Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197941 |
Resumo: | Nesta pesquisa, investiga-se e avalia-se a implementação do Projeto Autores brasileiros, proposto na Escola, consistindo na introdução ao uso de tecnologias básicas em sala de aula, a partir de ações que dialogam com o universo dos autores brasileiros, o livro, leitura e literatura. Pretende-se verificar os resultados, a partir dessa investigação, pela importância da atuação do professor como mediador pedagógico e a inserção do uso da tecnologia na aprendizagem do aluno no ambiente escolar, pois a utilização da tecnologia da informação no âmbito educacional vem auxiliando nas construções e reconstruções do conhecimento. Dessa forma faz-se necessário adequar a prática pedagógica às novas mudanças que acontecem cotidianamente com o uso das tecnologias digitais e aparelhos móveis. A tecnologia inserida segundo estudos, de novas práticas na educação favorece sua melhoria, fazendo com que suas variadas ferramentas e programas proporcionem o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento, tanto dos alunos, como dos professores e de toda a comunidade escolar. |
id |
UFRGS-2_326091d2a3babac38b8ce718319cc944 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197941 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martino, Solange BeatrísAzevedo, Marcelo Alexandre de2019-08-13T02:30:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/197941001098993Nesta pesquisa, investiga-se e avalia-se a implementação do Projeto Autores brasileiros, proposto na Escola, consistindo na introdução ao uso de tecnologias básicas em sala de aula, a partir de ações que dialogam com o universo dos autores brasileiros, o livro, leitura e literatura. Pretende-se verificar os resultados, a partir dessa investigação, pela importância da atuação do professor como mediador pedagógico e a inserção do uso da tecnologia na aprendizagem do aluno no ambiente escolar, pois a utilização da tecnologia da informação no âmbito educacional vem auxiliando nas construções e reconstruções do conhecimento. Dessa forma faz-se necessário adequar a prática pedagógica às novas mudanças que acontecem cotidianamente com o uso das tecnologias digitais e aparelhos móveis. A tecnologia inserida segundo estudos, de novas práticas na educação favorece sua melhoria, fazendo com que suas variadas ferramentas e programas proporcionem o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento, tanto dos alunos, como dos professores e de toda a comunidade escolar.In this research, the implementation of the Brazilian Authors Project, proposed in the School, is investigated and evaluated, and consists of the introduction to the use of basic technologies in the classroom. The results of this research point to the importance of the teacher's role as a pedagogical mediator and the insertion of the use of technology in the student's learning in the school environment, since the use of information technology in the educational sphere has helped in the construction and reconstruction of knowledge. it is necessary to adapt the pedagogical practice to the new changes that happen daily with the use of digital technologies and mobile devices. The technology inserted in education favors its improvement, making its varied tools and programs provide the development and acquisition of knowledge, both of students, teachers and the entire school community.application/pdfporTecnologia virtualAprendizagemSala de aulaMobile technologiesUse of technologiesBrazilian authorsIntrodução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098993.pdf.txt001098993.pdf.txtExtracted Texttext/plain34858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/2/001098993.pdf.txtc3b57dcc047dfc0e9fa248996a41bd6aMD52ORIGINAL001098993.pdfTexto completoapplication/pdf1540838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/1/001098993.pdfb0e6a0c396b087a02e05b9e5addafcbaMD5110183/1979412019-08-14 02:31:28.499341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197941Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-14T05:31:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula |
title |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula |
spellingShingle |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula Martino, Solange Beatrís Tecnologia virtual Aprendizagem Sala de aula Mobile technologies Use of technologies Brazilian authors |
title_short |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula |
title_full |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula |
title_fullStr |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula |
title_sort |
Introdução ao uso da tecnologia básica como ferramenta em sala de aula |
author |
Martino, Solange Beatrís |
author_facet |
Martino, Solange Beatrís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino, Solange Beatrís |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Marcelo Alexandre de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Marcelo Alexandre de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia virtual Aprendizagem Sala de aula |
topic |
Tecnologia virtual Aprendizagem Sala de aula Mobile technologies Use of technologies Brazilian authors |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mobile technologies Use of technologies Brazilian authors |
description |
Nesta pesquisa, investiga-se e avalia-se a implementação do Projeto Autores brasileiros, proposto na Escola, consistindo na introdução ao uso de tecnologias básicas em sala de aula, a partir de ações que dialogam com o universo dos autores brasileiros, o livro, leitura e literatura. Pretende-se verificar os resultados, a partir dessa investigação, pela importância da atuação do professor como mediador pedagógico e a inserção do uso da tecnologia na aprendizagem do aluno no ambiente escolar, pois a utilização da tecnologia da informação no âmbito educacional vem auxiliando nas construções e reconstruções do conhecimento. Dessa forma faz-se necessário adequar a prática pedagógica às novas mudanças que acontecem cotidianamente com o uso das tecnologias digitais e aparelhos móveis. A tecnologia inserida segundo estudos, de novas práticas na educação favorece sua melhoria, fazendo com que suas variadas ferramentas e programas proporcionem o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento, tanto dos alunos, como dos professores e de toda a comunidade escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:30:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197941 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098993 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197941 |
identifier_str_mv |
001098993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/2/001098993.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197941/1/001098993.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3b57dcc047dfc0e9fa248996a41bd6a b0e6a0c396b087a02e05b9e5addafcba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224578264989696 |