crianças com desenvolvimento típico; e propriedades psicométricas. A análise fatorial foi utilizada para reduzir o instrumento, e os estudos de consistência interna e validade convergente sugeriram que essa ferramenta possui evidências iniciais de validade para a investigação da ansiedade de leitura na população infantil brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-01T04:13:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205273 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-166X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108558 |
identifier_str_mv |
0103-166X 001108558 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos de psicologia (Campinas). Vol. 37 (2020), e180169, 13 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205273/2/001108558.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205273/1/001108558.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed93cfdc46ad190d10a2eab38bbd4f65 19ef5ff01386d3bfa48459f782485bde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224984906956800 |